Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como consolidar um planejamento estratégico de projeto? Saiba aqui!

Como consolidar um planejamento estratégico de projeto? No dia a dia do gestor, muitos desafios podem surgir. E saber como criar uma estrutura de rotinas e etapas bem direcionadas é um dos passos básicos para evitar que um risco afete a qualidade dos resultados obtidos.

Justamente por isso que muitos gestores ficam atentos à importância do planejamento estratégico de projeto. Crucial para mitigar riscos e melhorar a estrutura operacional de cada etapa, ele otimiza rotinas e coloca os times em uma posição única, em que as metas e prazos são fáceis de serem alcançados. Quer saber como isso é feito? Continue a leitura!

Qual a importância do planejamento estratégico de projeto?

O planejamento estratégico do projeto é um conjunto de processos e rotinas que envolvem a tomada de decisões para criar um fluxo de trabalho mais ágil e seguro. Por meio dessa abordagem, cada time passa a ter objetivos mais claros, um planejamento mais robusto e menos intuitivo.

Em outras palavras, o planejamento estratégico do projeto permite aos profissionais envolvidos na iniciativa criar uma rotina de trabalho mais eficaz e com menos erros. As ferramentas escolhidas poderão ser mais aproveitadas e os riscos cairão. Ao mesmo tempo, a motivação e o engajamento serão ampliados, reduzindo as chances de qualquer objetivo não ser alcançado.

Como consequência, a empresa pode se preparar para lidar com os desafios do mercado atual com muito mais segurança. O atendimento às demandas de clientes e parceiros comerciais será feito com mais qualidade e permitirá que todos trabalhem em um ambiente mais integrado e com menos erros.

Quais os três níveis do planejamento estratégico de um projeto?

O planejamento estratégico é estruturado a partir de três bases. Elas permitem ao gestor ter uma visão abrangente sobre os pontos da iniciativa e tudo o que pode ser feito para atingir um melhor resultado a médio e longo prazo. Veja, abaixo, quais são as três bases!

Planejamento estratégico de negócio

Esse nível trabalha focado no reforço do potencial competitivo da empresa a longo prazo. Isso envolve uma avaliação do mercado em que ela se encontra, o que pode ser feito para atingir os pontos fracos de concorrentes e quais as melhores maneiras de criar oportunidades de vendas.

Planejamento estratégico operacional

Nesse nível, o gestor trabalhará para que todas as operações e rotinas sejam feitas com o máximo de qualidade possível — seja por metodologias de gestão, seja por treinamento de profissionais, seja pela definição de um novo fluxo de trabalho.

Planejamento estratégico funcional

Essa base trabalha com o olhar voltado para a parte interna da empresa. O planejamento estratégico funcional é, portanto, uma forma de adequar rotinas aos padrões do mercado, evitando riscos e integrando times.

Ao integrar essas etapas, o gestor de projetos pode diminuir riscos, gerar mais qualidade e inovação. As equipes terão rotinas com mais agilidade e custos baixos. Assim, a empresa poderá manter-se aderente a prazos, com um fluxo de trabalho de alta produtividade e livre de falhas.

Como fazer um planejamento mais eficaz?

O planejamento estratégico do projeto deve envolver vários pontos. Em conjunto, eles criarão mais qualidade e performance para todas as atividades. Veja algumas dicas para aprimorar essa rotina abaixo!

Diminua os riscos

A diminuição de riscos é um ponto-chave para que a rotina de qualquer projeto tenha mais qualidade. Portanto, trabalhe lado a lado com todos para identificar quais são os principais problemas que podem afetar a qualidade do trabalho executado por times em todas as etapas do seu projeto.

Faça uma análise abrangente. Uma vez que problemas sejam encontrados, crie medidas preventivas e treine os profissionais para aplicá-las sempre que for necessário.

Também estruture processos para identificar e mitigar os problemas. Dessa forma, ainda que falhas ocorram, o seu impacto será o menor possível.

Trabalhe para tornar o projeto mais rentável

A rentabilidade do projeto deve ser buscada a todo momento. E uma forma de atingir esse objetivo é alinhando estratégias e expectativas entre todos, garantindo um produto final de alto valor agregado. Isso diminuirá os riscos e, com isso, a companhia poderá colocar os seus times para trabalharem com um direcionamento mais inteligente e conectado com as reais necessidades dos usuários.

Portanto, crie um canal de comunicação ativo com o cliente. Identifique as suas demandas, os seus problemas, busque soluções e pontos em comum. Trabalhe, em outras palavras, para criar uma estratégia apoiada por todos, em que cada um dos times possa integrar meios voltados para atingir os seus objetivos, encontrar boas soluções e ter um fluxo de trabalho mais integrado e com maior capacidade de agregar valor ao produto final.

Melhore sempre os processos e as políticas operacionais

A otimização de processos também deve estar no centro das estratégias de planejamento de projetos. Identificando erros e práticas que possam ser reaplicadas, o gestor consegue maximizar a qualidade do trabalho de seus times e, em longo prazo, evitar continuamente os riscos de o projeto dar errado.

Uma outra forma de conseguir otimizar rotinas, mais simples do que a análise de todos os resultados de um projeto, é investindo no uso de indicadores. Eles criam uma visão abrangente sobre tudo o que impacta na qualidade do projeto e pode gerar prejuízos, como erros frequentes, baixa produtividade e demais gargalos operacionais. Assim, o gestor consegue rastrear o que deve ser melhorado com mais qualidade e aplicar correções precisas.

O planejamento estratégico do projeto é, portanto, um passo-chave para que a empresa possa criar iniciativas cada vez mais inteligentes e inovadoras. Com uma rotina de trabalho sem erros e riscos, a taxa de produtividade cresce e a aderência a prazos é mantida em níveis elevados.

Ao mesmo tempo, a empresa terá mais mecanismos para gerenciar corretamente expectativas, alocar adequadamente os seus recursos e diminuir riscos. Dessa forma, o planejamento estratégico de projeto servirá como base para que todos possam trabalhar com uma rotina de alta performance, voltada para as demandas dos usuários e a maximização da rentabilidade da iniciativa.

O que você faria para maximizar a rentabilidade dos seus projetos e ter um planejamento estratégico? Compartilhe nos comentários!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: