Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

gestão de projetos unificados

Project Builder: como fazer uma gestão de projetos unificando o PM Canvas e o PMBOK?

Você já ouviu falar na gestão de projetos unificados? Essa estratégia está tomando conta do mercado por ser um método mais eficaz e inteligente de garantir a capacidade de os profissionais entregarem os melhores resultados para um projeto.

Hoje, o mercado tem pouco espaço para erros e atrasos. A gestão de tempo no ambiente corporativo virou uma ferramenta valiosa e, nesse sentido, evitar falhas é crucial.

Por esse motivo, é importante unificar metodologias e garantir que a empresa possa atuar de modo estratégico em seus projetos. Para saber como é possível atingir esse objetivo com o apoio de uma solução que unifica boas práticas, como a PM Canvas e o PMBOK em um ambiente inteligente e eficaz, continue a leitura deste artigo!

O que é o PM Canvas?

O PM Canvas é uma metodologia de gestão de projetos criada pelo professor brasileiro José Finocchio. Ela é baseada no Business Model Canvas e funciona como um suporte para a concepção de projetos de uma maneira mais ágil, objetiva e clara. Para isso, utiliza cinco questões como base.

  1. Por que o projeto será executado?
  2. O que será feito durante o projeto?
  3. Quais são as pessoas responsáveis pela execução e pela liderança do projeto?
  4. Como o projeto será executado? Quais são suas premissas e os grupos de entrega?
  5. Quais são os custos do projeto?

Para orientar os profissionais, o PM Canvas traz blocos pequenos e agrupados por temas, que criam um “método visual” para a identificação dos fatores que levam ao objetivo e execução do projeto. A seguir, entenda como é feito esse agrupamento:

  • no campo “por que”, são identificadas as justificativas, os objetivos finais e os benefícios do projeto;
  • no campo “o que”, são inseridos os produtos que serão gerados com o projeto e os requisitos de cada um;
  • no campo “quem”, são listados stakeholders, líderes, equipes e demais envolvidos em cada processo;
  • no campo “como”, são descritas as premissas, os grupos de entrega e as restrições gerais do projeto;
  • no campo “quando e quanto”, são listados os riscos, a timeline de execução do projeto e os seus custos.

Como ter uma boa gestão de projetos com a unificação de metodologias e softwares?

A gestão de projetos unificados combina softwares, guias de boas práticas e metodologias para atingir os melhores resultados possíveis. Evitando erros, criando um fluxo de trabalho com menos atrito e tornando os times mais integrados, a empresa pode eliminar gargalos e definir uma rotina de trabalho de alta performance.

A adoção de um bom sistema de gerenciamento de projetos permite que tais resultados sejam obtidos. A aplicação automatiza rotinas, centraliza o acesso a informações e, com isso, dá aos profissionais mais tempo para focar na entrega de resultados.

A possibilidade de personalizar justificativas, indicadores e métricas reduz o uso de “achismos” e torna o software mais integrado à realidade do negócio. Além disso, com o controle de dados em tempo real, a companhia pode definir prazos e otimizações com a precisão e a agilidade necessárias para reduzir a perpetuação de erros entre etapas.

Se bem estruturado, o sistema pode ser a chave para o negócio utilzar o PMBOK aliado ao PM Canvas no seu dia a dia. A aplicação combinará as principais características dessas duas estratégias para auxiliar os profissionais a alcançar os resultados esperados e, assim, ampliar o retorno no investimento realizado no projeto.

Como é feito o planejamento de projetos no software da Project Builder?

A criação de um PM Canvas para o seu projeto no sistema da Project Builder é um processo simples e ágil. Em alguns passos, o usuário pode inserir o pitch do projeto, os seus participantes e os níveis de aprovação do workflow de trabalho — isso reduz drasticamente a burocracia no ambiente de trabalho.

A vinculação dos objetivos ao canvas é feita de modo claro e objetivo, assim como o uso de fatores que tornam o planejamento mais preciso e confiável. Dessa forma, a priorização de recursos acontece de modo mais inteligente e evita prejuízos.

Quais são os benefícios de utilizar o software da Project Builder para a gestão de projetos?

O uso da tecnologia para o dia a dia de uma empresa gera vários benefícios. Na gestão de dados, por exemplo, uma boa ferramenta reduz falhas e a perda de informações. Já na gestão de projetos unificados, o nosso software de gerenciamento pode auxiliar a empresa a partir dos seguintes pontos:

  • mais colaboração por parte da equipe em todas as etapas do projeto;
  • redução dos erros de comunicação;
  • maior capacidade de manter informações críticas e documentação livre de falhas de integridade;
  • maior número de decisões com base em dados atualizados em tempo real;
  • projetos mais aderentes a prazos;
  • mais chances de atingir os objetivos de cada etapa;
  • redução de custos;
  • iniciação mais rápida dos projetos;
  • possibilidade de converter um Canvas em proposta de projeto em um único ambiente;
  • criação de fluxos de aprovação e de trabalho mais simples e objetivos;
  • classificação mais eficaz de projetos, indicadores, objetivos e requisitos;
  • alinhamento mais preciso das necessidades do negócio e dos projetos que são executados;
  • aumento da integração dos times;
  • possibilidade de utilizar gráficos de bolha para selecionar e priorizar recursos e requisitos;
  • maior retorno sobre o investimento.

Por que escolher a Project Builder?

A ferramenta de gestão de projetos unificados da Project Builder é a ideal para empresas de todos os perfis. A solução tem recursos modernos e inteligentes, o que permite o seu uso tanto em consultorias quanto na operação diária da empresa.

Por estar na nuvem, a solução também garante alta mobilidade aos profissionais internos. Além disso, há a versão on-premises, ideal para segmentos que têm uma política de governança da informação mais restritiva.

O nível de personalização é elevado. O usuário pagará apenas pelos recursos que forem necessários, reduzindo falhas na integração completa da aplicação no dia a dia dos funcionários. Além disso, com notificações automáticas, documentação inteligente e comunicação integrada, o sistema de gestão de projetos da Project Builder garantirá a competitividade necessária para o seu negócio atingir bons resultados no médio e no longo prazo.

A ideia é convertida automaticamente na proposta de projeto. Isso encurta o tempo necessário para o negócio começar a atuar e, consequentemente, aumenta a visão positiva que os stakeholders têm dos resultados obtidos.

Da inicialização do projeto à definição dos objetivos, todos os passos necessários para o projeto ser aprovado serão feitos de modo centralizado. Sempre que uma etapa do planejamento for concluída, alertas serão enviados e os indicadores começarão a serem verificados.

A gestão de projetos unificados pode gerar muitos benefícios para a sua empresa. Com uma comunicação mais eficaz, trocas ágeis de informações e alinhamento de objetivos, o planejamento tem mais recursos para evitar erros e conseguir atuar de modo contínuo com alta performance. Dessa forma, os projetos alcançarão os objetivos esperados e poderão garantir mais receita para a companhia.

Conseguiu entender como fazer uma gestão de projetos utilizando um bom sistema de gestão? Quer saber mais sobre todos os benefícios da nossa solução de gestão de projetos? Entre em contato conosco!

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: