Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

a importância do gerenciamento de projetos

Entenda a importância do gerenciamento de projetos na Estratégia das Companhias

Se você está lendo este material, já podemos concluir que você é um profissional engajado em melhorar processos na empresa, afinal, por que mais você teria clicado em um post que apresenta uma tendência tão inovadora quanto a gestão de projetos? Neste post, vamos conversar sobre a importância do gerenciamento de projetos e muito mais.

Neste post, você descobre os diferenciais dessa estratégia corporativa, os benefícios da aplicação dessa prática e ainda descobre como a Project Builder pode se relacionar com o tema. Já deu para notar que o artigo está imperdível, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo: siga a leitura e descubra como o gerenciamento de projetos pode beneficiar você, seu negócio, a sua equipe e, é claro, todos os resultados apresentados pela sua organização!

O que é a gestão de projetos?

Para compreender de maneira efetiva o gerenciamento de projetos, é essencial que o conceito de “projetos” esteja bem-definido. Por isso, vale refrescar a definição desse termo: um projeto é qualquer esforço aplicado a fim de concretizar uma ideia (resultado, serviço ou produto). Para que seja completo e viável, um projeto deve contar com:

  • objetivo definido;
  • prazos de entregas e conclusão;
  • equipe de colaboradores que devem concretizar a ideia dentro das datas estipuladas.

Sabendo de tudo isso, você já pode imaginar a relação da concretização do projeto com a gestão do mesmo. Afinal, com tantos elementos a serem definidos e organizados, é necessário que haja um plano para entregar os melhores resultados possíveis.

Assim, uma gestão de projetos é a aplicação de técnicas e estratégias eficientes durante a elaboração das ideias do projeto, além da transformação de idealizações em resultados concretos, ou seja, com uma gestão de projetos correta, é possível retirar o objetivo do papel e torná-lo real.

Como uma gestão de projetos pode ser benéfica?

Agora que você já sabe o que são os projetos e como é definido o conceito do gerenciamento deles, é importante que você reconheça como a aplicação dessa estratégia pode beneficiar você, a sua equipe e os seus clientes.

Considerando, principalmente, que essa gestão colabora com a concretização de ideias, você pode observar as seguintes vantagens na sua rotina de serviço:

  • clientes satisfeitos;
  • redução de custos;
  • aumento da eficiência das tomadas de decisão;
  • equipe mais produtiva;
  • colaboradores mais engajados;
  • atividades mais organizadas e padronizadas;
  • maior possibilidade de inovação nas ações corporativas etc.

Percebeu como são diversos os benefícios que a gestão de projetos viabiliza? Então, que tal descobrir como concretizar essa estratégia na sua organização? Siga a sua leitura para conferir como!

Coloque a gestão de projetos em prática

Note que essa gestão torna muito mais viável controlar as ações que constroem o projeto. Porém, para que tudo seja efetivo e que mova toda a equipe para um objetivo em comum (o sucesso), você deve seguir alguns passos. Veja quais são eles agora!

O start

Em primeiro lugar, você deve observar quais são as necessidades dos que estão envolvidos no projeto, além de acessar as autorizações necessárias e reunir a equipe capacitada para a missão. Por isso, antes de colocar a “mão na massa” é importante que você tenha todos os “ingredientes” do projeto à sua disposição.

O planejamento

Aqui é a hora de redobrar a atenção aos detalhes: observe os requisitos do contratante, as restrições relacionadas ao projeto, o orçamento disponibilizado para a ação e todos os riscos possíveis durante a execução.

O ideal é que você, quando acessar todos esses mínimos detalhes, prepare um cronograma, dividindo o escopo do projeto em diversos pacotes de trabalho e missões específicas para o time.

A execução

Ao observar todos os detalhes do projeto, restrições e necessidades, você precisa coordenar a execução do mesmo. Nessa etapa, portanto, você deve focar em auxiliar os colaboradores relacionados ao projeto e controlar os recursos do plano.

Lembre-se de que a execução do projeto deve estar alinhada com a idealização do mesmo, por isso, você, gestor, precisa trabalhar para garantir essa correspondência (isso significa que você terá que solicitar ajustes e atualizações ao time).

O controle

As palavras-chave do gerenciamento de projetos são monitoramento e controle, e esses dois tópicos precisam considerar as definições e detalhes construídos na etapa de planejamento. Considere também que, para monitorar corretamente os processos, você deve preparar relatórios de desenvolvimento e garantir feedbacks relevantes à equipe.

O encerramento

Falando em feedbacks, eles também são importantes quando todas as etapas são concluídas e as ideias são concretizadas. Lembre-se de, ao encerrar o projeto, fazer um balanço dos resultados apresentados, considerar os pontos fortes e fracos da equipe e compartilhar todas as lições acessadas com os colaboradores do time.

Quais são as dicas mais importantes para manter o sucesso no meu gerenciamento de projetos?

Notou que o gerenciamento de projetos é vital para o sucesso das ações da sua empresa? Assim como todas as tarefas importantes, existem dicas práticas que você pode aplicar para conquistar o sucesso de maneira fácil e sem dores de cabeça. Quer saber quais são elas? Siga a leitura!

Tenha sempre um plano B

É natural que nem tudo que você planeja saia daquele jeito, é exatamente por isso que você deve considerar a existência dos contratempos e não se desesperar. Você, como líder, deve tranquilizar a equipe e apresentar planos que minimizem os impactos dos imprevistos.

Lembre-se de que, em um gerenciamento de projetos, a gestão de riscos também deve ser considerada. Assim, você deve pensar em mais de uma solução viável para os problemas que possam aparecer.

Acompanhe o projeto de perto

O monitoramento diário do projeto precisa ser uma prioridade para o líder, acredite: isso faz toda a diferença para os resultados das ações. Por isso, acompanhe a equipe diariamente, converse com os responsáveis e observe a qualidade de cada etapa entregue. Caso note algo fora do planejado ou combinado, não tema em retornar a etapa e solicitar os ajustes necessários.

Mantenha a equipe motivada

Saiba que, para garantir o sucesso na concretização da ideia é essencial que todos os colaboradores relacionados ao projeto precisam querer fazer o melhor trabalho e isso só acontece quando há motivação. Afinal, um time motivado trabalha muito melhor, é produtivo e eficiente.

Quer uma dica para garantir esse cuidado com os colaboradores? Apresente metas, dê feedbacks positivos, oferte estímulos materiais aos funcionários que se destacaram e, é claro, garanta que cada parte do time sinta-se primordial para a concretização do projeto.

Qual a importância do gerenciamento de projetos nas estratégias das companhias?

Nenhuma companhia quer o fracasso e é por isso que há tantas estratégias para livrar a equipe desse infortúnio. Uma delas, a qual provavelmente está entre as mais efetivas, é o gerenciamento de projetos. Afinal, ao controlar as etapas de todas as ações da empresa e garantir a qualidade de cada entrega, o resultado é claro: eficiência, satisfação e sucesso.

Vale saber que essa prática é tão importante para as empresas que tem até um instituto próprio, o PMI (Project Management Institute). Essa instituição, que não visa lucros, trabalha para divulgar boas práticas dessa estratégia.

Um dos materiais mais relevantes desse instituto é o PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), um guia que apresenta as práticas efetivas, define as etapas cruciais para um bom gerenciamento, cita ferramentas e práticas relevantes e investe em conscientizar os gestores sobre os processos.

Siga a leitura e descubra, pontualmente, a interferência positiva do gerenciamento de projetos nas estratégias da sua empresa!

Melhore a imagem da sua empresa

Ao acompanhar as ações de concretização das ideias, garantindo que cada etapa seja efetiva e apresente qualidade, todas essas benfeitorias se refletem na sua empresa. Ou seja, quando uma instituição oferta apenas resultados efetivos essa “fama” acaba a definindo, resultando em uma imagem atrativa aos novos clientes.

Diminua riscos

Nenhum negócio é imune às variações que o mercado apresenta e, ao assumir uma postura de gerenciamento dos riscos, a sua equipe fica ainda mais preparada para o que pode acontecer e sabe como agir para minimizar os impactos que poderiam maleficiar a organização.

Aumente a rentabilidade financeira

É claro que, ao apostar em estratégias que tornam as ações certeiras e que reduzem os riscos, o financeiro da empresa é impactado positivamente. Sem contar que, quando se apresenta os melhores resultados, os clientes também são impactados: acessam experiências atrativas, tendem a retornar à empresa e a indicar os serviços.

Conte com equipes multidisciplinares

Sabendo que, ao implantar um gerenciamento de projetos com foco na inovação e precisão, as tarefas passam a ser compartilhadas entre os colaboradores da equipe. Fato esse que gera ainda mais contribuição do time e apoia a construção de decisões mais inteligentes, acertadas e estratégicas.

Melhore a comunicação

Quando você assume o papel de líder que interage com o time e busca resultados através de inovação e incentivos, fica mais fácil que a equipe consiga dialogar com a gestão. Dessa maneira, os colaboradores quebram as barreiras do contato, tornando-se mais comunicativos e seguros para proporem testes.

Garanta um time unido

Você certamente conhece aquela afirmação que diz “duas cabeças pensam melhor que uma” e isso pode se aplicar ao seu time. Dessa maneira, quando você implementa uma estratégia que possibilita a colaboração do time inteiro para uma solução buscada, fica mais simples de conquistar resultados melhores.

Sem contar que, quando os colaboradores percebem que todos os integrantes podem ser úteis ao objetivo e que estão inseridos no processo de transformação, tornam-se ainda mais engajados em fazer a diferença. Acredite: a união do seu time garante vantagens efetivas à sua empresa.

O quanto o Project Builder é aderente a esse processo?

Sabendo de tudo isso, você já deve estar convencido de que o gerenciamento de projetos é a melhor solução para atingir resultados positivos dentro da sua empresa. Porém, é necessário considerar que, para garantir toda a efetividade demonstrada ao longo deste artigo, você precisa contar com o apoio de ferramentas eficientes.

É claro que, diante de tanta importância, não poderíamos deixar de apresentar as nossas soluções a você. Saiba, agora, como o nosso software de gerenciamento de projetos se torna o mais efetivo e completo do mercado!

Gerencie os seus projetos

Com o software da Project Builder, é possível que você crie os projetos, delegue tarefas para a sua equipe, identifique a disponibilidade dos recursos para cada trabalho e ainda receba as atualizações da evolução das etapas: tudo em tempo real!

Além de acessar ferramentas que facilitam o seu gerenciamento de projetos, você pode acessar facilidades nas seguintes outras tarefas:

  • gerenciamento de portfólio e programas;
  • gerenciamento de equipe;
  • gerenciamento estratégico etc.

Conte com uma equipe especializada

Sabemos da importância de apresentar as soluções da Project Builder de maneira que se encaixem com as necessidades da sua empresa, é por isso que, além de oferecermos uma ferramenta completa e efetiva, também dispomos de um atendimento de consultoria e garantia de sucesso.

Assim, ao contar com a nossa equipe de consultores, você compreende em quais pontos as ferramentas podem auxiliar você e seus colaboradores e ainda observa como se dá a implementação correta do software de gerenciamento de projetos mais efetivo do mercado.

Teste a ferramenta

Há ainda a possibilidade de que a sua empresa teste de maneira gratuita as soluções Project Builder. Assim, você pode comprovar que a ferramenta é realmente efetiva e que é fácil criar e gerenciar os projetos com o nosso software.

Pronto! Se a sua leitura chegou até aqui, você descobriu, entre diversos pontos, o que é uma gestão de projetos, a importância dessa estratégia, a relação da prática com as metas e objetivos da corporação e ainda observou como a nossa equipe pode ajudar a sua. E então, você curtiu saber de tudo isso?

Como você pôde notar também, a Project Builder acredita em soluções eficientes para a gestão de projetos. Dessa maneira, ao perceber a importância do gerenciamento de projetos e reconhecer a necessidade de parcerias relevantes para a sua empresa, fica ainda mais fácil acessar o sucesso absoluto.

Você está pronto para essa nova jornada de gestão de projetos no seu negócio? Então, entre em contato conosco, fale com a nossa equipe de atendimento e saiba quais são os próximos passos diante dessa implantação!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: