Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

supply chain

Entenda a importância do Supply Chain na gestão de projetos

Dentro das empresas, o setor logístico ocupa posição estratégica e contribui para o aprimoramento de resultados e processos. O mercado é altamente competitivo e exige muito mais que qualidade para que uma organização ou marca consiga se destacar. Hoje, a velocidade de entrega e o atendimento personalizado ao cliente são fatores que fazem muita diferença. Isso tem algo a ver com Supply Chain?

Neste artigo, vamos explicar o que é Supply Chain e falar sobre a sua importância na gestão de projetos. Além disso, vamos mostrar como esse conceito pode auxiliar em processos logísticos e, consequentemente, na experiência do consumidor, se tornando essencial para a empresa. Por fim, vamos apontar como fazer uma gestão de projetos eficiente pode ajudar na sua aplicação.

Deseja obter mais informações sobre o Supply Chain na gestão de projetos? Continue a leitura!

Saiba o que é Supply Chain

Supply Chain é um termo de origem inglesa, cuja tradução significa cadeia de suprimentos e está relacionado aos caminhos e processos pelos quais os produtos passam, incluindo a captação de matéria-prima até que eles cheguem ao cliente final. Trata-se do relacionamento entre empresas que trabalham em conjunto para aprimorar e entregar mercadorias aos consumidores. Portanto, no conceito estão incluídas as seguintes atividades:

  • compra dos insumos ou produtos;
  • transporte e armazenamento;
  • transformação e embalagem;
  • gerenciamento interno;
  • venda e distribuição aos clientes.

Além disso, também estão englobadas nele os processos de suporte às operações, etapas de infraestrutura física, marketing, controle financeiro, atendimento ao consumidor e a criação de novos bens. Portanto, é indispensável a interação entre diversos profissionais e empresas, lojistas, distribuidores, fornecedores, produtores e logística, que possibilita o movimento de insumos e produtos.

Compreenda a importância do Supply Chain

A gestão da cadeia de suprimentos gerencia todas as informações e processos, para que haja um planejamento relativo ao atendimento com base na perspectiva do conjunto. Isso é importante para entender como as etapas se relacionam e para a realização de controle sobre as atividades dos fornecedores e demais pessoas envolvidas até que os bens cheguem ao público-alvo.

A logística e o Supply Chain estão intimamente ligados e são tão dependentes que fica difícil definir qual delas é um instrumento da outra. Logística é a atividade que cuida do movimento dos produtos de um local para outro e dos documentos referentes a esses procedimentos. Assim, as duas atividades envolvem transporte, análises estratégicas, uso de tecnologias para rastreio e controle etc.

Esses procedimentos são indispensáveis para que os produtos sejam entregues dentro do prazo e com segurança no seu destino. A logística fornece suporte para a movimentação das cargas, tendo papel fundamental na cadeia de suprimentos, uma vez que esta planeja o fluxo dos bens, o seu relacionamento com os clientes e os negócios.

Descubra como o Supply Chain pode auxiliar em processos logísticos

Como você pode observar, o Supply Chain valoriza a experiência dos consumidores, que precisa ser satisfatória para que as empresas se mantenham ativas no mercado. A adoção de ferramentas de gestão integrada e o acesso à informação são relevantes para obter os resultados almejados. Veja, a seguir, outros fatores que apontam a efetividade da cadeia de suprimentos!

Estoque reduzido

Manter níveis elevados de produtos em estoque eleva os custos com manutenção das estruturas físicas, aquisição de máquinas e equipamentos, mão de obra, entre outros. O gerenciamento da cadeia faz com que o fornecedor controle a quantidade dos itens armazenados ou consumidos e providencie a disponibilização desses dados periodicamente. Consequentemente, a empresa não precisa armazenar grandes quantias de produtos em seu armazém.

Avaliação de desempenho de fornecedores

O desempenho dos parceiros poderá ser avaliado para fazer uma seleção. A organização poderá limitar a quantidade de fornecedores da sua cadeia de abastecimento, selecionando apenas aqueles que se prepararam para aderir às mudanças necessárias. Aqueles que não pretendem trabalhar de forma integrada e com os recursos fundamentais à facilitação do gerenciamento e controle precisam ser dispensados.

Acompanhamento da qualidade dos bens

Os consumidores estão mais exigentes a cada dia. Com a cadeia de suprimentos fica mais fácil acompanhar a qualidade dos serviços e produtos ofertados, a eficiência das transportadoras e o comprometimento dos fornecedores. Estabeleça requisitos mínimos antes de fechar uma parceria, pois, isso poderá alavancar os seus negócios.

Flexibilidade

O Supply Chain possibilita a resolução ágil dos mais variados problemas com soluções precisas. Por meio da gestão integrada, faz-se o mapeamento dos processos, dos riscos das operações e das responsabilidades dos participantes. Isso é imprescindível, já que o transporte de mercadorias oferece riscos para as empresas que contratam as transportadoras. Uma equipe preparada para lidar com essas questões consegue identificar e resolver os desafios rapidamente.

Redução de custos

Gerenciar a cadeia de suprimentos permite a adoção de estratégias para promover melhorias na eficácia e eficiência dos envolvidos. A atividade auxilia os gestores a eliminar os desperdícios pela otimização de processos, reduzir os níveis de estoque e excluir tarefas redundantes que nada agregam aos resultados. Os participantes dos processos interagem como grupo, aumentando a força dos componentes e conferindo vantagem competitiva a todos.

Confira como a gestão de projetos ajuda na aplicação do Supply Chain

O gerenciamento do Supply Chain é bastante complexo, visto que envolve vários processos e fases até que os bens de consumo cheguem ao cliente final. A gestão de projetos é muito abrangente e auxilia na implantação de sistemas, ferramentas, novas tecnologias, desenvolvimento de soluções, aprimoramento de procedimentos etc. Com a gestão de projetos, o gestor e sua equipe conseguem:

  • definir metas e objetivos;
  • separar etapas;
  • organizar as tarefas com a criação de um cronograma;
  • definir prazos de entrega;
  • monitorar e controlar as atividades;
  • averiguar o desempenho dos colaboradores e parceiros;
  • analisar os resultados obtidos com as operações;
  • avaliar indicadores e identificar gargalos;
  • gerenciamento de riscos;
  • propor melhorias e muito mais.

Conseguiu entender a importância do Supply Chain na gestão de projetos? Os gestores ou gerentes desse ramo são profissionais especializados para conhecer e acompanhar os processos empresariais e propor resoluções, por exemplo, a realização de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços que agregam valor à marca.

Gostaria de receber novidades relacionadas a esses assuntos em seu e-mail? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba conteúdos exclusivos!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: