Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Sinergia empresarial: 6 passos para deixar tudo em ordem

A sinergia empresarial é um importante elemento para a gestão dos projetos, especialmente os mais complexos. Para ficar mais claro, a sinergia representa a união de diversas partes (áreas ou pessoas), com o objetivo de alcançar um resultado em comum.

Imagine um time de futebol. Todos os jogadores precisam compreender seus papéis, entender que dependem mutuamente uns dos outros e que jogam com um único objetivo: fazer o gol. Isso é sinergia, a união de todos, com respeito e empenho, em busca de um resultado.

Quando a empesa consegue desenvolver a sinergia no ambiente interno, é muito provável que todos os projetos sejam executados com mais excelência e agilidade. Isso porque os próprios colaboradores vão compreender e se comprometer mais com as tarefas.

Sabemos da importância desse assunto e queremos te ajudar. Hoje, vamos falar sobre a sinergia empresarial e te dar algumas dicas para otimizá-la em sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Crie um propósito inspirador

Imagine grandes companhias mundiais, como a Natura. Seu propósito é levar o bem-estar para as pessoas, fazendo com que elas se sintam belas, enquanto cuida da natureza e respeita a biodiversidade. Isso é um ótimo exemplo de propósito.

Qual o propósito dos diversos projetos que são executados em sua companhia? Em muitos casos, o único objetivo é obter lucro, certo? Mas isso não inspira ou engaja as pessoas; então, é preciso criar um propósito transformador massivo.

Esse conceito é abreviado para a sigla MTP (do inglês, Massive Transformative Purpose). É como se fosse um grande sonho, que norteia e dá sentido aos projetos realizados pela companhia. Compreenda melhor o conceito de MTP:

  • Maciço: é algo grande e capaz de inspirar as pessoas;
  • Transformador: é algo que, de alguma forma, pode impactar a vida das pessoas;
  • Propósito: existe um “por que isso deve ser feito” muito bem estabelecido.

Os projetos do Google são executados com o propósito de organizar as informações do mundo. E em sua empresa? Essa resposta será essencial para otimizar a sinergia interna, afinal todos vão se sentir parte de algo realmente grande.

2. Melhore o fluxo de comunicação

Atualmente, muitas empresas investem dezenas de milhares de reais na comunicação com seus clientes externos, mas se esquecem dos seus colaboradores (os clientes internos). Isso é um erro grave. Veja os principais benefícios de uma boa comunicação:

  • melhora a sensação de transparência e credibilidade interna;
  • reduz o número de conflitos internos;
  • otimiza o clima organizacional, tornando-o mais agradável;
  • contribui para que os colaboradores fiquem mais alinhados.

Todos os pontos mencionados têm um efeito direto sobre a sinergia empresarial. Quando existe transparência, alinhamento, menos conflitos e um clima adequado, é muito mais provável que a equipe coopere, com respeito e empenho, no trabalho.

Para melhorar o diálogo interno, primeiro, é importante persuadir toda a liderança da empresa sobre esse assunto; todos devem se comprometer. Depois, é fundamental adquirir ferramentas que facilitem a comunicação e execução dos projetos, como modernos softwares.

3. Torne o ambiente mais inovador e descontraído

O ambiente de trabalho não deve ser apenas um lugar de cobranças, mas também de bem-estar e estímulo à criatividade dos colaboradores. Isso é bom para a empresa e seus funcionários, aumentando assim a percepção de pertencimento e participação.

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para isso, como as reuniões de brainstorming ou a caixa de sugestões. Assim, todos os colaboradores poderão opinar e contribuir para a solução dos problemas que existem.

Por outro lado, para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído, é possível investir na comemoração de datas especiais (como aniversários, natal, dia da mulher etc.), criar um momento para o café e até investir no happy hour após o trabalho.

4. Ofereça constantes feedbacks

Muitos gestores associam o feedback com algo negativo, que só deve ser feito quando alguma coisa está incorreta e deve ser corrigida. Entretanto, isso é um equívoco; o feedback deve acontecer de forma contínua, objetivando promover melhores comportamentos.

Quando um profissional recebe um feedback bem estruturado, pode identificar e eliminar seus pontos fracos, tornando-se mais produtivo. Deixar de oferecer esse retorno de informação é castigar sua equipe com a indiferença, e você não quer isso!

Um dos modelos de feedback mais utilizados é o PNP, o qual se baseia em três momentos. O indicado é que se inicie a conversa falando sobre um ponto positivo do funcionário, depois introduza a crítica (ponto negativo) e finalize com um novo ponto positivo.

Além disso, algumas dicas podem te ajudar a oferecer um bom feedback. Veja:

  • planeje bastante o que vai dizer, buscando exemplos práticos;
  • agende local e horário adequados;
  • sempre que possível, realize o feedback de forma individual;
  • saiba ouvir o que seu subordinado tem a dizer.

5. Invista em treinamentos colaborativos

Manter o time de trabalho treinado é uma atividade básica, pois assim os funcionários podem realizar suas tarefas com maestria. Mas nem sempre é possível trazer treinadores para dentro da empresa, especialmente pelo alto custo envolvido.

Uma solução para isso é o treinamento colaborativo, que não possui nenhum custo direto e aumenta a participação dos próprios funcionários. Para ficar mais claro, esse treinamento consiste em escolher alguém da própria equipe para compartilhar seu conhecimento.

Imagine que seu analista de mercado crie um treinamento sobre as mudanças do ambiente externo e sobre como a empresa está se preparando para isso. Ou que o analista de marketing digital crie um treinamento sobre gestão das redes sociais.

Mas é preciso arquitetar um ambiente propício para isso. Permita que o colaborador invista parte do seu tempo na empresa para pesquisar e estruturar as informações que serão utilizadas na apresentação. Os resultados tendem a ser ótimos!

6. Recompense a equipe pelos resultados

Outra importante dica para otimizar a sinergia empresarial é investir em recompensas para a equipe, e não apenas para um funcionário. Isso será essencial para que todos trabalhem em conjunto, objetivando alcançar os resultados desejados para o empreendimento.

Para estabelecer uma boa recompensa, é importante avaliar o que é realmente desejado pelo time de trabalho. Além disso, a recompensa deve ser justa (de acordo com a complexidade de cada tarefa) e compatível com o orçamento da companhia.

Veja, todas essas dicas podem ser implementadas em sua empresa. Assim, você terá uma equipe muito mais alinhada, competente e comprometida. Isso, claro, resultará na correta execução dos projetos e crescimento da companhia em geral.

Agora que você já entende o que é sinergia empresarial e como isso pode ser organizado em seu ambiente de trabalho, aproveite para continuar aprendendo. Baixe nosso e-book: Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum + PMBOK.

 

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: