Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Indicadores de gestão de projetos

Todo projeto nasce com um objetivo que deve ser alcançado dentro de certo período de tempo, utilizando um orçamento predeterminado e buscando a satisfação das partes interessadas — sejam elas a empresa, o cliente ou o consumidor final. Mas como saber se você está no caminho certo e se essas metas realmente serão atingidas? Pois é aí que entram os indicadores de gestão de projetos!

Como, de acordo com Deming, o que não é medido não é gerenciável, se você não acompanha a efetividade de suas ações, não sabe quando — ou se! — atingirá o objetivo inicial do projeto. Pode ser ainda que você chegue a um produto final completamente diverso daquilo que foi pensado inicialmente. Por isso, entender o que são esses indicadores e como eles contribuem para o acompanhamento de seus projetos com qualidade é simplesmente fundamental. Pronto para vencer mais essa etapa? Então confira:

Afinal de contas, o que são esses tais KPIs?

Do inglês Key Performance Indicators, KPIs são ferramentas de controle que permitem acompanhar com a devida precisão a efetividade da equipe no alcance das metas do projeto. E como bem se sabe, cada meta atingida é um passo a mais em direção à concretização do escopo do projeto, ou seja, um passo a mais rumo ao sucesso.

Para serem efetivos, esses índices devem estar estrategicamente alinhados ao negócio e ao objetivo principal do projeto, permitindo uma avaliação muito mais precisa sobre cada meta, de modo a permitir uma tomada de decisão cada vez mais rápida e assertiva.

Quais são importantes na gestão de projetos?

Cada projeto deve ter seus próprios KPIs, definidos a partir de um consenso entre as partes interessadas. Contudo, existem alguns que estão sempre presentes, revelando a performance da equipe como um todo. Vamos dar uma olhadinha em alguns deles?

Desempenho do cronograma

O atraso em uma das fases do projeto pode comprometer as demais, bem como o time to market do cliente, impactando a qualidade, o orçamento e até mesmo a viabilidade do projeto em si. Dessa maneira, estabelecer um KPI de desempenho para o cronograma é de extrema importância para que a equipe se atente a esse quesito e trabalhe realmente focada no prazo final.

Produtividade da equipe

A partir do momento em que é estabelecido o cronograma do projeto e a EAP é definida, as responsabilidades são distribuídas e cada membro da equipe passa a saber exatamente o que, como e quando deve fazer. Dessa forma, se alguém deixa de cumprir seu papel, todos os demais são impactados, assim como o projeto como um todo. E é por isso que definir um indicador de produtividade para a equipe é de extrema importância.

Execução do orçamento

Um dos objetivos do time de projetos é ficar atento ao orçamento predeterminado, evitando gastos supérfluos, certo? Nesse sentido, é possível determinar um KPI para os custos por fase, mantendo o controle sobre os gastos e a aderência ao que foi planejado.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente está diretamente relacionada ao cumprimento de diversas metas do projeto, que vão desde cronograma, passando por custo e qualidade, até chegar à usabilidade do produto final. Dessa maneira, estabeleça indicadores de satisfação do cliente para cada fase ou entrega do projeto, monitorando reações, feedbacks e satisfação geral com o desempenho da equipe.

Retorno sobre o investimento

Um dos KPIs mais importantes de gestão de projetos é o retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI. Esse índice retrata a rentabilidade do projeto para o cliente e é fator determinante para sua satisfação. Medido ao se subtrair o investimento do respectivo retorno, dividindo esse resultado pelo investimento inicial, chega-se facilmente à conclusão de que quanto maior ele for, maior é a lucratividade do cliente.

Viu como há um KPI para cada etapa do processo e como esse indicador pode realmente ajudar no acompanhamento dos projetos? E você, já faz direitinho o monitoramento dos índices de seus projetos?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: