Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Afinal, por que contar com a gestão de pessoas em projetos?

As novas relações de trabalho e toda a mudança comportamental vivenciada pelas indústrias nos últimos anos têm exigido a criação de um novo modelo de gestão de pessoas em projetos.

Pode parecer longe demais, mas a realidade é de urgência. As pessoas são vistas como peças fundamentais nas organizações, pois são capazes de influenciar diretamente o índice de sucesso nos projetos e conduzir o gerenciamento para um lugar de destaque.

Apesar disso, ainda é comum encontrar gestores despreparados para lidar com tais aspectos, atraindo resultados negativos ao tentar colocar um planejamento em prática.

Neste post, vamos mostrar as principais razões para que você dê mais atenção a esse tipo de investimento. Afinal, a gestão pode ser o seu melhor aliado na hora de manter o cronograma em dia. Acompanhe!

A importância da gestão de pessoas em projetos

Não há dúvidas de que o talento humano já é visto como um dos maiores fatores de competitividade nas empresas, se não o maior. Essa transformação em escala mundial abre caminho para a renovação do modelo de gestão, exigindo um tratamento diferenciado das pessoas, como recursos necessários em ambientes de projetos.

A gestão de pessoas em projetos busca acrescentar produtividade às relações entre o capital e o trabalho, reduzindo conflitos e favorecendo o clima organizacional. A mão de obra humana equivale a conhecimentos, competências e habilidades, ajudando a estabelecer os principais fundamentos na construção de um projeto.

Para quem tem dúvidas sobre o conceito dessa administração, basta pensar que se trata de um resgate do papel do ser humano no ambiente de trabalho, focando na valorização que traz benefícios para ambos os lados.

É ao analisar a gestão por esse aspecto que, hoje, podemos observar as organizações adotarem esse modelo de gerenciamento e saírem à frente. Quando o gestor dessa área passa a gerir sua equipe com um olhar nesse prisma, todo o trabalho desenvolvido passa a ser acompanhado mais de perto, assim como os índices de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

As vantagens da gestão de pessoas em projetos

Dentre os benefícios desse tipo de gestão, podemos citar:

  • capacitação interna;
  • valorização do feedback;
  • monitoramento da produtividade;
  • acompanhamento pessoal efetivo;
  • adequação das pessoas ao projeto;
  • maior importância no cumprimento das metas;
  • aumento do percentual de cumprimento das atividades;
  • evolução do profissional no desenvolvimento das tarefas;
  • promoção de uma cultura de incentivo e reconhecimento do esforço.

Como implementar a gestão de pessoas em projetos

Saiba gerenciar conflitos

Um gerente de projetos preocupado com a gestão de pessoas deve desenvolver habilidades que o possibilitem tratar os conflitos de forma independente. Um cronograma pode se tornar muito apertado quando os confrontos não são bem resolvidos, comprometendo a qualidade do serviço em geral.

Em vez de tomar partido de alguém, coloque o objetivo do esboço acima de tudo, buscando um consenso de forma equilibrada, rápida e conciliatória. A boa gestão de conflitos é uma chave para quem quer fugir dos problemas pessoais entre as etapas do trabalho, reduzindo a margem de erro.

Prepare as pessoas para mudanças

Uma equipe responsável pelo desenvolvimento de um projeto precisa estar, mais do que nunca, preparada para mudanças. Um planejamento não passa de uma intervenção organizada que visa adequar processos e produtos da organização para o mercado.

Nessa linha, trata-se de um trabalho que requer a necessidade de adaptação, seja nas mudanças do próprio mercado, ou na solicitação do cliente, prazos perto de vencer e em toda a grande ocorrência de imprevistos que podem fazer com que uma equipe despreparada chegue a surtar.

O gerenciamento de projetos inclui o cuidado com os aspectos humanos e emocionais em ambiente de mudança organizacional, sendo fundamental para tempos de prosperidade e crise. É esse tipo de cuidado que auxilia no alcance dos resultados esperados. Portanto, teste o seu time e tente manter sua equipe engajada e pronta para transformações.

Lidere para tornar cada pessoa mais bem-sucedida do que você

Em diversos segmentos, muitos gestores se sentem ameaçados por pessoas mais inteligentes e preparadas. Em vez de abraçar os talentos da equipe, esse tipo de administrador perde tempo ao não delegar tarefas e extrair o melhor da própria equipe.

Se você tem um funcionário em ascensão por perto, ajude-o a dar o próximo passo. Dê a ele um pouco de autonomia e oportunidades para que ele possa assumir a liderança no momento certo.

O desenvolvimento perfeito de um projeto depende de pessoas trabalhando bem e em prol do mesmo objetivo. Se a sua equipe for bem sucedida, você também será.

Não perca tempo rastreando os funcionários e cobrando com pressão. Passe a informação com clareza, atribua a responsabilidade, dê liberdade e colha o resultado dentro do prazo estipulado.

Se houver algum problema, analise junto com o colaborador, buscando a solução de forma integrada.

Priorize o alinhamento das partes interessadas

Certifique-se de que todos entendam para onde se está caminhando e por quê. Toda a equipe do projeto precisa ter a plena certeza de quais são os marcos do esboço e as metas do programa. Isso vale tanto para a sua equipe, quanto para o cliente, consultores, contratados, gerentes de projeto etc.

Não se trata apenas de todas as partes interessadas entenderem seus papéis, mas estar em sincronia com a visão, cronogramas e objetivos.

Quando os membros da equipe não se sentem envolvidos nas etapas do que está sendo realizado, a tendência é que sejam cada vez menos produtivos. Eles sentem como se o navio estivesse sem rumo, sem destino à vista, ou que suas contribuições são limitadas ou sem impacto.

Esteja à frente das mudanças e busque conduzir todas as reuniões com cuidado, fazendo atribuições assertivas e inclusivas.

Como você deve ter percebido, quando o ser humano é o recurso de maior valor dentro de uma empresa e de um projeto, a motivação e o entrosamento fazem parte do sucesso dessa área. Portanto, não deixe esse assunto passar batido. Pelo contrário, transforme suas operações em uma rotina mais eficiente e um ambiente de trabalho favorável para a produtividade e qualidade dos processos.

Se você gostou de saber mais sobre a gestão de pessoas em projetos, compartilhe este post em suas redes sociais!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: