Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Entenda o poder da visão estratégica para os seus projetos

A visão estratégica de uma empresa é um dos principais conceitos abordados no mundo contemporâneo, sendo fundamental para a prosperidade de um negócio. Porém, infelizmente, muitas empresas consideram outras ferramentas mais importantes, como é o caso dos objetivos financeiros.

É importante salientar que a visão estratégica nada mais é do que se ter conhecimento de qual o caminho a empresa está seguindo e seu destino, caso permaneça no mesmo curso. Em outras palavras, a visão estratégica lida com o planejamento futuro da empresa, buscando definir os objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los.

Definir a missão, a visão e os valores empresariais é importantíssimo, mas eles não são os únicos conceitos abordados em uma visão estratégia completa. A tríade em questão é necessária para dar um rumo para a companhia, mas é preciso trabalhá-la, procurando oferecer vantagens para o seu empreendimento. É imprescindível pensar fora da caixa e analisar como se devem colocar os demais conceitos em prática.

Ser um estrategista é uma qualidade que poucas pessoas têm e que está sendo bastante valorizada no mercado de trabalho atual. Lidar com conflitos, gerenciar crises e garantir que todos os problemas que ocorram na produção sejam erradicados não é nada fácil.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e entenda o poder da visão estratégica para seus projetos!

Por que a visão estratégica é importante?

Agora que você já sabe o que é a visão estratégica, é fundamental entender a sua importância. A atividade de pensar fora da caixa e planejar qual será o posicionamento da empresa em um futuro próximo é importantíssima para a continuidade e o aumento dos lucros do negócio.

A visão estratégica pode ser considerada um diferencial competitivo, pois permite que a empresa consiga entregar mais valor para o seu cliente. Isso só é possível devido ao fato de essa empresa ter informações suficientes para melhorar o processo de compra a que seus clientes são submetidos.

Além disso, deve-se ressaltar que a visão estratégica atua também no processo de tomada de decisão, deixando-o mais eficaz e produtivo. Saber quais são os objetivos que a empresa quer alcançar certamente deixará o processo de tomada de decisão mais simples.

Por último, mas não menos importante, os gestores que têm essa característica conseguem identificar algumas tendências no mercado, eliminando os riscos para o negócio e permitindo o aproveitamento de oportunidades de sucesso.

Quais os prejuízos de negligenciá-la?

Obviamente, as empresas que ignoram a visão estratégica arcam com alguns prejuízos. É comum que essas empresas tenham um desenvolvimento mais demorado, pois elas não sabem aonde querem chegar. Como diz o Gato, em Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Outro ponto negativo em se negligenciar essa visão é que os gestores passam a não considerar o futuro. Alguns gerentes pensam que “a empresa tem um bom produto, que vende bem e de que o público gosta, logo, não precisamos pensar no futuro.”.

Esse tipo de pensamento se torna muito comum em momentos econômicos que favorecem sua empresa. Preste atenção a isso! Deve-se salientar, ainda, que esse talvez seja um dos maiores erros, uma vez que novas tecnologias podem mudar o panorama de um setor rapidamente.

O foco dos profissionais também merece atenção. Caso não haja um caminho a ser percorrido, eles não saberão o que deve ser feito para alcançar os objetivos, não conseguindo melhorar sua atuação e, em alguns casos, se desmotivando.

Então, como se preparar para aplicá-la?

Aplicar esse tipo de conhecimento em uma empresa exigirá um profundo conhecimento do negócio. Assim, é fundamental fornecer treinamentos e cursos de capacitação para os funcionários. Mostre alguns exemplos de sucesso de outras empresas, buscando instigá-los a melhorar o local em que trabalham.

Também é interessante promover algumas discussões sadias, principalmente sobre o planejamento das atividades e a responsabilidade respectiva de cada um dos profissionais.

O dono do negócio também tem que estar preparado para suportar as mudanças. É preciso ter uma boa visão de mercado e conhecimento em gestão de negócios. Além disso, escutar boas ideias e estimular os funcionários a fornecê-las é uma alternativa que pode ser extremamente produtiva.

Qual o real papel do empreendedor?

A visão estratégica é fundamental para qualquer tipo de negócio. Pode-se afirmar, inclusive, que as pessoas que não conseguem ter esse tipo de pensamento não estão prontas para serem donas de um negócio próprio.

Empreender está diretamente relacionado com inúmeras variáveis, que vão muito além do conhecimento técnico sobre a atividade em questão e os principais conhecimentos em gestão.

É necessário emoção, realização de sonhos, idealizar uma ideia, fazer a diferença no mercado e impactar positivamente a vida de uma pessoa. O ideal é conseguir monetizar uma paixão, não apenas visando o lucro, mas a transformação positiva e o impacto que ela pode causar no coletivo.

Quando decidimos ser donos de um negócio próprio, é impossível não pensarmos no sucesso e na prosperidade dele. Em outras palavras, estamos pensando no futuro da empresa, e, como já destacado, esse futuro exige pensamento estratégico. Lembre-se de que ninguém fará esse tipo de previsão para você. Os sonhos são seus e só você pode determinar aonde é capaz de chegar.

Uma dica que pode ajudar um empreendedor perdido é: busque por objetivos que possam contribuir positivamente para um grupo, independentemente de qual for a sua motivação profissional. Essa será a melhor maneira de adquirir pensamentos ligados ao futuro do negócio.

A orientação que fornecemos está diretamente ligada ao acesso às informações estratégicas. É possível conseguir gerenciar melhor todos os aspectos de um negócio por meio da utilização de softwares de soluções em gestão de projetos.

Esse tipo de tecnologia permitirá que você tenha acesso a todas as informações em um único ambiente, na palma de sua mão. Utilizando esse recurso tecnológico, sua empresa ficará cada vez mais próxima de uma gestão efetiva e de qualidade, analisando e controlando os principais indicadores de sucesso de um empreendimento.

Portanto, sonhe, imagine o futuro e veja aonde você deseja chegar. Certamente, não será fácil atingir os objetivos propostos, mas, com muito trabalho, dedicação e visão estratégica, será possível alcançar esse lugar. Não perca tempo, tenha coragem e realize os seus sonhos!

E aí, gostou do nosso artigo? Interessou-se pelo assunto? Então, nos siga no Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn e não perca nenhuma de nossas atualizações!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: