Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Agricultura 4.0

Agricultura 4.0: entenda como o setor está se tornando cada vez mais tecnológico

A transformação digital é uma tendência marcada pela sua presença em vários setores. No agrícola, por exemplo, ela está mudando todos os processos de gestão e manipulação de informações. Esse processo de digitalização de rotinas ganhou o nome de Agricultura 4.0.

A Agricultura 4.0 é marcada pela automação, o uso intensivo de dados e o alto custo-benefício de todas as rotinas. Apoiadas nela, empresas podem melhorar o seu fluxo de trabalho, entender melhor o que pode ser feito para atingir maior produtividade e serem mais competitivas. Além disso, a digitalização garante a previsibilidade necessária para fazer negócios nesse setor.

Se você quer saber mais sobre a Agricultura 4.0 e como migrar para ela, leia o texto a seguir!

O que é a Agricultura 4.0?

A Agricultura 4.0 pode ser definida como a digitalização dos processos do setor agrícola. Assim como a Indústria 4.0, ela é marcada por grandes investimentos em ferramentas tecnológicas. Eles buscam digitalizar e automatizar rotinas, integrando a TI em áreas em que, tradicionalmente, ela não estava presente.

O investimento na Agricultura 4.0, portanto, é marcado por uma grande mudança na cultura do ambiente de trabalho. Os times terão conhecimentos de ponta para manusear, otimizar e aproveitar os benefícios de um fluxo de trabalho automatizado e rico em dados. Isso permitirá atingir melhores resultados e sempre ter uma rotina de alta performance.

Quais as inovações dessa tendência?

A Agricultura 4.0, como apontamos, é marcada por uma grande presença da TI no fluxo de trabalho. Confira a seguir quais são as inovações tecnológicas que fazem parte dessa tendência!

Uso do Big Data e do BI

A análise de dados é um ponto básico de qualquer setor que está em dia com a transformação digital. Para entender como automatizar rotinas, que decisões de planejamento tomar e que investimentos fazer, todo gestor precisa de informações de qualidade. Além disso, deve contar com meios para torná-los valor agregado para a companhia.

Nesse sentido, o Big Data e os softwares de BI são fundamentais para otimizar o uso de informações na Agricultura 4.0. Essas soluções são a base para equipes identificarem tendências, avaliar o impacto de decisões e entender o que fazer para lidar com as demandas de consumidores. Por isso, não deixe de contar com elas na sua jornada digital.

Implementação de sensores da Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma das principais tendências relacionadas à transformação digital. Os sensores da IoT permitem a negócios ter mais dados sobre o seu fluxo de trabalho. Ao mesmo tempo, facilitam a automação de rotinas.

Na Agricultura 4.0, por exemplo, a Internet das Coisas pode ser utilizada para otimizar o ambiente em que animais são criados. A partir da análise em tempo real de todos os locais em que eles se encontram, ajustes podem ser feitos na distribuição de alimentos, água ou nos sistemas de refrigeração. Isso garante o bem-estar de todos os animais da empresa.

Já nas plantações, a Internet das Coisas otimiza o uso de todos os recursos necessários para criar um produto. O nível de nutrientes e água do solo será mensurado continuamente. Assim, a empresa poderá aplicar apenas a quantidade de água e fertilizantes necessária, otimizando os seus gastos.

Internet 5G

Para garantir que a Internet das Coisas esteja presente até mesmo nos locais mais remotos sem exigir grandes investimentos em infraestrutura de rede, a internet 5G será crucial. Ela tem como maior novidade a possibilidade de enviar e receber grandes quantidades de informações de maneira contínua. Além disso, traz as bases para um número muito maior de aparelhos conectados simultaneamente.

No ambiente agrícola, isso será fundamental. Afinal de contas, quanto maior a plantação, maior a necessidade de rede que suporte vários aparelhos enviando e recebendo dados continuamente. E, como o leilão do 5G já foi realizado, quem trabalha nesse setor já pode começar a preparar os seus investimentos.

Rastreamento de cadeia de fornecedores

As mudanças que afetaram o setor agrícola nos últimos anos não estão afetando apenas o nível de tecnologia existente no fluxo de trabalho da área. Elas também estão ampliando a necessidade de negócios atentarem-se ao seu impacto ambiental. Isso vale tanto para as atividades internas quanto as dos fornecedores.

Afinal de contas, negócios devem garantir que toda a sua cadeia operacional esteja bem estruturada, seguindo boas práticas de manejo ambiental. A tecnologia, nesse cenário, está representando um papel de destaque: novas soluções, baseadas em blockchain, permitem o rastreamento otimizado de toda a cadeia operacional, reduzindo as chances de que atividades que fiquem fora da política de compliance interna aconteçam sem a fiscalização necessária.

Como os sistemas de gestão integrada ajudarão a Agricultura 4.0?

A transformação de qualquer setor em um ambiente digitalizado demanda um investimento maciço em boas práticas de gestão. Isso só pode ser feito se os times tiverem acesso aos dados certos, ou seja, a uma boa ferramenta de gestão integrada. Ela garante aos profissionais os recursos necessários para sempre estar à frente da concorrência e, ao mesmo tempo, compreender os pontos básicos para avaliar que caminhos seguir para digitalizar o seu dia a dia.

Ferramentas de gestão centralizam dados e integram equipes. Isso ajuda os profissionais a entender que áreas precisam de investimentos prioritários, quais áreas necessitam de melhorias e como projetos devem ser organizados. Portanto, não é errado ver o investimento em um ERP como algo estratégico para quem quer fazer parte da Agricultura 4.0.

O setor agrário é um dos mais importantes para a economia brasileira. Para se manter competitivo, profissionais da área apostam em novas tecnologias e melhores práticas de gestão. Elas ajudam a entender com precisão as áreas que precisam de melhorias e otimizam os custos operacionais.

Os investimentos que levaram à modernização do setor agrário criaram a Agricultura 4.0. Nesse sentido, quem não se atualiza pode perder competitividade e deixar de fazer negócios. Por isso, não deixe de adotar as tecnologias que indicamos neste artigo para tornar a sua empresa agrícola mais competitiva!

Quer saber mais sobre como sistemas de gestão podem te deixar mais alinhado com as tendências da Agricultura 4.0? Então, fale com os nossos especialistas!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: