Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

gerenciamento de projetos e big data

Gerenciamento de projetos e big data: entenda a relação entre eles

A sua equipe conhece a relação entre gerenciamento de projetos e Big Data? No ambiente corporativo atual, entender como os projetos podem ser otimizados com o apoio da análise de dados é algo capaz de mudar radicalmente o fluxo de trabalho da companhia. Afinal, essa é uma estratégia que pode reduzir custos, melhorar a agilidade diária e manter os riscos dentro de uma margem segura.

Por isso, o time deve estar sempre preparado para trabalhar o gerenciamento de projetos e o Big Data lado a lado. Isso atrairá melhores resultados, além de manter todos os times mais eficientes e com boa performance em todas as etapas do projeto.

Se você tem dúvidas sobre como isso pode ser feito, veja o texto a seguir!

O que é o gerenciamento de projetos?

É um conjunto de práticas usadas por empresas para reduzir custos, alinhar expectativas e garantir que os objetivos de cada projeto sejam atingidos com o menor custo possível.

Para isso, são usadas ferramentas que permitem limitar as chances de problemas acontecerem, eliminar gastos desnecessários e, a longo prazo, maximizar os lucros obtidos. Em outras palavras, o gerenciamento de projetos atua para reduzir riscos e maximizar as chances de um projeto dar certo, sempre com o menor número de problemas.

Quais ferramentas são usadas pelos gestores para atingir bons resultados?

No processo de gerenciamento de projetos, as empresas usam vários instrumentos para maximizar o custo-benefício da iniciativa. Entre as ferramentas tecnológicas e operacionais, podemos apontar:

  • sistemas de gestão de projetos, para manter as equipes integradas;
  • ferramentas tecnológicas de distribuição e acompanhamento de tarefas, para reduzir atrasos;
  • soluções de comunicação focadas em manter equipes unificadas, mesmo em ambientes de trabalho remoto;
  • metodologias de gestão, que auxiliam a equipe a buscar o resultado esperado;
  • análises de prevenção e mitigação de riscos;
  • indicadores de performance;
  • feedbacks nas equipes.

Todas essas soluções contribuem para criar um ambiente mais flexível, integrado e eficiente. Os times trabalharão lado a lado com menos riscos e problemas de comunicação. Ao mesmo tempo, conseguirão atingir os resultados esperados rapidamente, com expectativas e metas corretamente alinhadas.

Como o Big Data ajuda na gestão de projetos?

O Big Data tem auxiliado empresas de todo o planeta a terem grandes ganhos, quando falamos do uso da tecnologia para tornar os negócios mais eficientes e dinâmicos. A partir da análise de dados, os negócios conseguem mitigar riscos, melhorar investimentos e maximizar a sua habilidade de se colocar como uma marca inovadora.

A seguir, veja alguns processos nos quais o gerenciamento de projetos e Big Data pode gerar bons resultados!

Priorização de atividades

Projetos devem ser rápidos e sempre focados na entrega inteligente de etapas. Para isso, por exemplo, muitos negócios usam as metodologias. Afinal, elas contribuem para dar uma base operacional para entender o que é mais importante para a empresa e se preparar adequadamente.

Uma estratégia que combina metodologias de gerenciamento de projetos e Big Data torna-se muito mais eficiente na hora de definir o que será priorizado, a partir da análise inteligente de dados. Portanto, as equipes conseguirão estruturar uma rotina de trabalho que foca no que é crítico e que precisa ser entregue mais rapidamente. Com isso, os resultados atingidos a médio e a longo prazo serão muito melhores.

Análise de vulnerabilidades

Esse é um grande problema para qualquer projeto. Elas contribuem para o time perder performance e o custo ser ampliado. Além disso, podem atrair prejuízos indiretos, como a insatisfação do cliente.

Quando a análise de dados é usada para prevenir esse tipo de problema, o gestor rastreia riscos muito mais facilmente. O gerenciamento de projetos ao lado do Big Data permite ao negócio entender, a partir do uso inteligente de informações de projetos anteriores, o que pode contribuir positiva e negativamente para a performance da equipe. Com isso, os gestores são capazes de identificar rapidamente possíveis problemas e se posicionar do modo correto.

Otimização da gestão de qualidade

A qualidade do produto final de um projeto pode afetar diretamente a satisfação do negócio. Por isso, muitos negócios buscam atingir o maior nível de qualidade possível. Isso pode ser feito com o apoio de um processo de aprendizado contínuo, capaz de identificar problemas do passado e, assim, estruturar melhores práticas no futuro.

Na gestão de qualidade, o Big Data auxilia os gestores a cruzar indicadores e a ter uma visão mais abrangente sobre todos os pontos que podem afetar a qualidade do produto final. Isso dará um conhecimento amplo sobre como as suas escolhas afetaram os resultados, assim como informações úteis para o planejamento futuro. Desse modo, a gestão de médio e longo prazo será otimizada continuamente.

Por que contar com a Project Builder na hora de montar os seus projetos?

O emprego de tecnologias como o Big Data na gestão de projetos não é um processo simples. Ele demanda preparo especializado, assim como as ferramentas de TI adequadas. Por isso, se a sua empresa tem dúvidas sobre como integrar a gestão de projetos e o Big Data, o apoio de uma equipe de especialistas pode ser a melhor escolha.

A Project Builder tem o time ideal de consultores para guiar o seu negócio na hora de integrar a política de gerenciamento de projetos e Big Data. Eles farão a análise completa das demandas do negócio e, assim, ajudarão na escolha de boas ferramentas tecnológicas e na integração delas no dia a dia do negócio. Então, o negócio poderá usar a análise de dados sem comprometer os seus resultados.

Por isso, não deixe de buscar a equipe da Project Builder quando o seu negócio desejar integrar gerenciamento de projetos e Big Data. Fazer isso com o apoio adequado será crucial para mitigar problemas e maximizar a sua performance. Desse modo, todos os projetos se tornarão mais lucrativos e alinhados com as demandas do mercado corporativo moderno.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e como podemos colaborar para o seu negócio ter alta performance no dia a dia de seus projetos? Então, fale já com a gente!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: