Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

gerenciamento de mudanças

Qual a importância do gerenciamento de mudanças em projetos?

Todos os projetos corporativos precisam contar com boas estratégias de gerenciamento. Elas auxiliam os times a planejar as etapas, identificar riscos e avaliar o melhor caminho a ser tomado em cada momento. No cenário das mudanças que podem acontecer, a rotina de gerenciamento de mudanças é vista como um ponto fundamental para qualquer tipo.

O gerenciamento de mudanças auxilia os profissionais a manter um fluxo de trabalho com mais continuidade e eficiência. As interrupções por imprevistos serão menos frequentes e as decisões tomadas poderão ser adotadas com maior engajamento dos times. Ou seja, a sua empresa terá projetos mais robustos e com maior taxa de lucratividade.

Se você quer saber em detalhes o que é e como adotar o gerenciamento de mudanças, continue a leitura do texto a seguir!

O que é o gerenciamento de mudanças?

O gerenciamento de mudanças é uma estratégia que ajuda empresas a se preparar, equipar e executar processos que envolvam alterações nos fluxos de trabalho, metas de projetos ou na cultura organizacional. Essas medidas, quando colocadas em conjunto, tornam o fluxo de trabalho mais robusto e efetivo. Afinal de contas, todos contarão com as ferramentas e informações necessárias para entregar os resultados esperados.

As políticas de gerenciamento de mudanças atuam em dois níveis: o individual e o organizacional/de iniciativa. Confira a seguir como eles se diferenciam!

Gerenciamento de mudanças individual

Esse tipo de mudança é focado na maneira como os profissionais organizam e gerenciam o seu dia a dia. É um trabalho que deve ser feito de maneira personalizada, com os líderes entendendo cada caso de trabalho. Assim, eles conseguirão moldar estratégias que sejam efetivas e consigam atingir cada pessoa da forma certa.

As mudanças individuais, em outras palavras, devem entender quem fará a mudança e, a partir disso, traçar um plano de ação orientado pelo perfil de cada pessoa. A comunicação deverá demonstrar por qual motivo as transformações são realizadas, os seus benefícios e mecanismos de mudanças. Desse modo, os profissionais se engajarão em otimizar o seu processo de trabalho e o seu dia a dia.

Gerenciamento de mudanças organizacional/de iniciativa

Essa mudança costuma ser aquela que afeta várias pessoas ao mesmo tempo. Geralmente, é feita para ajudar os times a mudarem a sua cultura e as suas rotinas de trabalho. Desse modo, o negócio pode se atualizar e alinhar-se com as demandas do seu público-alvo.

Em outras palavras, essas mudanças atingem grande parte da cadeia operacional de uma empresa ou a sua postura institucional. Por isso, o negócio deve ter um planejamento robusto, capaz de auxiliar os times da maneira correta e permitir que todos entreguem os resultados esperados a médio e longo prazo. Isso é feito apoiando-se em estratégias de gestão de risco, o investimento em novas tecnologias e mecanismos de gestão orientados a resultados.

Por que a empresa deve investir nessa estratégia?

Negócios precisam fazer mudanças contínuas para se manterem adequados às demandas do mercado. Elas geralmente envolvem projetos robustos e que trabalham para orientar as equipes da forma correta, ou seja, tendo metas claras e objetivas. Mas, para ter controle sobre cada mudança e garantir que as transformações sejam bem-feitas, é fundamental ter planejamento.

Adotar estratégias de gerenciamento de mudanças é o caminho ideal para conseguir lidar com transformações sem medo. O negócio poderá implementar novidades, fazer investimentos e, durante projetos, receber alterações no planejamento sem grandes dificuldades. Afinal, os líderes estarão com mecanismos que permitem aos times;

  • entender melhor o impacto das mudanças;
  • avaliar com mais qualidade os requisitos de cada mudança e como chegar até elas;
  • entender por qual motivo as decisões foram tomadas;
  • atuar em um ambiente com riscos baixos;
  • ter mais espaço para inovações;
  • reduzir o prazo e o custo da aplicação de mudanças;
  • ter maior engajamento na busca pelo novo ambiente de trabalho.

Como adotar o gerenciamento de mudanças em projetos?

Para ter uma política de gerenciamento de mudanças integrada aos seus projetos, o negócio deve atuar de maneira inteligente. É importante identificar o que deve ser feito, como deve ser feito e os riscos envolvidos na operação. Junto a outras medidas, isso evita que a empresa tenha dificuldades para atingir as suas metas.

Veja a seguir os passos básicos para gerenciar transformações em seus projetos corporativos!

Entenda o perfil da empresa

Saber o perfil da empresa ajuda o gestor a formular uma estratégia mais alinhada com a cultura do negócio. Da maneira como a comunicação será feita até os riscos que serão priorizados, todas as decisões serão mais efetivas. Portanto, não deixe de avaliar esse ponto antes de iniciar as mudanças.

Avalie exatamente o que deve ser modificado

Para que o gerenciamento de mudanças em projetos seja efetivo, todos devem entender exatamente o que será modificado. Isso facilita na priorização de tarefas e na gestão de riscos. Afinal de contas, o time estará focado no que é realmente relevante para as suas atividades diárias.

Treine os profissionais

O treinamento de profissionais ajuda times a mudar a sua cultura e executar cada mudança de modo efetivo. Eles ajudam os times a se adaptar ao novo ambiente, entender as mudanças e se engajar de maneira efetiva naquilo que a empresa busca. Assim, o tempo gasto para fazer as mudanças será muito menor.

Documente as suas decisões

É importante documentar o que está sendo feito, os caminhos tomados e a justificativa das decisões. Além disso, deve-se registrar os objetivos de cada escolha. Assim, os times podem identificar o impacto das mudanças e garantir que o negócio não terá prejuízos.

Conte com o apoio de um parceiro especializado

Uma das formas mais efetivas de promover mudanças é ter o apoio de um parceiro especializado. Ele te auxiliará a identificar que tecnologias de gestão podem ser empregadas e quais metodologias são mais efetivas para o perfil do seu negócio. Portanto, não deixe de trabalhar com um especialista ao seu lado.

Todo projeto ou fluxo de trabalho pode passar por mudanças. Nessas horas, é fundamental ter uma estratégia de destaque, que seja capaz de avaliar o melhor caminho a ser seguido. Isso permitirá à empresa ter um plano de trabalho funcional e que seja de baixo risco.

A estratégia que ajuda o negócio a fazer as suas mudanças é a de gerenciamento de riscos. Investir em uma boa política focada na gestão das mudanças dá ao empreendimento a habilidade de encontrar o melhor caminho para atingir as suas metas, promover transformações e lidar com imprevistos. Portanto, não deixe de tratar esse tipo de medida como algo estratégico!

Quer saber mais sobre como um parceiro pode te ajudar? Então, fale já com os nossos especialistas.

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: