Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

gestão de projetos no setor alimentício

Gestão de projetos no setor alimentício: conheça os benefícios

Manter uma boa gestão de projetos no setor alimentício é muito importante. Ela abrange várias etapas, que incluem viabilidades técnicas e econômicas relacionadas a insumos, ingredientes, processos produtivos e demais questões necessárias para que a mesa do consumidor esteja sempre farta.

Por isso, é fundamental ter uma atenção especial na hora de colocá-la em prática. Inclusive para que a empresa possa aproveitar ao máximo todos os benefícios atrelados a esse cuidado e passe a reduzir certos riscos que podem atrapalhar o negócio. E assim, garantir diferencial competitivo em um mercado bastante acirrado.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto e não sabe como executar esse tipo de gerenciamento? Não se preocupe, este artigo pode ajudar. Continue a leitura e descubra tudo sobre o tema!

O que é gestão de projetos e como ela funciona?

Gerir um projeto significa estruturar seu planejamento, execução e controle. Esse é um processo muito importante para qualquer empresa, em qualquer setor de atuação. Somente por meio dessa estratégia é possível executar ações com sucesso, em total conformidade com orçamento disponível e com um envolvimento assertivo da equipe.

A gestão de projetos inclui a elaboração de um escopo, a distribuição de recursos humanos, financeiros e materiais em cada etapa de execução, o desenvolvimento de um cronograma e o registro de custos. Outra questão muito importante da qual ela cuida é o monitoramento de riscos, para evitar que a empresa perca tempo e dinheiro.

O conjunto dessas providências tem como principal objetivo entregar resultados adequados às necessidades de consumidores e parceiros dos projetos. E também assegura que cada projeto seja conduzido da melhor forma possível, sem erros e atrasos.

Como aplicar a gestão de projetos no setor alimentício?

A cadeia produtiva do setor alimentício é repleta de processos minuciosos. Por esse motivo, é essencial ter projetos que organizem cada um deles, de modo a manter o padrão de qualidade dos produtos finais. Por exemplo, é muito importante fazer um gerenciamento da escolha e separação de matéria-prima, assim como acompanhar o prazo de validade do estoque.

E mantê-lo, por sua vez, bem abastecido e em ordem, para evitar perdas ou falta de ingredientes. Além disso, é muito importante acompanhar as ordens de produção programadas e finalizadas, resultados e metas de produção, entrega de resultados conforme indicadores e demais relatos de informações sobre os produtos.

Automatizar esses processos é sempre uma saída para uma boa gestão. Isso não quer dizer simplesmente colocar máquinas para fazer o trabalho humano, mas otimizar todo o monitoramento necessário para economizar tempo e recursos.

Quais são os principais benefícios obtidos com essa transformação?

A transformação causada pela gestão de projetos no setor alimentício agrega inúmeros benefícios para seus processos. Aqui estão os principais!

Redução de custos

Com uma gestão bem estruturada, é possível reduzir custos em compras de insumos e negociações com fornecedores. Isso faz com que o orçamento fique mais equilibrado e permite que recursos sejam alocados em outras necessidades de produção.

Além disso, quando há esse acompanhamento é possível monitorar se o que está sendo realizado no projeto está de acordo com o valor inicialmente proposto. Dessa forma, fica mais fácil aproveitar oportunidades e lucrar mais.

Redução de perdas de alimentos

O gerenciamento também ajuda a reduzir perdas e desperdícios de alimento. Quando se tem uma lista bem elaborada com toda a cadeia de produção e a necessidade de aquisição de insumos, ingredientes, embalagens e outros itens necessários, fica mais fácil controlar quantidades e também organizar os processos que vão desde o preparo até o envio e transporte de alimentos.

Com os cuidados necessários, há muito menos desperdício por causa de falhas ou compras em excesso. O que acontece com frequência quando há aquisições excessivas e falta de atenção em relação a prazos de validade, por exemplo.

Otimização de processos de produção

O gerenciamento adequado também permite uma otimização em todos os processos de produção. Eles passam a ser feitos de forma correta, com um nível muito menor de erros e em muito menos tempo. Ou seja, é possível produzir tanto quanto ou até mais, mas com uma precisão muito maior.

Dessa maneira, novos produtos podem ser inseridos no catálogo, outros processos podem ser adaptados e há um retorno financeiro mais satisfatório. O que permite que a empresa cresça e ganhe mais espaço no mercado.

Maior índice de qualidade

Por fim, vale ressaltar que o índice de qualidade cresce consideravelmente. Não apenas em relação aos produtos, mas também na rotina dos colaboradores, que conseguem exercer suas responsabilidades no projeto com mais segurança e autonomia.

Como resultado, parceiros e consumidores também ficam mais felizes com a marca. A fidelização de clientes e a expansão da empresa serão uma consequência próspera e cada vez mais firme.

O que pode trazer melhorias para a execução das demandas?

O setor alimentício é repleto de detalhes e pormenores em seus processos. É muito importante, então, reunir todos os fatores importantes em um só sistema, para facilitar o monitoramento e a organização. Entra em cena, para prestar esse auxílio e facilitar a execução das demandas, um software de gestão de projetos.

Nele, será possível cadastrar cada projeto, delegar responsabilidades, acompanhar o andamento e ter uma análise completa acerca dos resultados. O acesso poderá ser feito por qualquer colaborador autorizado, sendo que ele também terá liberdade para acrescentar tópicos e informações acerca das etapas de determinado projeto.

Essa ferramenta evita a perda de dados, registra históricos completos para consulta posterior e pode ser customizada conforme a necessidade da empresa. A implementação também é simples, prática e rápida, o que ajuda a agilizar sua utilização e a iniciar um controle o quanto antes, mesmo que algum processo já esteja em estágio avançado.

Diante do que foi exposto neste artigo, é possível constatar que a gestão de projetos no setor alimentício não apenas traz benefícios, mas serve como uma maneira de transformar para melhor os processos internos de uma empresa. Portanto, considere adotar essa providência e não se esqueça de pesquisar por um parceiro confiável que disponibilize um software como você precisa.

Quer continuar a se informar a respeito do assunto? Cadastre-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: