Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Recursos humanos do projeto: qual a importância de gerenciar?

Que ter um projeto de sucesso exige um trabalho intenso e detalhado, todos já sabem. No entanto, ainda há quem pense que os recursos humanos do projeto devem ser considerados apenas para garantir o cumprimento de prazos, o que é um grande equívoco.

Um bom gerenciamento de RH é essencial para atingir sucesso, uma vez que a qualidade — e a disponibilidade — da equipe designada é determinante para o bom andamento do trabalho e, consequentemente, para a satisfação do cliente.

Para garantir uma execução eficiente, os gestores precisam dispor de conhecimentos e ferramentas específicas, capazes de impulsionar o planejamento e estimular a excelência nos resultados.

Neste artigo vamos explicar qual a importância de um bom gerenciamento de recursos humanos do projeto, como realizá-lo e quais as principais ferramentas para tornar isso possível. Boa leitura!

Qual é a importância dos recursos humanos do projeto?

A preocupação com os funcionários é bastante defendida no ambiente corporativo contemporâneo: somente ao zelar pela integridade e pela eficiência dos integrantes da empresa, fornecendo recursos e estímulos para a execução de excelência no dia a dia, é possível extrair resultados mais consistentes e expressivos.

Na prática, os recursos humanos de cada projeto precisam estar totalmente alinhados às expectativas do trabalho. Não adianta designar equipes antes de examinar, com coerência e cautela, quais são as habilidades requeridas para o trabalho e qual é a disponibilidade do time — principalmente para o caso de projetos simultâneos.

Além disso, é preciso garantir que os colaboradores alocados no projeto estejam inteirados e preparados para oferecer contribuições relevantes ao trabalho. Quanto mais consciente, engajada e organizada está a equipe, mais eficaz será o processo de execução e o projeto será melhor concluído.

Pensando que os recursos humanos do projeto são essenciais na composição de um bom plano de gerenciamento e, por isso, devem ser estudados, trazemos a seguir os principais passos a serem considerados no gerenciamento de sua equipe. Acompanhe:

Quais são os processos essenciais do gerenciamento de equipe?

Saber a importância do gerenciamento de equipe é o primeiro passo para obter melhores resultados. No entanto, como realizar esse trabalho da melhor forma possível?

É preciso, em primeiro lugar, estabelecer procedimentos e padrões comuns. O planejamento constitui uma arma poderosa para assegurar o alinhamento do time e a resposta às demandas.

Lembre-se: sem diretrizes claras e bem estabelecidas, a equipe terá menos chances de executar o projeto com eficiência. A partir daí, certifique-se de tornar a aplicação dos processos uma prioridade!

Confira as principais tarefas de um bom gerenciador de recursos humanos:

Mobilizar o time

A mobilização da equipe, ou melhor, o estímulo e engajamento dos colaboradores alocados no projeto, é imprescindível para garantir que tudo corra conforme o planejado — assegurando a produtividade e maximizando os resultados.

Por isso, na tarefa de selecionar e preparar o time, é fundamental que os perfis e as competências sejam analisados. Observe bem o perfil de cada funcionário e conheça seus pontos fortes e dificuldades.

Após a escolha e configuração dos funcionários desejados, é necessário verificar a disponibilidade de cada um para o projeto e então fixar o cronograma de execução.

E lembre-se: mobilizar o time também perpassa por tarefas de liderança. Afinal, não basta atribuir tarefas e aguardar a finalização — é preciso acompanhar, com comprometimento e empatia, cada etapa do trabalho. Isso quer dizer estar disponível para ouvir a equipe, delegar tarefas e reorganizar o seu time, caso seja necessário.

Desenvolver os colaboradores (individual e coletivamente)

Antes de começar um projeto, certifique-se de que todo o time está a par do que será realizado. Uma equipe afinada é, sem dúvida, composta por indivíduos bem preparados e continuamente atualizados para o desempenho de suas funções. Para isso, acompanhe o trabalho de perto, perceba as dificuldades individuais e coletivas, e trabalhe-as com os funcionários.

O desenvolvimento de habilidades, assim como o contato com novos métodos e tecnologias, é crucial para que os resultados do projeto sejam os melhores possíveis. Dessa forma, certifique-se de jamais negligenciar a importância de manter um time coeso e antenado às novidades do mercado, capaz de corresponder às demandas da competitividade.

Você pode fazer isso marcando reuniões de formação e atualização periódicas, além de manter um clima de trabalho em equipe motivado, em que as pessoas confiem em você e umas nas outras para fazer perguntas e sugestões, sem se sentirem intimidadas ou desvalorizadas.

Gerenciar as equipes

Por fim, lidere os times alocados com transparência, assertividade e coesão. Seja um exemplo para os seus colaboradores, demonstrando a eles o tipo de trabalho que espera. Afinal, ninguém leva a sério um chefe que exige pontualidade mas chega atrasado todos os dias, certo?

Não esqueça de sempre fornecer feedbacks, auxiliar nas dificuldades e reconhecer o bom trabalho de sua equipe, sempre prezando pela boa comunicação. Com essas dicas, você manterá sua equipe mais motivada e empenhada nas atividades previstas.

Quais são as principais ferramentas para a gestão de recursos humanos do projeto?

Para auxiliar na missão de maximizar a competitividade e garantir a qualidade da entrega, os gestores têm à disposição algumas ferramentas estratégicas que contribuem para o planejamento e monitoramento do projeto, independentemente de sua natureza ou finalidade.

A partir de um software voltado ao gerenciamento de projetos, por exemplo, é possível visualizar as demandas e, assim, endereçar os recursos para as equipes de forma planejada.

Vale a pena também centralizar informações e manter um armazenamento consistente de dados. Assim, os gestores têm mais segurança para acompanhar os resultados e certificar o bom andamento da execução — podendo ajustar procedimentos que se mostrem aquém das expectativas.

Ter um sistema para unificar e organizar as pautas de uma demanda específica também pode contribuir enormemente para a qualidade do trabalho — e isso vale também, é claro, para o gerenciamento de recursos humanos.

Dessa forma, não hesite em investir em tecnologias que possam te ajudar na organização e otimizar seu tempo. Assim, você fica livre para o trabalho mais importante que é estar próximo de sua equipe e acompanhar seu trabalho, sendo um bom gestor de recursos humanos do projeto.

Quer saber de que forma é possível alavancar os resultados do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a atingir seus objetivos corporativos!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: