Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

O que é inovação e novo produto? Conceitos e diferenças

Criar um produto não significa inovar — um exemplo de desenvolvimento de produto poderia ser novas variações de sabor de uma gama de artigos existente. Este processo requer um pensamento inovador mínimo, uma vez que nenhum novo ingrediente ou método é necessário. Com isso, será que você realmente sabe o que é inovação?

A inovação do processo não é o desenvolvimento de produtos, pois não entrega um novo item ao mercado. Ela pode ajudar a fornecer uma solução melhor para atender aos requisitos existentes ou novos, como, por exemplo, um tipo diferente de processo térmico que prolonga a vida útil sem afetar negativamente os parâmetros de qualidade do produto.

Esta inovação de processo oferece uma vantagem competitiva para o negócio, que é difícil ou dispendioso para outros serem replicados — especialmente se houver propriedade intelectual associada ao desenvolvimento da técnica —, mas não entrega novos produtos nas prateleiras.

Tanto a inovação quanto o desenvolvimento de um novo produto são aspectos muito importantes dentro de uma empresa. E, para lhe ajudar a entender o que é cada um deles e saber diferenciá-los, escrevemos este post! Se interessou? Então, continue a leitura!

O que é inovação?

A inovação é um processo definido por meio da implementação de novas ideias capazes de agregar valor a uma organização. Isso está relacionado com a criação de um novo serviço, sistema ou processo, ou com o aprimoramento dos existentes. Ela também pode assumir a forma de dar continuidade a um serviço, sistema ou processo ineficiente ou desatualizado.

A inovação também pode ser um empreendimento de grande escala onde um novo produto ou serviço, como o Google, mudou fundamentalmente como fazemos negócios. Além disso, ela pode ser uma iniciativa interna de baixo custo, como melhorar um processo em seu negócio que vai levar a economias nos esforços.

A inovação abrange várias possibilidades:

Inovação de produtos

Produtos inovadores são aqueles que substituem ou desenvolvem ofertas atuais. Eles transformam alguns hábitos dos usuários, fornecendo novos recursos ou outras vantagens que permitem executar tarefas de um jeito mais eficiente e simplificada.

Os exemplos clássicos incluem a lâmpada elétrica, o iPod e os sistemas de navegação por GPS. Além de introduzirem opções com mais novidades para os clientes — que rapidamente se tornaram amplamente exigentes no mercado —, eles geraram lucros significativos para seus fabricantes.

Inovação do processo

Antigamente, produtos como o leite eram entregues porta a porta, mas isso era em uma época em que as pessoas costumavam estar em casa para recebê-lo e armazená-lo da forma correta.

Atualmente, existem empecilhos que impedem que um entregador chegue de porta em porta para efetuar esse tipo de entrega, e, também, há a possibilidade de não haver ninguém em casa para receber o produto.

Pensando nisso, foram desenvolvidos novos processos, como disponibilizar o leite em lojas físicas — como padarias e supermercados —, para deixar que os clientes comprem o que necessitam na hora em que preferirem.

Inovação do modelo de negócios

Mesmo que os novos produtos e serviços inovadores sejam utilizados com frequência para otimizar o desempenho das organizações, muitas vezes o modelo de negócios já existente se torna antiquado e acaba demandando uma mudança bastante significativa. Um exemplo é o aumento do uso de cuidados domiciliários em vez de cuidados hospitalizados.

Inovar o modelo de negócios é uma necessidade crescente, estimulada pela grande demanda por estruturas de negócio ágeis, e isso, por sua vez, é conduzido pela progressiva velocidade de mudança no mercado.

O que é um novo produto?

O desenvolvimento de produtos, também chamado de gerenciamento de novos produtos, é uma série de etapas que incluem conceituação, design, o desenvolvimento em si e a comercialização de artigos ou serviços recém-criados ou recém-mudados.

O objetivo do desenvolvimento do produto é cultivar, manter e aumentar a participação de mercado de uma empresa, satisfazendo a demanda do consumidor. Nem todos os produtos apelarão para cada cliente ou base de clientes, portanto, definir o mercado-alvo para um item é uma ação crítica que deve ocorrer no início do processo de desenvolvimento do produto.

A pesquisa de mercado quantitativa deve ser realizada em todas as fases do processo do projeto, inclusive antes de o produto ou serviço ser concebido, enquanto ele está sendo projetado e após o seu lançamento.

A criação de um novo produto é um processo que envolve quase todos os departamentos da organização. Muitas empresas criam uma equipe de desenvolvimento de produtos. A equipe inclui representantes do departamento de compras, pesquisa e desenvolvimento, área de produção, contabilidade e marketing.

Qual a diferença entre a inovação e um novo produto?

Inovar não depende da criação de novos produtos, muitas empresas são consideradas inovadoras sem que tenham lançado qualquer produto no mercado! Elas simplesmente otimizaram seus processos e criaram uma forma de fazer a mesma coisa.

Tome como exemplo a gigante Coca-cola: seu carro-chefe continua o mesmo, mas a empresa vem se inovando em diversos pontos, como marketing, embalagem, processos internos, etc.

A inovação, portanto, é uma forma de pensar, uma filosofia empresarial na qual as empresas estão sempre buscando formas mais eficientes de enxergar os problemas antigos. Trata-se de uma atitude de não conformismo em fazer mais do mesmo. Já a criação de um novo produto é totalmente independente, mas que pode ser resultado da implantação de uma cultura inovadora na sua empresa.

Criar um produto é muito simples. Afinal, você pode lançar no mercado praticamente qualquer coisa, porém, o sucesso dependerá simplesmente se ele faz mais do mesmo ou se oferece novas soluções para o seu público-alvo.

Por essa razão, consideramos crucial entender o que é inovação e diferenciá-la de um produto novo. Infelizmente, há muitas empresas que não entenderam o potencial desse conceito e acreditam, erroneamente, que ter um novo produto no mercado vai gerar milagres e resultados incríveis de uma hora para outra!

E aí? Você também acha importante diferenciar esses dois conceitos? O que você tem produzido em termos de inovação dentro da sua empresa? Conte para a gente aqui nos comentários! Nó vamos adorar fazer essa troca de experiências!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: