Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Quais as vantagens da padronização na criação de projetos?

A execução de projetos no ambiente corporativo tem ganhado destaque na rotina de empresas — e investir na padronização da criação de projetos passou a ser uma das principais estratégias para que negócios consigam atingir bons resultados em todas as suas iniciativas.

A padronização na criação de projetos pode ser vista como a definição de políticas, estratégias e rotinas de maneira clara e objetiva. Geralmente registrada em uma documentação própria, o padrão dos projetos deve ser conhecido por todos, evitando erros e conflitos em todas as etapas.

Além disso, também pode contar com o apoio de softwares de gestão de projetos e metodologias de gerenciamento voltadas para o ambiente corporativo. Assim, o negócio pode garantir um padrão mínimo de qualidade para as suas atividades.

Com projetos padronizados em todas as suas etapas, a companhia terá uma série de benefícios a médio e longo prazo. Quer saber quais são e como afetam os seus resultados? Então, veja a nossa lista abaixo!

Manutenção de uma qualidade linear em todas as rotinas

A adoção da padronização na criação de projetos dá um nível de qualidade contínuo em todos os setores da empresa. Dos times de TI aos processos de gestão, todos conseguirão atuar com mais qualidade e agilidade. Além disso, o atendimento a demandas de clientes será feito de maneira mais inovadora e contando com um direcionamento preciso.

Com alto nível de qualidade, o negócio se torna muito mais competitivo. A empresa não terá problemas para garantir a seus clientes a capacidade de atender às suas demandas e, assim, gerar mais receitas.

Aumento dos níveis de produtividade

Os níveis de produtividade influenciam e são influenciados por vários fatores de um projeto. Erros na execução de rotinas, conflitos e equipamentos mal direcionados, por exemplo, são algumas das variáveis que podem impactar o sucesso de cada etapa — e dessa forma a produtividade cairá, gerando atrasos e maiores custos.

Por outro lado, a padronização na criação de projetos pode auxiliar o negócio a ter mais sucesso nas suas iniciativas. Quando são padronizadas desde o início do projeto, fica mais fácil para gestores e times avaliarem a melhor forma de executar as suas rotinas, uma vez que as orientações serão bem estruturadas.

E se os processos são bem planejados, a produtividade de todos será muito maior, gerando melhores resultados em todas as etapas.

Aderência a prazos

Em todos os projetos os prazos têm um grande impacto nos resultados atingidos pelos profissionais. O gestor deve estar atento para que nenhum time tenha gargalos no seu dia a dia, que possam impactar sua produtividade e sua capacidade de atingir os resultados esperados. Com isso, a empresa pode reduzir multas e ter sempre as demandas de clientes e parceiros comerciais atendidas dentro do período esperado.

Nesse sentido, a padronização na criação de projetos impactará diretamente o nível de atrasos que ocorrem em um projeto. Quando as rotinas são organizadas de forma clara e objetiva, o planejamento de cada time se torna mais preciso. Assim, com todos alinhados, os fluxos de trabalho serão contínuos.

Facilidade em integrar times

A integração de times é um fator-chave para o sucesso de projetos. Quando todos os profissionais atuam lado a lado, a resolução de demandas e problemas se torna mais rápida e precisa. Além disso, conflitos e gargalos aparecerão com uma frequência muito menor.

O investimento na padronização da criação de projetos auxilia o negócio a ter times com uma rotina de trabalho unificada. Como todos saberão o que deve ser feito e quais são as fórmulas de trabalho necessárias para atingir os objetivos esperados, fica muito mais fácil definir uma estratégia de ação em que todos atuam de modo integrado para solucionar os principais desafios da empresa.

Se o negócio escolher uma metodologia de trabalho que estimula a integração, por exemplo, a padronização será ainda mais facilmente atingida. A companhia terá uma orientação mais precisa sobre o que pode ser feito para atingir os resultados esperados e, com isso, eliminar as chances de algo dar errado.

Maior capacidade de conseguir certificações

As certificações são documentos dados a empresas que executam as suas rotinas a partir de determinados padrões. Podem atestar a capacidade de o negócio seguir normas de segurança, ter um padrão mínimo de qualidade exigido pela sua área ou mesmo atuar conforme uma metodologia de gestão de projetos.

Quando o empreendimento envolve a padronização na criação de projetos, torna-se mais fácil obter certificações de qualidade. A empresa terá todas as suas rotinas executadas conforme um padrão mínimo de qualidade, sempre seguindo uma série de estratégias. E ao validar as suas rotinas de acordo com padrões de qualidade, a empresa se tornar mais competitiva e capaz de atrair um maior número de oportunidades comerciais.

Redução de custos

Projetos corporativos podem ter custos elevados — e isso ocorre especialmente quando erros se tornam frequentes e não há um bom controle sobre a qualidade das rotinas da companhia.

Mas com a padronização na criação dos projetos, a companhia pode evitar esse tipo de situação. Sempre será mais fácil orientar os profissionais a executar as atividades da forma esperada, evitando desperdícios.

Isso prevenirá erros e diminuirá a necessidade de refazer algo em função da entrega de um produto com baixa qualidade. E, como as rotinas serão melhor direcionadas, o uso de recursos será muito mais inteligente. Assim, a companhia pode eliminar todos os gastos que prejudicam as suas receitas e ter mais verbas para aplicar em outros investimentos estratégicos.

Quando feita desde o início, a padronização na criação de projetos é um ponto chave para que o negócio possa atingir os resultados esperados em cada etapa. Os times terão rotinas com melhor estrutura e orientações claras sobre o que deve ser feito. Dessa forma, atrasos serão menos frequentes, o nível de produtividade mais elevado e o de inovação muito maior.

Gostou do nosso post e quer receber outras dicas para tornar a sua gestão de projetos cada vez mais eficaz? Então, assine já a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: