Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

gestão de projetos na educação

Gestão de projetos na educação: entenda a importância

Gerenciamento de projetos é uma atividade desenvolvida por profissionais especialistas que detém habilidades comportamentais, conhecimentos teóricos e práticos para a conclusão de determinado projeto. Envolve estratégia de gerenciamento para obter êxito na realização de uma sequência de tarefas, com o cumprimento de prazos e alcance de metas pré-estabelecidas em um planejamento elaborado pela equipe.

Neste conteúdo você vai descobrir os resultados que uma gestão de projetos eficiente pode trazer para o segmento da educação. Aqui, vamos explicar o que é a gestão de projetos na educação, quais são os seus benefícios e para quais objetivos ela pode ser útil. Além disso, vamos falar sobre a possibilidade de aplicação de novos métodos de ensino ou avaliação.

Deseja saber mais sobre implementação de projetos na área da educação? Prossiga!

Saiba o que é gestão de projetos

Gestão de projetos é o gerenciamento de uma série de atividades planejadas por um profissional especializado no ramo. O gestor vai aplicar diversas técnicas, ferramentas, informações e talentos para atingir os objetivos do projeto. A gestão envolve a capacidade de liderança, inteligência emocional e social para orientar e conduzir as equipes durante os trabalhos.

O gerente de projetos é uma pessoa capaz de guiar os colaboradores e de conferir o andamento das etapas para evitar a perda de prazos que é muito prejudicial para a imagem da empresa. Além do mais, o gestor analisa a qualidade dos serviços e garante o êxito do projeto, pois viabiliza soluções para as dificuldades que são comuns durante os trabalhos.

Compreenda para quais objetivos a gestão de projetos pode ser útil

Projeto é uma força-tarefa temporária criada e realizada por um grupo que se empenha em seguir as datas até a entrega ao cliente. Ela tem destino específico, por exemplo, a conquista de um resultado ou criação de um serviço ou produto. Segue um cronograma ou calendário que aponta todas as operações que são estruturadas para o alcance das finalidades.

As operações definidas para chegar à conclusão dos serviços são organizadas pelo gestor de projetos. Ele seleciona, organiza e coordena os membros da equipe para que as tarefas sejam executadas com eficiência pelas pessoas mais capacitadas. Esse profissional se prepara especialmente para esse trabalho por meio de cursos específicos. Veja a seguir alguns objetivos relacionados à educação!

Aplicação de um novo método de ensino ou avaliação

Alguns projetos são elaborados para melhorar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos em relação às mais variadas disciplinas. No projeto são inseridos elementos de conteúdos e a sua aplicação é efetivada pelos professores que coordenam as atividades. Existem projetos para reforma do sistema educacional que abrangem níveis distintos:

  • organizações curriculares;
  • conteúdos e métodos;
  • inclusão de novas tecnologias.

Nesse caso, é aconselhável que sejam definidas metas claras, com a identificação de problemas e questões organizacionais, e a apresentação de possíveis soluções para as dificuldades que surgirem. Os professores montam os grupos e definem quais tarefas precisam ser feitas, bem como a data final para a entrega dos trabalhos escolares.

Implementação de projetos para capacitação de professores

Projetos para capacitar professores podem ser aplicados nos sistemas educacionais privados e públicos. Com eles são introduzidas inovações e mudanças nas formas de ensino de maneira segura. Os procedimentos são executados por meio de metodologias que oferecem controle, flexibilidade, foco e estrutura. Os recursos devem ser pré-definidos juntamente com os prazos e a busca por resultados.

As novas tecnologias de comunicação e informação são incluídas nos processos pedagógicos e nas escolas com a capacitação e formação dos professores. Sendo assim, a gestão de projetos é um recurso que gera resultados que jamais seriam alcançados somente com ajustes e manutenção das atividades rotineiras. Mas é claro que tudo isso tem custos que precisam ser controlados.

Durante as fases desses projetos a qualidade é avaliada e o tempo de conclusão pode ser ajustado pelos participantes que terão que manter a comunicação. Portanto, sem o gerente de projetos as tarefas não seriam realizadas de forma eficiente. Apesar de não cuidar de tudo sozinho, esse profissional é muito importante para ouvir os integrantes do grupo e definir prioridades.

O tempo de execução e finalização do projeto pode ser alterado em virtude de imprevistos que exijam alterações no cronograma. Nessas situações, o gestor faz o gerenciamento dos riscos que são referentes aos processos e administra as consequências oriundas de eventos inesperados.

Implementação de projetos de captação de alunos ou profissionais

Os projetos para a captação de alunos ou profissionais iniciam com a identificação da necessidade de alcançar esse público. O gestor determina o que vai ser feito e qual será a abrangência das atividades voltadas à atração de estudantes ou colaboradores. Depois, faz o planejamento definindo os objetivos, os prazos, a estimativa de custos, os recursos disponíveis e os resultados esperados.

Podem ser criados projetos que ofereçam novas ferramentas para serem exploradas pelos estudantes, oficinas relativas aos cursos ofertados para demonstração de aulas ou conferências para o compartilhamento de informações sobre o mercado de trabalho. Profissionais que tenham carreiras bem-sucedidas conseguem inspirar os alunos por meio de suas histórias de vida.

O profissional detalha o escopo do seu projeto e lista as atividades indispensáveis para chegar ao fim almejado. As atividades são sequenciadas para a definição do cronograma que conterá a programação daquilo que será efetuado. Em seguida, ele atribui tarefas, organiza e coordena as equipes, soluciona conflitos e mantém a comunicação entre os envolvidos para obter êxito.

Também é atribuição do gerente o monitoramento e a identificação de desvios do plano original. Se isso acontecer, ele adota ações corretivas quem auxiliem na retomada do curso planejado, adequando recursos e resolvendo problemas enquanto acompanha a execução do projeto. Por fim, faz a avaliação dos resultados alcançados e elabora os resultados finais para consolidar as ações.

Confira como um software de gestão de projetos pode contribuir

A inteligência artificial está superando diversas habilidades humanas nos mais variados segmentos do mercado. Um software de gestão de projetos pode ser muito útil para a organização, gerenciamento do fluxo de tarefas, controle de horas trabalhadas em cada etapa, monitoramento de processos, consulta de indicadores e padronização.

Enfim, agora você já sabe a importância da gestão de projetos na educação! Antes de comprar um software, avalie as funcionalidades e o custo benefício conforme as suas demandas e necessidades reais. Peça uma consultoria ou fale com outros gestores que estão habituados a utilizar os sistemas informatizados e peça orientações sobre as soluções disponíveis.

Gostou do conteúdo? Confira os resultados do Carlos após implementar software de gestão de projetos!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: