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O que é Plano de Comunicação e porque sua empresa devia investir em um?

Já ouviu falar em Plano de Comunicação? Pois esse documento é o instrumento essencial para o setor de marketing definir estratégias e metas para a comunicação de todo uma organização ou um produto / projeto específico.

Investir na elaboração de um Plano de Comunicação traz os melhores resultados para qualquer organização. No artigo a seguir, você vai entender melhor sobre a importância desse documento e como o seu setor ou empresa vai se beneficiar dessa ação.

O que é?

Um Plano de Comunicação pauta todos os esforços de comunicação, inclusive de patrocínio / investimento durante um projeto. Mas engana-se quem acha que uma vez elaborado, o Plano está pronto. Esse documento é a atualizado periodicamente à medida que os objetivos ou mesmo o público se altera.

Uma das principais funções do Plano de Comunicação é definir:

Melhores forma de transmitir uma mensagem
Definir canal e público adequados
Definir periodicidade de contato com determinado público

Existem algumas perguntas que norteiam um bom Plano de Comunicação. Sem elas, algum ponto do seu planejamento vai acabar não sendo observado, por isso as listamos a seguir:

“Quem” – Os públicos-alvo (Sim, pode haver mais de um)
“O quê” – As mensagens-chave cujo esforço da equipe é transmiti-las
“Quando” – Define o tempo apropriado de entrega para cada mensagem, de periodicidade à momento do dia.
“Por quê” – Os resultados que se deseja alcançar.
“Como” – O canal, o forma de comunicação adotada para entregar a mensagem (Anúncio, E-mail Marketing, etc.)
“Por quem” – O remetente, o porta-voz da empresa e que pauta a linguagem e nível de interesse do público.

Benefícios

São inúmeros os benefícios de se criar um Plano de Comunicação. Separamos aqui os principais:

  • Criar um posicionamento para sua marcaTer uma melhor noção sobre como o público a enxerga

    Definir melhor estratégias de investimento em comunicação corporativa

Como fazer o seu?

Além de contar com bons profissionais de comunicação, um bom passo para elaborar um Plano de Comunicação é observar os seguintes itens:

Alinhamento com a Organização

Não basta criar um Plano de Comunicação voltado para um público sem fit com a empresa ou comunicar uma mensagem que vá contra os valores da organização, não é mesmo? Na hora de elaborar o seu Plano de Comunicação, você deve ter atenção ao mercado e setor em que a empresa está inserida. Analise também fatores como condições econômicas, legislativas, fatores socioculturais do público-alvo e momento político e/ou ideológico (debates em voga na sociedade no momento em que o plano foi elaborado).

Comportamento do público e dos concorrentes

Conhecer a fundo os hábitos de consumo e desejos do seu público-alvo no momento da elaboração de um Plano de Comunicação é fundamental. Porém, é importante não se esquecer de analisar os seus concorrentes: Quais têm sido as ações de comunicação deles? Algum, mesmo que de fora, parece ter sido extremamente bem sucedido? Esse benchmark pode ajudar muito na hora de saber como abordar o seu público.

Avalie bem os canais de comunicação

Agora que você já conhece o comportamento do seu público, deve ter conseguido informações sobre os canais preferidos dele para se informar. Aproveite esses dados para analisar bem os canais e os investimentos necessários para comunicar em cada um deles. Avalie alcance, interesse do público, reputação e até mesmo cases do seu e de outros segmentos. Essa é a hora de se municiar de dados para saber onde você vai mirar nos próximos passos da elaboração do Plano de Comunicação.

Defina objetivos, estratégias e metas a serem alcançados

Esta é a etapa mais importante da elaboração do Plano de Comunicação: Definição de objetivos, estratégias e metas! Os objetivos de comunicação devem estar alinhados com os objetivos da empresa, por exemplo, se a organização lança um novo produto, o plano de comunicação vai ter como objetivo fazer com que o público conheça esse novo produto, ou, se o objetivo da empresa é aumentar vendas, a comunicação vai buscar divulgar os produtos disponíveis para os respectivos públicos. O importante é registrar a comunicação como parceira fundamental da empresa, e não apenas mais um setor.

Sabendo o que a empresa deseja alcançar, é hora de definir como chegar lá. A avaliação dos canais de comunicação, comportamento do público e dos concorrentes será fundamental agora que a estratégia da comunicação vai ser definida. E uma boa estratégia precisa de metas bem definidas, realistas, mensuráveis e limitadas no tempo.

Plano de ação e cronograma

Avançando no Plano de Comunicação, chega o momento de definir um Plano de Ação, ou seja, quais atividades serão desempenhadas (e por quem) para alcançar o objetivo de comunicação da organização. Para te ajudar nisso, a Project Builder lançou um template com uma Matriz de Responsabilidades, para te ajudar a não perder de vista atividades e quem se comprometeu com elas.

Ao traçar as ações é fundamental já definir os prazos de entrega e mesmo de duração das campanhas. Por isso, nesta etapa é bom montar o cronograma do seu Plano de Comunicação.

Você tem dificuldades em estimar prazos? Estão este artigo será de grande ajuda!

Orçamento

Este é um momento muito sensível na elaboração de um Plano de Comunicação. Muitas empresas veem suas áreas de Comunicação / marketing como supérfluas, e evitam a todo o custo (rs) investir muito nelas. Se o seu Plano de Comunicação foi bem elaborado, com objetivos estratégicos e gastos realistas, você vai conseguir justificar os custos para a sua direção.

Precisa de mais incentivos? Neste artigo damos dicas na hora de negociar Orçamento e Cronogramas.

E você, já fez o seu Plano de Comunicação? Tem mais alguma dúvida? Comente!

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