Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

management 3.0

Tire as suas principais dúvidas sobre o management 3.0

A transformação digital criou um novo ambiente de trabalho, mais automatizado e integrado. Esse novo cenário exigiu uma forma diferente de gerenciar pessoas, que ficou conhecida como management 3.0.

O management 3.0 auxilia os líderes a serem mais produtivos e eficientes. O time terá uma cultura de trabalho com alta qualidade, capaz de evitar erros, ter uma correta distribuição de tarefas e de ser mais inovadora. Além disso, projetos terão uma melhor performance e conseguirão atingir os seus objetivos facilmente.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e saiba como o management 3.0 é estruturado.

O que é o management 3.0?

O management 3.0 é um conceito que surgiu com Jurgen Appelo, um escritor, desenvolvedor, empreendedor, ilustrador, palestrante, blogger e gerente. Também chamada de Gestão 3.0, essa é a ideia de que as empresas precisam reestruturar as suas estratégias de gestão para atender aos desafios do mercado atual.

Como o management 3.0 funciona na prática?

O foco do management 3.0 é tornar o negócio mais ágil, eficiente e flexível. Os times terão maior liberdade para tomar decisões, um nível de integração elevado e competências que serão desenvolvidas continuamente.

Para isso, as práticas devem ser organizadas a partir de seis bases. Confira cada uma delas abaixo!

Ter equipes energizadas

Uma empresa com um bom fluxo de trabalho deve ter times energizados. O que isso significa? Cada profissional precisa ter a sua criatividade e motivação estimuladas continuamente pelos gestores.

Para que isso seja possível, é fundamental que a companhia reconheça as características e as habilidades de cada indivíduo. Só assim será possível avaliar os pontos que merecem estímulo e definir as estratégias de engajamento corretas.

Ter times empoderados

O empoderamento do time é um ponto importante para a empresa ter a agilidade necessária para atender às demandas do mercado. Se há o estímulo à autonomia, as equipes conseguirão solucionar problemas sem ter que passar por processos burocráticos e, assim, poderão garantir que os resultados sejam alcançados.

Para que isso seja possível, é fundamental que os conhecimentos estejam alinhados. Além disso, os gestores devem confiar ativamente em seus times, dando a eles a capacidade de definir caminhos de modo autônomo.

Alinhar restrições

A empresa precisa saber como orientar as suas ações. Isso só é possível quando todos tem um propósito claro e objetivos alinhados. Assim, há mais foco na entrega de resultados prioritários e na definição de estratégias de ação.

Em projetos, por exemplo, isso envolve a correta definição do escopo. Dessa forma, a empresa pode garantir que as atividades sempre busquem os mesmos objetivos. Também consegue evitar conflitos e reduz os riscos de expectativas não serem atendidas.

Desenvolver as habilidades dos profissionais

O desenvolvimento de competências cria impactos positivos em vários pontos. Para tornar os times mais autônomos, por exemplo, essa parte é fundamental.

Se os profissionais não têm habilidades alinhadas, atualizadas e otimizadas continuamente, a companhia não pode garantir a qualidade de suas decisões. Será muito mais fácil alguém cometer erros durante um projeto caso as suas capacidades não sejam suficientes para analisar os problemas de modo abrangente.

Além disso, ter times com habilidades alinhadas permite que metas sejam atingidas facilmente e que o trabalho de todos tenha uma alta performance. Portanto, sempre invista em cursos, na criação de documentações sobre lições de outros projetos e em feedbacks que sejam construtivos. Assim, o desenvolvimento dos profissionais será estimulado continuamente.

Crescer a estrutura

Toda empresa pretende crescer. Mas para que esse crescimento ocorra, é necessário ter boas bases. Assim, o negócio pode manter a sua escalabilidade e a qualidade de seus serviços.

Portanto, o negócio deve estruturar mecanismos que permitam a sua escalabilidade. Ou seja, é necessário investir em metodologias, boas práticas, serviços e tecnologias que facilitem a ampliação dos serviços da empresa sempre que for necessário.

Melhorar todos os processos de modo contínuo

A última base do management 3.0 é a otimização das atividades do negócio. Sempre que um processo for concluído, seja ele em um projeto, seja durante a prestação de serviços, a companhia precisa avaliar os resultados obtidos e identificar qualquer ponto que necessite de melhorias.

Isso vale para o modo como as atividades são executadas, a organização da equipe ou mesmo o trabalho individual de cada profissional. Assim, a companhia poderá evitar falhas a médio e longo prazo, além de ter mais competitividade.

Que ganhos a empresa terá se investir na gestão 3.0?

A gestão 3.0 traz impactos que mudam o resultado do negócio em vários pontos. Ela contribuirá para tornar a empresa mais eficaz, com projetos mais lucrativos e serviços competitivos. Entre os ganhos, podemos apontar:

  • a padronização de operações;
  • o maior engajamento de times;
  • a redução de conflitos;
  • a redução de falhas e desperdícios;
  • a melhoria da qualidade dos serviços;
  • o aumento da inovação no ambiente corporativo.

Qual a relação do management 3.0 com a gestão de projetos?

A gestão de projetos corporativos é um processo complexo. Ela costuma envolver um grande número de pessoas, de diferentes áreas e com vários objetivos. Em função disso, a companhia precisa garantir que o ambiente de trabalho esteja em sintonia para buscar os objetivos de cada etapa.

Quando a organização tem um time corretamente motivado e integrado, problemas se tornam menos frequentes. Isso permite que as etapas sejam planejadas com prazos menores e custos reduzidos.

A capacidade de cada time se adequar a mudanças, caso elas sejam necessárias, também será reforçada. Isso dará maior flexibilidade para que o time possa entregar bons resultados mesmo quando o escopo de um projeto for modificado em função de movimentos do mercado.

Em resumo, com a gestão 3.0, o gerenciamento de projetos será mais bem estruturado. Os times terão um bom nível de autonomia, com engajamento e conhecimentos estimulados para gerarem melhores resultados sempre.

O mercado atual exige que empresas tenham agilidade na entrega de resultados. Os negócios devem estruturar processos, serviços e rotinas que tenham um grande nível de flexibilidade e inovação.

Isso exige uma nova cultura. As empresas precisam ser movidas a dados, com rotinas estruturadas conforme as demandas do mercado e que sejam capazes de gerar resultados facilmente.

Nesse cenário, a companhia deve ter líderes que buscam uma gestão menos controladora e rígida. Ou seja, a companhia precisa de um ambiente com alto nível de engajamento para atingir os resultados esperados. Esse é o management 3.0, uma forma de garantir que times se mantenham sempre engajados e capazes de atingir as metas esperadas a médio e longo prazo.

Gostou da nossa dica? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus contatos conheçam essa forma de gerir rotinas corporativas e inscreva-se na nossa newsletter!

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2019 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: