Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

principio de pareto

Princípio de Pareto: veja como aplicar e aumente os seus lucros

O Princípio de Pareto é uma teoria que pode ser aplicada em qualquer área da sua vida. Basicamente, ele quer dizer que, via de regra, 80% dos resultados vem de 20% dos esforços. Entender essa relação é muito importante a fim de nortear aquelas ações que tenham por objetivo melhorar a performance da empresa e aumentar a eficiência dos processos.

Contudo, se esse conceito ainda é novidade para você, não vá embora. Nesse post vamos explicar um pouco mais sobre a teoria e fornecer dicas para aplicar em seus negócios. Gostou das dicas? Então continue com a gente para conferir!

Saiba mais sobre o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é fruto da observação de Vilfredo Preto em 1906. O economista de origem italiana reparou que cerca de 80% das terras do país pertenciam a apenas 20% das pessoas.

A partir daí ele começou a perceber que o mesmo se repetia em diversas áreas da vida. Assim, após testar a teoria de variadas formas, concluiu que 80% dos efeitos são provenientes de 20% das causas.

Entenda como ele é aplicado no mundo corporativo

Tendo em mente que o Princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados são provenientes de 20% das ações, é fácil trazer isso para o universo empresarial. Veja alguns exemplos:

  • 80% das insatisfações são derivadas de 20% dos clientes;
  • 80% dos lucros vêm de 20% dos clientes;
  • 80% dos problemas se originam de 20% dos colaboradores.

É claro que esse percentual não é absoluto, mas serve como guia na gestão de processos. Afinal, reduzindo essa proporção, você consegue alcançar uma produtividade muito maior e um diferencial competitivo ante a concorrência.

Veja como esse princípio pode aumentar a sua lucratividade

A partir da aplicação da teoria de Pareto, você consegue mapear seus processos e entender quais pontos demandam maior atenção. Se você imaginar que 80% dos resultados se originam de 20% das ações, melhorando a qualidade e a eficiência desses esforços, conseguirá potencializar os ganhos.

Para isso, é necessário identificar quais são essas tarefas e investir sua energia nelas, evitando que os colaboradores se percam em atividades que não apresentam respostas tão impactantes nos resultados.

Isso também se aplica à sua clientela, já que segundo a regra 80% dos lucros vem de 20% dos clientes.

Aplicar o Princípio de Pareto de maneira inteligente também ajuda você a entender quanto é necessário interromper a produção de produtos ou o fornecimento de serviços que não estejam rendendo a receita esperada.

Gerenciar bem seu tempo e entender onde investir seus esforços evita gastos de energia e recursos desnecessários, melhorando sua eficiência e produtividade.

Descubra os principais passos para aplicar esse conceito

Agora que você já sabe o que é o Princípio de Pareto e qual sua importância para a saúde da empresa, está na hora de conferir algumas dicas para aplicar isso na prática. Prossiga na leitura para entender melhor.

Conheça os processos da empresa

O primeiro passo para melhorar a eficiência de um negócio é entender profundamente como seus processos funcionam. Conhecer seu funcionamento por todos os ângulos contribui para destacar as atividades essenciais, ou seja, o coração da empresa.

Ao revelar todas as atividades que o empreendimento realiza com foco em gerar valor aos clientes, assim como a conexão entre elas, é possível mapear todos os processos e identificar aqueles que demandam maior atenção.

Qualifique e priorize seus processos

Depois de identificar todos os processos utilizados na organização, está na hora de fazer seu mapeamento. Isso quer dizer que é necessário realizar uma classificação para que seja possível definir prioridades.

Dessa forma, vai ser mais simples encontrar os 20% que são responsáveis pelos 80% dos resultados. Uma empresa especializada em gestão de processos pode facilitar muito essa classificação. Afinal, existem muitas ferramentas pensadas especificamente para isso.

Se isso não é possível no momento, uma dica é dividir uma tela em quadrantes e separar os processos por ordem de relevância.

Comece as mudanças

De posse de todas essas informações, é possível que você já saiba quais processos demandam melhorias e quais aqueles vitais para o seu empreendimento. Após realizar essa seleção, está na hora de agir.

Invista em ferramentas de gestão, realize treinamentos e mude o que for necessário para que a área se torne mais eficiente. Procure manter sua equipe engajada na tarefa. Dê liberdade para que as pessoas expressem suas opiniões. Quem trabalha diariamente no setor costuma observar pontos que muitas vezes quem está de fora não percebe.

Utilize ferramentas para medir a performance

Finalizado o processo, é necessário avaliar os resultados regularmente. Analisar as métricas vai permitir que você entenda se as medidas surtiram o efeito desejado e se as operações continuam funcionando de forma correta.

Assim, caso algum entrave apareça, vai ser possível identificar o problema antes que ele cause um impacto maior nos resultados.

Confira os benefícios de aplicar o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto atua como uma ferramenta de gestão de processos dentro de uma organização. Assim, dentre os principais benefícios de sua aplicação estão a melhora na qualidade desses processos, assim como o aumento da eficiência, da produtividade e consequente lucratividade.

Afinal, de acordo com a regra, 80% dos problemas são causados por apenas 20% de ineficiência nos processos. Dessa forma, ao invés de tentar remodelar toda a empresa, o que é um trabalho intenso, desgastante, custoso e que muitas vezes não funciona, basta identificar os pontos que estão gerando essas deficiências e atuar sobre eles.

Veja alguns dos benefícios:

  • evita o acúmulo de documentos desnecessários;
  • evita atritos;
  • diminui gastos;
  • melhora a qualidade dos processos.

Como é possível perceber, o Princípio de Pareto pode ser usado como uma ferramenta muito eficiente nos processos de gestão. Ele contribui para melhorar a eficiência dos processos mudando apenas os pontos problemáticos. Além disso, ajuda você a ter uma visão melhor do negócio e entender quais operações são responsáveis pelos melhores resultados na empresa.

Está esperando o que para levar sua empresa ao seu potencial máximo? Quer ter acesso a muitas outras dicas super interessantes? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: