Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

O que é design thinking e o que ele tem a ver com gestão de projetos?

Quando nos deparamos com a palavra “design” logo a relacionamos com criar objetos elegantes ou embelezar o mundo ao nosso redor. Mas ao contrário do que parece ser, o design vai além de criar coisas belas. Em 2009 um novo conceito foi compartilhado ao mundo – o conceito do design thinking. Mas, o que é design thinking e o que ele tem a ver com gestão de projetos?

Como surgiu o design thinking

O termo design thinking foi assumido e divulgado a partir de 2003 por uma das empresas mais criativas do mundo, a IDEO, o fundador do grupo, David Kelley disse que a metodologia que sua empresa usava para a resolução dos problemas complexos dos seus clientes poderia ser chamada dessa forma. Mais tarde, Tim Brown, CEO da Ideo ficou famoso por compartilhar com o mundo as ideias que levaram a IDEO a ser uma das empresas mais inovadoras do mundo.

O que é design thinking?

Tim Brown escreveu: “Design thinking é uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do designer para suprir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível, e recorre ao que uma estratégia de negócios viável pode converter em valor para o cliente e oportunidade de mercado”.

O design thinking foi se transformando em uma “ciência” de resolução de problemas. Ele se beneficia da capacidade que todos nós temos, mas que são negligenciadas por práticas mais convencionais de resoluções de problemas.

Design thinking e a gestão de projetos

Em um mundo cada vez mais competitivo é necessário se diferenciar, e hoje o que diferencia empresas bem sucedidas de empresas não tão bem sucedidas é a capacidade de inovar. As organizações que já entenderam isso vêm buscando ferramentas para melhorarem seus processos e suas estratégias e o design thinking auxilia na valorização da inovação para solucionar possíveis problemas. Você deve estar pensando: “tudo bem, mas o que isso tem a ver com gestão de projetos?”

Criatividade e inovação devem fazer parte das competências comportamentais de um gerente de projetos, contudo sabemos que existem limitações que travam a inovação de um projeto. Gerentes de projetos trabalham muito com o controle, a razão, o pensamento analítico, o design thinking ajuda a estimular a nossa capacidade de ser intuitivo, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham significado emocional além do funcional.

Não estou sugerindo que as boas práticas do guia PMBOK sejam negligenciadas a favor da aplicação das técnicas do design thinking, mas sim que haja uma flexibilização em ambas as metodologias.

O Project Model Canvas, metodologia desenvolvida pelo professor José Finocchio Jr, está aí para provar que é possível combinar conceitos de gerenciamento de projetos, neurociência e design thinking para simplificar a elaboração do Plano de Projeto.

Gostou do artigo? Então compartilhe!

CTA-guia-definitivo-model-canvas2

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: