Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como fazer uma análise de dados eficiente?

Um fato que é fundamental para qualquer empresa que busca o sucesso é ser precisa em sua atuação no mercado e entender exatamente como fazer uma análise de dados que seja eficiente.

O cenário atual está bastante competitivo. Por isso, não se pode permitir que pequenos erros atrasem a produtividade e diminuam a eficiência do seu negócio. Um estudo prévio desses fatores é essencial, mas como fazer uma análise de dados eficiente?

A análise de dados fornece um ótimo suporte nessas questões, visto que facilita a tomada de decisões, como também permite ao gestor conhecer novas oportunidades para melhorar a sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba exatamente como fazer uma análise de dados efetiva! Continue a leitura e confira!

O que é a análise de dados?

Análise é o método de distinção das frações de um todo, com o foco de entendê-lo melhor. Ou seja, o estudo pode ser determinado como o exame detalhado de alguma questão.

Partindo desse entendimento, é possível dizer que a análise de dados é uma técnica minuciosa que se traduz na obtenção de grande volume de dados sobre algum tópico para um estudo posterior, a fim de conseguir soluções ou respostas.

Esse procedimento é bastante utilizado, sendo fundamental nas mais variadas áreas, como saúde, ciências sociais e negócios. Ele integra várias técnicas e tem diferentes tipos de abordagem.

Atualmente, os meios tecnológicos têm oferecido um excelente suporte a essa análise. Isso é devido ao fato de existirem softwares preparados para interpretar grande volume de dados, inserindo operações como a identificação de padrões ou de divergências — método conhecido como mineração de dados.

Além disso, a tecnologia também ajuda a facilitar o armazenamento estruturado de arquivos, criando grandes bancos de dados. Eles são responsáveis por melhorar e permitir maior eficiência em análises ou pesquisas.

No setor profissional, o estudo de dados é cada vez mais importante. Em resumo, ela é o uso das tecnologias da informação para identificar regras, tendências e padrões que possuem o poder de auxiliar na tomada de decisões corretas.

Como fazer análise de dados eficiente?

Primeiramente, é interessante lembrar que nenhuma análise de dados precisa ser feita em vão. Seu foco deve estar totalmente definido, ou seja, toda análise necessita de uma pergunta a ser respondida.

Esse fator precisa ser mensurável, relevante e claro. Elabore-o para que ele possa ajudar realmente na tomada de decisões, na solução de problemas ou na exploração de oportunidades.

A próxima medida é determinar as suas métricas. Como mencionado anteriormente, a análise de dados pode assumir variadas abordagens, alternando conforme o objetivo e o assunto.

Os dados podem ser qualitativos ou quantitativos. Neste, o resultado é numérico; naquele, são priorizadas características mais particulares. Essa espécie de dado é considerada a mais complexa de conhecer por contar com uma infinidade de variáveis. Podemos citar como exemplos as listas livres, as quais são feitas sem critério definido.

A tabulação de resultados é uma parte bem importante, com a atividade de organizar e ler as informações. Normalmente, os dados quantitativos são tabulados utilizando tabelas dinâmicas, que devem conter os campos de frequência (número de respostas de uma mesma alternativa) e porcentagem (relação entre as frequências).

Em relação aos dados qualitativos, é necessário uniformizar as respostas em categorias e depois fazer o mesmo método, incluindo frequência e porcentagem.

Outra dica é economizar o seu tempo. Determinados dados podem ser coletados por meio de fontes que estão disponíveis, o que aumenta a velocidade nos processos.

Escolha também um sistema de colaboração entre todas as pessoas envolvidas, a fim de evitar possíveis retrabalhos na coleta de informações. Um registro que possui as datas referentes à coleta e fontes de origem de dados auxiliará, consideravelmente, a validar as conclusões alcançadas no final.

Por fim, adote ferramentas de análise que sejam eficientes na hora de interpretar dados.

Como apresentar o material na empresa?

A tabulação dos dados reunidos — etapa fundamental para a análise — auxilia também quando for o momento da apresentação, já que permite a visualização eficiente dos dados. Para apresentá-los, é possível usar quadros, tabelas ou gráficos.

Ressalte-se que a apresentação vai muito além de apenas demonstrar os resultados obtidos. A principal meta é acrescentar uma nova conclusão sobre o assunto, algo que seja desconhecido até então.

Assim, é necessário debater esses resultados. Por qual motivo os resultados foram esses? Isso pode ser considerado um contratempo? O que eles significam? Como resolvê-los? Isso simboliza uma oportunidade? Como explorá-los?

A fim de que os resultados dessa análise de dados sejam argumentos fortes e coerentes, a recomendação é discuti-los com foco na literatura da área, confrontando ideias de outros profissionais e pesquisadores.

Um exemplo de análise de dados é uma pesquisa realizada pela CDW Healthcare com 150 instituições de saúde. Os encarregados pelas decisões das entidades responderam a perguntas em relação à forma de efetuação de uma operação de análise de dados nos hospitais. Um dos resultados constatados no estudo foi sobre as principais questões para essa implementação.

Quando foram organizados os resultados por ordem decrescente, constatou-se como principal motivador os crescentes custos na área da saúde, com 59% das entidades tendo apontado esse quesito; em seguida, o estímulo à adoção, com 44%; em terceiro, o cuidador responsável, com 41%; a lei de proteção ao paciente, com 36%; e, finalizando, com 31%, o sistema de pagamento “pago por desempenho”.

Essas notícias podem ser mostradas em um gráfico de barras. No tocante à discussão, esses dados disponibilizam um importante panorama da situação no setor da saúde no país, mostrando em que lugar devem ser concentrados os investimentos.

A análise de dados permite maior probabilidade de acertos nas tomadas de decisão. Reagir rápida e corretamente às alterações do mercado é essencial para conseguir destaque perante a concorrência.

É preciso escolher a mais eficiente metodologia para conseguir as respostas mais pertinentes para o seu negócio e, assim, transformar esses dados em estratégia.

Aposte na tecnologia como companheira para mostrar resultados mais claros e objetivos em sua área!

E aí, gostou do nosso artigo sobre como fazer análise de dados eficiente? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: