Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

agricultura sustentável

O que é a agricultura sustentável e qual a sua importância?

O setor agrário brasileiro movimenta milhões todos os anos. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele passa por atualizações contínuas. Uma das mais recentes é a migração para um modelo de agricultura sustentável.

Focado em otimizar o uso de recursos, reduzir o impacto ambiental das operações e garantir mais sustentabilidade em toda a cadeia de produção, a agricultura sustentável é uma das principais tendências do setor. Por isso, investir nas mudanças que permitam ao seu negócio atingir o padrão de qualidade necessário para estar alinhado com esse mercado é fundamental.

Se você quer saber mais sobre o tema e como migrar para a agricultura sustentável, confira o texto a seguir!

O que é a agricultura sustentável?

A agricultura sustentável é um modelo de agricultura que tem como principal foco minimizar o impacto das operações do negócio no meio ambiente. Para que isso seja possível, são realizadas melhorias no manuseio de materiais, investimento em novas tecnologias e atualização de processos. Dessa maneira, os times conseguem aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Por que investir nessa ideia é importante?

O mercado nacional e internacional tem passado por grandes mudanças nas últimas décadas. Elas criaram um ambiente de competição que demanda agilidade e flexibilidade das marcas: para se manter à frente da concorrência, é necessário atualizar rotinas, investir em TI e ter dados vinculados aos processos de tomada de decisão.

Essas mudanças também afetaram o setor agrário. E, além de ter a habilidade de executar projetos e investimentos com foco em inovação, também é importante se manter dentro de bons padrões de sustentabilidade. Afinal de contas, isso é algo que tem sido cobrado por governos e consumidores.

Hoje, o Brasil e outros países já contam com normas que obrigam o investimento em um modelo de agricultura sustentável. Para quem atua no mercado externo, por exemplo, muitas vezes é obrigatório estar em conformidade com rotinas de manuseio adequado de recursos. Já no mercado interno, um número crescente de pessoas está buscando marcas que tenham se certificado com práticas que respeitam o meio ambiente.

Em outras palavras, investir em um modelo de agricultura sustentável é investir no sucesso do seu negócio. A empresa terá ganhos como:

  • a habilidade de realizar um menor uso de recursos naturais e de matéria-prima, como fertilizantes;
  • maior competitividade a partir da valorização da marca como uma que apoia ações de sustentabilidade;
  • maior aderência com leis de sustentabilidade e padrões de qualidade do mercado brasileiro e internacional.

Como investir na agricultura sustentável?

Para investir em um modelo de agricultura sustentável as empresas precisam passar por grandes mudanças. Elas afetam o fluxo de trabalho, criam uma cultura de manuseio de materiais e reduzem desperdícios. Isso contribui para otimizar o ambiente de trabalho e minimizar o impacto de todas as rotinas no meio ambiente.

Confira os passos que são utilizados por empresas para migrarem para um modelo de agricultura sustentável!

Tenha boas práticas de manuseio de suprimentos

O manuseio de suprimentos é algo que faz parte do dia a dia de quem trabalha na agricultura. E, como muitas vezes esses processos envolvem produtos químicos, ele deve seguir rígidas regras de segurança. Mas, se feito da forma certa, também pode ampliar a habilidade de a empresa se manter em dia com as normas do mercado sobre sustentabilidade.

O ideal é que a empresa invista em uma rotina de manuseio de suprimentos que evita problemas (como vazamento de produtos químicos em cursos d’água) e desperdícios (como o vencimento de fertilizantes, sementes ou alimentos). Essas atividades devem ser alinhadas com todas as equipes e executadas com o apoio da TI. Assim, as chances de algum problema acontecer serão muito menores.

Tenha estufas inteligentes

As estufas inteligentes são uma aposta para quem precisa de estufas no dia a dia e quer otimizar a maneira como os recursos são gerenciados. Elas utilizam sensores, softwares e automação para garantir que nenhuma planta deixe de ter os recursos que precisa para sobreviver. Ao mesmo tempo, trabalham com algoritmos sofisticados para evitar desperdícios.

Estufas inteligentes também podem utilizar fontes de energia renovável (como a solar) para reduzir o seu impacto ambiental. Além disso, podem contar com materiais recicláveis na sua construção e empregar rotinas de reaproveitamento de recursos como a água. Assim, o seu uso se torna muito mais efetivo.

Aposte na Internet das Coisas

Uma das rotinas principais para quem quer ter uma agricultura sustentável é melhorar o uso de recursos como água e fertilizantes. Isso pode ser feito com o apoio da Internet das Coisas. Essa tecnologia trouxe, para o mundo agrário, sensores que permitem identificar, em tempo real, o nível de fertilizantes e umidade do solo.

A partir desses dados, os negócios conseguem reduzir desperdícios e maximizar a habilidade dos times de sempre utilizarem apenas a quantidade de suprimentos necessária. Ou seja, o impacto ambiental das operações cairá para o menor possível. Ao mesmo tempo, os custos para manter o negócio funcional serão mais baixos, ampliando a lucratividade.

Adote um sistema de gestão integrada

Os sistemas de gestão integrada são ferramentas fundamentais para quem pretende otimizar rotinas internas e avaliar como melhorar o uso de recursos. Eles centralizam os dados administrativos da empresa e ajudam times a entender melhor o impacto das suas decisões. Além disso, permitem que equipes trabalhem com maior nível de integração.

No ambiente da agricultura sustentável, esses fatores são vistos como cruciais para ajudar o negócio a compreender como otimizar o uso de recursos. Afinal de contas, a empresa terá uma visão completa sobre o estado da cadeia operacional. Assim, será mais fácil avaliar os locais e como ampliar o nível de sustentabilidade do negócio.

A agricultura é uma área da economia marcada pelo alto nível de competitividade. Quem trabalha no setor precisa se manter atento às novidades tecnológicas e às tendências do mercado. Isso garante mais habilidade para se antecipar diante da concorrência e sempre conseguir atender às demandas do mercado.

Nesse sentido, investir em um modelo de negócios orientado pela agricultura sustentável pode ser uma ótima escolha. Afinal, essa estratégia garante melhor uso de recursos, um ambiente mais eficiente e alinhado com os padrões do mercado. Por isso, não deixe de integrar práticas de cuidado com o meio ambiente no seu dia a dia!

Gostou da nossa dica? Então, assine já a nossa newsletter para receber as novidades do blog!