Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

que é armazenamento em nuvem

Saiba o que é armazenamento em nuvem e como aplicar na gestão de projetos

Você sabe o que é armazenamento em nuvem e quais as vantagens dele na gestão de projetos? O cloud computing é uma tecnologia promissora. Por meio dela, é possível que vários usuários acessem e compartilhem conteúdos a partir de servidores remotos.

Neste momento, você pode estar se perguntando qual a relação desse tipo de armazenamento com a gestão de projetos, certo? A resposta é que ao investir nessa tecnologia, é possível aumentar a produtividade da equipe e melhorar custos, facilitando o trabalho do gestor.

Se você quer entender mais sobre o assunto e aprender a aplicar essa solução na sua empresa, continue lendo este conteúdo!

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é um modelo de serviço que possibilita o armazenamento de dados e a transferência deles via internet, utilizando um sistema externo mantido por terceiros. Atualmente, existem várias empresas oferecendo esse serviço tanto para organizações quanto para pessoas físicas.

No caso das organizações, esse serviço é interessante pela possibilidade de terceirizar a responsabilidade do armazenamento dos dados, tendo sempre à mão um backup seguro. Além disso, o sistema é escalável, podendo se adaptar às diferentes necessidades ao contratar mais espaço sempre que for preciso.

Há três modelos principais:

  • serviço de armazenamento de dados em nuvem pública: ideal para dados não estruturados;
  • serviço de armazenamento em nuvem privada: proteção e redundância para garantir a segurança das informações;
  • nuvem híbrida: combina os dois serviços para ter uma flexibilidade maior.

Como o armazenamento na nuvem funciona?

Esse modelo é fornecido sob demanda e seus dados podem ser acessados em qualquer hora e lugar. Ele também elimina a necessidade de empresas comprarem e gerenciarem as suas próprias estruturas físicas.

O fornecedor externo se responsabiliza por todo armazenamento e criação de estrutura para que os dados estejam acessíveis quando o cliente requisitá-los, mantendo sua confiabilidade, integridade e disponibilidade (CID).

Antes de implantar esse sistema, o gestor precisa verificar informações como:

  • Qual a quantidade de dados da empresa?
  • Os possíveis provedores oferecem suporte técnico?
  • Quais são as garantias de segurança?
  • Qual a demanda dos gestores de projetos?
  • Quanto de verba está disponível para esse tipo de investimento?

Após essa análise, será possível identificar o sistema mais adequado.

Quais os benefícios dessa tecnologia?

Os gestores das empresas já reconhecem a necessidade e importância de utilizar novas tecnologias, porém, muitos acabam postergando essa mudança por não reconhecer os benefícios que ela traz. Confira alguns deles, a seguir.

Custo de investimento

Com o armazenamento em nuvem, é desnecessária a aquisição de hardwares robustos que sejam capazes de armazenar uma quantidade ilimitada de dados. No caso do sistema online, é possível assinar ou cancelar planos segundo a capacidade dos dados, ou seja, não há necessidade de investir e nem manter sistemas caros e complexos. ​

Tempo de implantação

Há empresas que contam com um time de TI extenso, mas outras têm apenas um ou dois funcionários exclusivos para essa função. Assim, ao terceirizar esse armazenamento, os profissionais podem ficar responsáveis apenas por gerenciar e disponibilizar as informações, sem a necessidade de cuidar de um servidor próprio.

Disponibilização de informações

O armazenamento em nuvem também possibilita que a informação seja acessada e gerenciada por vários gestores ao mesmo tempo. Dessa forma, será possível dividir informações, bloquear dados, executar tarefas, sem depender de uma cadeia para administrar esse conteúdo.

Qual a importância do cloud computing na gestão de projetos?

O armazenamento em nuvem facilita o acesso de dados para vários times, inclusive para a gestão de projetos. Essa tecnologia possibilita que o responsável faça o controle dos dados e da equipe, além de os colaboradores trabalharem ao mesmo tempo em um único arquivo.

Confira outros benefícios e veja como aplicá-los na gestão.

Aumento na produtividade

Ao centralizar as informações em um único local, a produção da equipe é aumentada uma vez que é possível acessar todo o necessário para executar uma tarefa. Quando esses dados são divididos entre equipes ou chefias, surge a necessidade de sempre pedir a disponibilização e isso pode travar fluxos e demorar na entrega dos projetos.

Além disso, os próprios funcionários ficarão mais tranquilos em relação à gestão dos dados, pois não precisarão se preocupar com os backups, tamanhos de arquivos ou atualizações de softwares.

Mais envolvimento da direção

É importante o envolvimento da alta direção nos processos para verificar o andamento das etapas. Se essas informações ficam armazenadas em sistemas internos, não é possível visualizá-las em uma viagem a trabalho ou uma reunião externa. Por isso, o armazenamento em nuvem facilita no envolvimento e, consequentemente, sucesso dos projetos desenvolvidos pelas equipes.

Maior segurança das informações

Como já dissemos, a segurança das informações é um fator muito crítico nas empresas. Imagine a possibilidade de um projeto ser hackeado ou copiado, caso os dados sejam divulgados. Por isso, todo cuidado é pouco.

Para ter sistemas internos que consigam suprir essa demanda, a empresa precisar investir alto, no entanto, isso não é necessário ao utilizar o armazenamento em nuvem. Os servidores externos contam com sistemas físicos imensos e protocolos específicos para cada possibilidade de acesso indevido. Por isso, ao terceirizar, é possível economizar sem abrir mão da segurança.

Sincronização automática

Na gestão de projetos, muitas pessoas estão envolvidas em um único processo. Assim, é preciso utilizar recursos, como o cloud computing, que facilitam a sincronização automática e o gerenciamento de mudanças.

Caso as alterações não sejam sincronizadas e identificáveis, ficará inviável ter o controle delas, impactando todo o andamento do projeto. Portanto, esse é outro benefício dessa tecnologia, que permite controlar várias alterações do documento, centralizando tudo em apenas uma versão.

Agora que você já sabe o que é armazenamento em nuvem e como ele se relaciona com a gestão de dados, fica mais fácil optar por essa tecnologia, não é mesmo? Essa solução é interessante para vários setores da organização, inclusive, para o gestor de projetos. Ao não necessitar de investimentos em hardware, instalações e manutenções, sobra tempo para a equipe gerir melhor o seu trabalho, além de diminuir custos.

Gostou do nosso conteúdo? Quer receber mais textos como este? Então, assine já a nossa newsletter!
Walquiria Lima e San-Thiago

Walquiria Lima e San-Thiago

Advogada, Administradora, MBA Gerenciamento de Projetos

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2019 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Open chat
%d blogueiros gostam disto: