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Case de sucesso: Como o Project Builder ajudou a Metta Engenharia e Automação

A Metta Engenharia e Automação, essencialmente brasileira e nascida em Resende, interior do Rio de Janeiro, acumula duas décadas de serviços focados no aperfeiçoamento operacional de empresas nacionais e internacionais. Para que fosse capaz de continuar crescendo de modo sustentável e produtivo, porém, a Metta precisou investir em tecnologia de gestão, e o Project Builder (PB) foi o parceiro ideal para multiplicar o sucesso da empresa.

Neste post, você vai entender em detalhes toda a trajetória da Metta na implantação do software PB — desde busca por uma solução aderente até o suporte cotidiano no pós-venda.

Aproveite, ainda, para conhecer um pouco mais sobre os principais desafios do processo e veja, na prática, alguns dos mais relevantes benefícios da inovação tecnológica nas organizações focadas em performance e lucratividade. Bons insights!

Qual é o mercado de atuação da Metta Engenharia e Automação?

A Metta nasceu em 1998, na cidade de Resende, no interior do Rio de Janeiro. Desde o início, entretanto, já pensava grande: com a missão de prover soluções otimizadas de engenharia e automação, contribuindo para o crescimento de empresas e pessoas, a Metta desenvolveu-se com rapidez e alcançou resultados expressivos.

Ao longo das últimas décadas, a empresa se dedicou totalmente à resolução de empecilhos de engenharia e à alavancagem de resultados operacionais. O comprometimento com seus projetos a levou mais longe: a Metta prestou serviços para marcas dos 5 continentes e registrou êxito em diversos territórios, tais como Estados Unidos, Austrália, Itália e Coréia — além, é claro, do Brasil.

Para além dos ótimos retornos obtidos e dos excelentes feedbacks recebidos, a Metta mantém alvos ambiciosos de crescimento e expansão. Para isso, a fim de garantir a qualidade dos serviços e a eficiência de sua própria operação, as lideranças sentiram a necessidade de investir em gestão e em tecnologia.

É justamente nesse ponto, há poucos anos, que teve início mais um importante capítulo na história da Metta Engenharia e Automação: o Project Builder se firma como um parceiro estratégico do negócio.

Como a Metta identificou a necessidade de um software de gestão de projetos?

As últimas décadas marcaram uma transformação completa no mercado. Com a evolução da tecnologia, as empresas ampliaram seus horizontes e puderam inovar em procedimentos e operações. A implantação de softwares de gestão foi, sem dúvida, um passo necessário rumo à otimização e à competitividade.

Ao ingressar no processo de adequação tecnológica, decidindo-se pela adoção de um sistema para controlar os indicadores do negócio, a Metta conheceu o software da Project Builder.

A necessidade de padronizar rotinas, controlar as métricas e robustecer a capacidade analítica da Metta foram, sem dúvida, os motivos que levaram em consideração para adquirir um software de gestão de projetos. O PB mostrou-se a melhor opção — tanto em funcionalidade quanto em custo-benefício — para corresponder às demandas do negócio.

Quais eram os desafios antes da implantação do Project Builder?

A Metta encontrou no Project Builder o dinamismo e a eficiência que precisava para monitorar seus projetos com agilidade e segurança. A rapidez com que o sistema foi implementado, desde os primeiros testes e validações, demonstra a aderência do software às necessidades da empresa.

Após a contratação do PB, em 2016, foi marcado o primeiro treinamento padrão — no qual foram realizadas as primeiras parametrizações, e apresentaram-se as funcionalidades e as principais ferramentas do recurso.

A partir de então, o manejo do sistema tornou-se prático e intuitivo, o que permitiu o empoderamento da equipe frente às possibilidades gerenciais do PB. A Metta foi capaz de liderar seus próprios processos e de formatar fluxos de sua operação.

Houve, é claro, a maturação da tecnologia enquanto peça fundamental do negócio: os gestores da Metta customizaram a rotina da empresa e a embasaram nas novas dinâmicas do sistema, o que exigiu o comprometimento dos times.

Nesse aspecto, o maior desafio certamente foi o de desfazer hábitos correntes e, em substituição, realçar as possibilidades do software para potencializar atividades e resultados — fossem eles individuais ou coletivos.

Quais foram os resultados obtidos com o uso do software da Project Builder?

A implantação do Project Builder gerou uma série de mudanças positivas na operação e na gestão da Metta. A mudança de cultura — que exigiu da equipe o esforço deliberado para alimentar o sistema com dados cotidianos —, permitiu ganhos significativos.

Quando o lançamento de horas por projeto foi efetivamente implementado, por exemplo, as lideranças da Metta foram capazes de extrair relatórios coerentes para validar estratégias e retornos. Essa postura fortaleceu a cultura analítica do negócio e contribuiu para impulsionar — inclusive, mas não exclusivamente — os serviços prestados.

Além disso, o PB permitiu uma visão ampla e clara dos custos e retornos de cada projeto, o que antes era feito de forma totalmente intuitiva. Houve, portanto, maior domínio das variáveis do projeto (tais como recursos humanos, físicos e financeiros empregados no serviço) e mais assertividade nas decisões gerenciais.

Como o software ajuda na visão estratégica e na obtenção de resultados da empresa?

Ao contar com tecnologias eficientes e adequadas, as empresas podem explorar toda a capacidade do negócio. A gama de dados internos — reports de resultados, métricas e indicadores, para citar apenas alguns — deve nortear análises estratégias e embasar táticas cada vez mais eficientes.

Na Metta, a qualidade gerencial, quando apoiada pelo PB, foi uma das guinadas mais importantes para o futuro da organização. Dispondo de dados críveis e atualizados, os líderes conseguem repensar projetos, reconsiderar decisões e atacar comercialmente as oportunidades mais lucrativas.

A priorização de projetos foi um dos campos mais influenciados pela robustez dos relatórios do Project Builder. Agora, a Metta pode avaliar os retornos históricos de suas iniciativas e, assim, decidir se é ou não viável se dedicar a determinado serviço.

A capacidade de se voltar aos próprios dados, avaliá-los criteriosamente e deliberar com segurança demonstra a maturidade e a eficácia da gestão, evidenciando um claro cenário de crescimento sustentável. É nisso que a Metta pretende investir.

Como é o relacionamento entre as duas empresas?

A equipe do Project Builder se preocupa em oferecer o melhor acompanhamento, assegurando que cada cliente possa extrair o máximo retorno da tecnologia de gestão de projetos. Para isso, diversos canais (como telefone, e-mail, chat e videoconferências) estão à disposição dos parceiros.

Na Metta, o atendimento é percebido como rápido e eficaz, sanando dúvidas pontuais e esclarecendo aspectos operacionais e estratégicos. Além disso, vale ressaltar que a interação é ainda mais produtiva na troca de informações e de experiências.

O feedback funcional, aquele que relata acertos e sinaliza eventuais melhorias, é, sem dúvida, um excelente mecanismo para a evolução do Project Builder, que nasceu para impulsionar operações e se desenvolve continuamente para continuar surpreendendo a seus usuários.

Assim como a Metta, a sua empresa também pode se beneficiar das funcionalidades do Project Builder. Faça um teste gratuito do nosso software e saiba como podemos ajudar você a potencializar seus resultados estratégicos e operacionais.

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

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