Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

7 dicas incríveis de gestão de projetos na engenharia

O setor da construção civil sofre constantemente com projetos finalizados fora do prazo, acima do custo ou sem cumprir todo o escopo acordado. Isso sem considerar a qualidade do produto final. É extremamente difícil encontrar um projeto que cumpra simultaneamente todos esses requisitos na gestão de projetos na engenharia.

Um dos fatores que podem explicar os gargalos e falhas encontrados na engenharia civil é a falta das boas práticas em gestão de projetos. Infelizmente, muitas empresas têm investido no aperfeiçoamento da gestão de projetos, mas os resultados não foram os esperados.

Além disso, a exigência dos clientes está se elevando a cada dia, obrigando engenheiros e construtoras a se modernizarem. Sendo assim, pode-se dizer que a gestão de projetos está se tornando um conhecimento estratégico para os empreendimentos da engenharia.

Dessa maneira, os gestores que desejam entregar seus projetos de acordo com os marcos e prazos estabelecidos precisam aplicar alguns conhecimentos e práticas. Quer saber quais são esses conhecimentos? Então, continue a leitura deste post e veja 7 dicas incríveis de gestão de projetos na engenharia.

1. Tenha um bom planejamento físico-financeiro

O planejamento físico-financeiro é um dos principais documentos que devem ser analisados em um projeto. Esse documento é fundamental para que o gestor de projetos possa ter conhecimento de todo o andamento da obra.

Além de contar com todas as atividades a serem realizadas, o planejamento físico-financeiro é o responsável por definir o caminho crítico do projeto e as atividades que necessitam de maior atenção e recursos específicos.

É interessante destacar que um planejamento físico-financeiro bem realizado deve contemplar todas as etapas de uma obra, atreladas a seus respectivos custos. O documento deve ser de livre acesso em todos os setores da obra, sendo consultado sempre que necessário.

Obviamente, é necessário atualizá-lo periodicamente, quando da finalização de algumas atividades. Assim será mais fácil gerenciar o tempo disponível no projeto, estabelecer e cobrar os responsáveis e gerenciar as metas estabelecidas.

2. Invista em uma comunicação eficiente

Um dos principais processos de uma gestão de projetos ideal é a comunicação eficiente. O fluxo comunicacional é responsável por evitar a ocorrência de erros e retrabalhos causados por falhas e gargalos na troca de informações.

Portanto, é imprescindível que os gestores consigam identificar os principais gargalos que possam atrapalhar o processo de comunicação. A melhor maneira de garantir uma comunicação eficiente se dá pela busca de feedback, certificando-se de que a informação repassada foi integralmente compreendida pelo receptor.

Independentemente do tamanho do seu projeto, é interessante criar um plano de comunicação, estabelecendo algumas regras que assegurem a qualidade na troca das informações.

3. Realize uma análise de riscos

A gestão de riscos é outra área importantíssima no âmbito da gestão de projetos. Ela é responsável por identificar as principais oportunidades e ameaças que possam impactar o projeto. O seu principal objetivo é potencializar as oportunidades e erradicar as ameaças, buscando sempre o melhor resultado possível.

Deve-se lembrar que os riscos são situações que estão fora do controle da equipe, mas podem afetar o projeto, positiva ou negativamente. Porém, o processo de análise de riscos visa identificar os potenciais riscos e o que deve ser feito caso eles se tornem realidade.

A maneira mais comum de processar essa análise ocorre por meio da criação de uma matriz de risco, em que os riscos são elencados e é determinada a possibilidade de sua ocorrência. Destaca-se, ainda, que a matriz de riscos deve ser revisada constantemente, uma vez que a ordem de prioridade, bem como a possibilidade de ocorrência de um evento, podem se alterar facilmente.

4. Controle os materiais

Outra maneira de garantir que um projeto cumpra com os principais marcos e prazos estabelecidos se dá pelo controle de materiais. O setor da construção civil é conhecido por gerar uma grande quantidade de resíduos, não utilizando os materiais em sua totalidade.

Desse modo, é fundamental encontrar uma maneira de controlar o consumo dos materiais. O controle deve ser realizado desde nas solicitações de compra, indo até o envio para o campo, somente liberando novos lotes quando os que estiverem em campo forem integralmente consumidos. Pense nisso!

5. Controle a qualidade

A qualidade é mais um requisito essencial para uma boa gestão de projetos. Como o nível de exigência dos clientes vem aumentando, é necessário garantir que os projetos sejam realizados buscando o máximo de qualidade possível.

É bom lembrar que a qualidade está relacionada com a expectativa do cliente, ou seja, busque sempre superá-la, garantindo assim o cumprimento dessa etapa da gestão de projetos. Uma forma de controlá-la e mensurá-la é utilizar uma ficha de acompanhamento de serviço.

Essa metodologia é amplamente aplicada em inúmeras construtoras, mostrando para os gestores o desempenho de sua equipe e como o projeto está sendo construído. Porém, deve-se prover uma ficha fácil de ser preenchida, evidenciando somente os pontos importantes do processo construtivo.

6. Conheça sua equipe

A gestão de pessoas é uma das etapas mais importantes da gestão de projetos. Todo projeto é executado por pessoas, ou seja, elas são imprescindíveis para a qualidade, prazo, custo e cumprimento do escopo contratado. Além disso, o desempenho de uma equipe influencia diretamente em inúmeros fatores gerenciais.

A melhor maneira de garantir a máxima produtividade e uma equipe que trabalhe unida, em prol de objetivos predeterminados, passa pela compreensão dos pontos fracos e fortes de cada integrante, além do conhecimento de características intrínsecas a cada um deles.

Conheça bem sua equipe e passe a delegar funções com mais eficiência e assertividade. Assim, todos sairão ganhando: o projeto contará com profissionais certos nas funções certas e o colaborador terá a certeza de que está realizando um bom serviço, além de trabalhar com algo que gosta.

7. Use e abuse da tecnologia

O mundo está se modernizando cada vez mais. Hoje em dia é possível realizar diversas tarefas na palma da mão, por meio dos smartphones e tablets. Com a gestão de projetos não é diferente.

Já existem softwares que oferecem todas as ferramentas de gestão de projetos e colaboração em um único lugar, sendo fáceis de operar e capazes de aumentar a produtividade. Quando se optar por utilizar esse recurso tecnológico, informações valiosas serão obtidas e poderão ser utilizadas em diferentes processos do dia a dia.

Além disso, um software de gestão de projetos pode otimizar o tempo do gestor do projeto, permitindo que ele tenha prazo suficiente para analisar as informações, em vez de demorar demasiadamente para reuni-las. Pode-se dizer, inclusive, que a utilização de um software é fundamental para que o gestor se foque no que realmente importa.

Por último, mas não menos importante, um software será fundamental para o processo de delegação de tarefas, garantindo que nenhum membro da equipe fique sobrecarregado ou completamente ocioso. Assim, será possível aumentar os níveis de performance da equipe, colhendo inúmeros benefícios.

A gestão de projetos na engenharia veio para ficar. Não perca tempo e aplique as principais práticas em seus empreendimentos. Essa é a melhor maneira de garantir que os marcos e prazos previamente estabelecidos serão devidamente cumpridos.

E aí, gostou do nosso artigo? Deseja mais informações sobre a gestão de projetos na engenharia? Então, que tal ver 4 ferramentas que ajudam na gestão de projetos de sua empresa?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: