Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Agile Team: quais as funções do Product Owner em métodos ágeis?

Como o Product Owner exerce a função de proprietário do produto, tem como responsabilidade expressar uma visão clara daquilo que deseja construir, transmitindo-a de maneira simples e objetiva para a equipe do Agile Team do Scrum. Pode-se dizer, portanto, que o Product Owner é uma das partes mais interessadas de um projeto.

Basicamente, a chave para o sucesso no desenvolvimento ágil de um software: a capacidade de direcionar os esforços da equipe de maneira eficiente com foco no resultado, fazendo as entregas conforme as especificações acordadas. Por essas e outras, o proprietário do produto deve possuir sólida compreensão dos usuários, do mercado, da concorrência, das tendências e do tipo de sistema que está sendo desenvolvido.

E por mais que tudo isso possa variar caso a equipe esteja desenvolvendo um software para uso interno e não um software comercial, por exemplo, o importante é que a pessoa no papel de dono produto deve ter uma visão consistente do que será desenvolvido. Quer saber mais sobre as competências, funções e responsabilidades do Product Owner? Então continue acompanhando: 

O Product Owner nos métodos ágeis

Então, de uma vez por todas, qual é o papel do Product Owner? Podemos dizer que a postura do proprietário do produto é de colaborar com a equipe continuamente, sempre incentivando a formação de um ambiente colaborativo, orientando e direcionando o Agile Team. Esse profissional pode, por exemplo, apostar na gestão ativa da carteira de produtos, respondendo às perguntas que surgirem, fornecendo feedback e expondo os resultados do trabalho.
De maneira ilustrativa, pode-se dizer que o Product Owner é aquele que fica no banco do motorista, dirigindo, conduzindo o carro para o rumo certo. É ele quem determina o que deve ser feito e quando o software deve ser enviado, enquanto a equipe decide quanto trabalho pode ter em um sprint e como as tarefas serão efetivamente realizadas.

As características do Product Owner

Dentre as características que podem ser destacadas para o desempenho de um bom papel de Product Owner, podemos citar uma decisiva, que se resume a poder. O Product Owner deve ter autonomia e autoridade para conseguir desempenhar um bom resultado.

De fato, a maioria dos projetos com Product Owners de autoridade frágil, sem efetivo poder na organização, certamente terão que arcar com uma performance inferior, com os projetos tendendo a nunca chegar à sua velocidade máxima. E essa performance fraca prejudica principalmente o quesito produtividade, consequentemente causando impactos negativos no cronograma. Aqui separamos dicas de como ser um líder melhor

Além da questão da autoridade, podemos dizer que existem três características fundamentais para um bom Product Ower, que se resumem a possuir e expressar profunda compreensão sobre as necessidades dos clientes, exercer gestão ativa das partes interessadas e gozar de conhecimento básico de como o software é desenvolvido e implantado. Que tal ver com mais detalhe uma a uma?

Compreensão das necessidades dos clientes

Compreender completamente as necessidades dos clientes para conseguir enxergar como o produto final satisfará essas demandas permite que o Product Owner descreva, priorize e comunique o que é realmente importante ao Scrum Team, estando apto a responder a todas as perguntas relacionadas. O proprietário do produto deve expressar o que fornece valor agregado a partir da perspectiva do cliente e concentrar os esforços de desenvolvimento em direção ao fornecimento desse valor.

Gestão ativa das partes interessadas

A gestão proativa dos stakeholders é particularmente importante em grandes empresas, em que as partes interessadas incluem não somente os clientes, mas também funções internas (como o apoio à produção, aos serviços ou às vendas). Isso obriga o Product Owner a levar em conta e saber priorizar os diversos interesses desde o início, de preferência envolvendo os interessados. Essa gestão ativa é fundamental para garantir que o produto seja entregue de acordo com as necessidades identificadas.

Conhecimento básico do software

Conhecer, nem que seja por alto, como o software é desenvolvido, torna a comunicação do Product Owner com a equipe muito mais simples. Esse tipo de conhecimento auxilia os proprietários de produtos a compreenderem melhor a dinâmica de trabalho do Agile Team e como os métodos ágeis são importantes para sustentar a alta velocidade de interações.

Esse conjunto de habilidades gerais implica dizer que, idealmente, o Product Owner seria um profissional híbrido, capaz de olhar para fora, entendendo as necessidades do cliente final, e ao mesmo tempo olhar para dentro, observando os processos internos para gerar valor ao produto que será futuramente utilizado pelo cliente.
É importante dizer que, embora o Product Owner priorize aquilo que deve ser feito (durante a reunião de planejamento do sprint), a equipe de desenvolvimento seleciona a quantidade de trabalho que acredita ser capaz de realizar durante cada sprint e também quantos sprints serão necessários até completar o ciclo total. Assim, o Product Owner motiva a equipe com um objetivo claro. A premissa é de que os membros do Agile Team sabem melhor do que efetivamente são capazes, de forma a selecionarem por si mesmos o que deve ser realizado.

Os melhores Product Owners também mostram uma postura de elevado compromisso, fazendo absolutamente tudo o que for necessário para desenvolver o melhor produto possível. E isso significa dizer que costumam engajar ativamente os demais componentes do Agile Team.

Conhecer bem o negócio também é importante para o Product Owner, afinal, ele será o responsável por tomar as decisões sobre as características que o produto terá. O Product Owner ágil precisa conhecer bem o nicho em que atua, as dores do cliente e as peculiaridades do negócio, conhecimentos que lhe darão os subsídios necessários para tomar decisões sensatas.

Finalmente, a comunicação exerce papel essencial nas responsabilidades de um Product Owner, afinal, escopo de trabalho obriga a promoção de uma estreita comunicação e colaboração entre as principais partes interessadas em todos os níveis da organização. Assim, esse profissional deve ser capaz de comunicar mensagens diferentes para pessoas diferentes em canais igualmente diversos a qualquer momento.

Agora que já sabe o que faz um Product Owner, comente aqui e nos diga se ficou alguma dúvida ou tem alguma informação a acrescentar! Participe e enriqueça nosso post!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: