Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

O que de fato faz um gerente de projetos?

Você sabe o que faz um gerente de projetos? Essa é uma carreira que ganhou força nos últimos anos e que atualmente atrai muitas pessoas. Os projetos corporativos passaram a ocupar um papel de destaque no ambiente de trabalho, consequentemente, os profissionais dessa área começaram a ter um papel-chave para o sucesso das corporações.

Mas para se tornar um bom gestor, é crucial compreender o que faz um gerente de projetos e quais as habilidades necessárias para ter sucesso nessa carreira. Confira quais são abaixo!

O que faz um gerente de projetos?

Esse profissional é responsável por todas as rotinas de um projeto. Ele executa o planejamento de cada etapa e define as metas e os objetivos a serem alcançados. Também cabe a esse profissional avaliar qual a melhor metodologia para o perfil do projeto, melhorando as rotinas da companhia.

A gerência de um projeto também passa pela gestão de prazos e pela análise contínua da performance dos times. O gerente de projetos deve regularmente avaliar quais são as métricas que não são atingidas, os gargalos operacionais existentes e os demais fatores que influenciam na performance da equipe. Assim, eles serão corrigidos da melhor forma possível.

Para resumir, as atividades de um gerente de projetos podem ser exemplificadas em quatro tópicos.

  1. Planejamento de cada etapa com todos os envolvidos.
  2. Gerenciamento das atividades de todos os times.
  3. Verificação dos resultados de cada etapa.
  4. Execução de mudanças quando erros são encontrados.

Qual a formação esperada de um gerente de projetos?

A formação de um gerente de projetos é conhecida pelo seu caráter multidisciplinar. Quem atua nessa área tem conhecimentos em múltiplos setores, como em gestão de pessoas e em metodologias de trabalho.

Esse é um cargo que muitas vezes é assumido por profissionais de várias áreas. Mas em alguns casos, o gerente pode adotar uma formação acadêmica específica, atingindo assim cargos como o de gerente de portfólio e o de gerente de escritório de projetos (também conhecido como PMO).

A importância das certificações para o gerente de projetos

Uma das formas de saber o que faz um gerente de projetos a fundo é conhecer as diferentes estratégias de atuação desse profissional. E parte dessa tarefa pode ser executada com o apoio de cursos, ainda que online, ou com a leitura de documentações sobre a área que são divulgadas por órgãos do mercado.

Mas para transformar esse conhecimento em um fator realmente capaz de atrair novas vagas, o gerente de projetos deve investir nas certificações. Emitidas por órgãos reguladores, elas atestam a capacidade que uma pessoa tem de atuar conforme as regras de uma determinada metodologia ou de um padrão de gestão.

Em outras palavras, a certificação serve de instrumento de validação para as habilidades de um profissional. Elas devem ser obtidas mesmo nos casos de profissionais com graduação ou pós-graduação na área, uma vez que reforçam os conhecimentos de um profissional de gestão durante as contratações.

Quais as habilidades de um gerente de projetos?

Agora que você sabe o que faz um gerente de projetos, vamos focar nas habilidades de um bom profissional da área. Elas são cruciais para que as pessoas que atuam no meio tenham uma carreira de sucesso e possam enfrentar menos problemas no seu dia a dia. Veja as principais abaixo!

Soft skills

As soft skills são fundamentais para o gerente. Elas envolvem um conjunto de habilidades de comunicação que auxiliam o profissional a manter um bom diálogo com todos aqueles que estão diretamente ou indiretamente envolvidos com o seu trabalho. Dessa forma, negociações se tornam mais simples e passam a ter sempre o objetivo esperado por todos.

É importante, portanto, que o gerente trabalhe sempre as suas soft skills.
Sendo um profissional que atua ao lado de pessoas de várias áreas diretamente, ele deve estar preparado para lidar com os desafios diários de um grande projeto corporativo. Assim, do planejamento ao alinhamento de metas, todas as etapas trarão melhores resultados.

Liderança

Poucos profissionais de gestão são realmente líderes. E trabalhar esse aspecto da formação de uma pessoa é um ponto-chave, pois a liderança é fundamental para que os times fiquem motivados e consigam atingir os seus objetivos.

O líder é aquele profissional que consegue motivar, de maneira natural, a sua equipe a atingir os resultados esperados. Ele conhece as pessoas que trabalham ao seu lado, sabe como organizá-las no ambiente corporativo e distribui as rotinas da melhor forma possível.

Também é um ótimo líder o gerente que sabe aplicar bons feedbacks e manter o time em alta. Assim, o ambiente de trabalho sempre terá o clima necessário para que todos possam atingir as suas metas.

Organização

O sucesso de muitos projetos depende da sua organização. Quando os profissionais responsáveis pela gestão cometem erros nessa área, atrasos e quedas de performance podem ser frequentes. E em alguns casos, eles podem prejudicar o projeto por completo.

Portanto, sempre tenha uma boa organização. Mantenha um controle rígido sobre os principais fatores que afetam o sucesso do projeto, como:

  • a evolução do escopo;
  • os custos;
  • os prazos;
  • os níveis de produtividade;
  • as datas de reuniões;
  • as metas e objetivos de cada etapa.

Com atenção a tais fatores, a empresa pode evitar problemas e garantir um maior desempenho no dia a dia. Além disso, o trabalho do gerente de projetos terá um nível de qualidade muito maior.

Em muitos casos, o gestor utiliza um software de gestão de projetos para executar um trabalho de forma ágil e segura. Com ele, o time terá um ambiente centralizado para monitorar as suas atividades e, com isso, vai reduzir erros ou as chances de algo não sair como o esperado. Dessa forma, os resultados atingidos pela equipe ao término de cada etapa sempre serão os melhores possíveis.

Sabendo o que faz um gerente de projetos e as suas habilidades, é mais fácil moldar as suas aptidões conforme aquilo que é exigido pelo mercado. Dessa forma, o profissional sempre terá acesso às melhores oportunidades da sua área.

Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe o que faz um gerente de projetos e as suas habilidades básicas, que tal compartilhar este post com os seus contatos nas redes sociais?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: