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Certificação para Profissional de Gerenciamento de Projetos da PMI muda em janeiro. Prepare-se!

Uma das principais certificações para gerentes de projetos de todo o mundo sofrerá mudanças em janeiro de 2016. O certificado de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) oferecido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute, PMI) terá alterações no exame aplicado e nas regras para sua renovações. Leia mais e descubra como essas mudanças impactam a sua vida:

 Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) do PMI é reconhecida e exigida mundialmente, sendo a mais importante certificação para gerentes de projeto. Hoje há mais de 370.000 de pessoas com essa certificação em todo mundo. Motivos para se certificar não faltam. Para se candidatar para o exame é preciso preencher uma série de requisitos que você pode consultar aqui.

Recentemente, a PMI realizou um estudo aprofundado com profissionais já certificados para aprimorar a Certificação PMP e validar alterações de domínios, tarefas, conhecimentos e habilidades. Esse estudo, chamado Role Delineation Study (RDS), capta as perspectivas dos profissionais de gerenciamento de projetos de todas as indústrias, ambientes de trabalho e regiões (gerentes de projetos de 96 países responderam ao questionário).

A AVALIAÇÃO

Os cinco domínios de conduta para a PMP permanecem os mesmos (Iniciando, Planejando, Executando, Monitorando e Controlando e por último Concluindo). No entanto, as tarefas dentro de cada domínio foram modificados, adicionados ou removidos. Os participantes também elencaram os conhecimentos e habilidades em quão essencial elas são para o seu trabalho como gerente de projetos e quando elas foram adquiridas.

O exame é composto por 200 questões, 175 perguntas distribuídas entre os cinco domínios e as demais 25 questões sendo pré-teste, e por tanto não contam na pontuação dos candidatos.

No 1º domínio, Iniciando o Projeto, três tarefas foram adicionadas (tarefas 2, 7 e 8). No 2º domínio, Planejando do Projeto, uma tarefas foi adicionada (número 13). O 3º domínio, executando o Projeto, e o 4º, monitorando e controlando o projeto, receberam ambos duas novas tarefas (de números 6 e 7). Já o quinto e último domínio, concluindo o projeto, não sofreu alterações.

Separamos dicas para a obtenção dessa importante certificação.

Vale lembrar que em 2015, a certificação para Profissional em Métodos Ágeis (PMI-ACP) já passou por alterações. Depois de um estudo que envolveu mais de 1.000 profissionais de 60 países, foram validadas 62 tarefas dentro do contexto de sete domínios da prática (um novo: Princípios Ágeis e Mindset).

 

 

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