Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Agile Team: quais as funções do Scrum Master em métodos ágeis?

Já podemos adiantar que esse profissional se dedica a facilitar o processo, maximizando os resultados do time de Scrum ao direcionar seu conhecimento e suas habilidades para a gestão de pessoas. O Scrum Master auxilia tanto o Product Owner como os membros do time de desenvolvimento a serem mais assertivos na realização de suas tarefas. Sua maior responsabilidade está em remover obstáculos para que toda a equipe desempenhe seu papel da melhor maneira possível.

Ficou curioso para descobrir mais sobre as funções do Scrum Master? Então continue acompanhando nosso post:

Expansão do conceito

Na prática, ainda que trabalhar como um facilitador possa ser uma boa definição, isso não é tudo o que um Scrum Master faz. Se assim fosse, esse profissional poderia atuar em múltiplas equipes ao mesmo tempo, por exemplo.

De fato, há uma corrente que defende que um bom Scrum Master pode trabalhar com vários times simultaneamente, entretanto, um grande Scrum Master trabalhará apenas com uma. Isso significa, em outras palavras, que pode até ser possível obter sucesso trabalhando em equipes de projetos distintos, mas nesse caso não será praticável alcançar um resultado extraordinário como Scrum Master.

Expandindo então a definição de Scrum Master, podemos afirmar que esse profissional é um líder, mas também um servo, que ajuda os membros da equipe a serem responsáveis por si mesmos de acordo com quaisquer que tenham sido os compromissos assumidos.

Características do líder

Um líder servo precisa contar principalmente com os seguintes atributos: colaboração, confiança, empatia e uso ético do poder. Percebeu como não há menção à capacidade de gestão? Isso porque liderar não é o mesmo que gerenciar (papel de um gerente de projetos, por exemplo)!

Mas, afinal, se o Scrum Master não é o responsável por gerenciar a equipe ágil, quem o faz? Pois essa é uma das principais características e, ao mesmo tempo, uma das maiores dificuldades do Scrum: o Agile Team é autogerenciável! E isso nos leva diretamente ao próximo tópico.

Responsabilidade da equipe

Dizer que uma equipe é responsável perante si mesma implica afirmar que todos os membros se autogerenciam. Essa dinâmica de trabalho é muito importante para as equipes ágeis em geral, pois minimiza a ocorrência de estresse e atritos desnecessários. No caso, o objetivo não é exigir a prestação de contas da equipe, mas muito pelo contrário: espera-se que a pessoa responsável faça seu trabalho, se preciso, identificando os ofensores e trabalhando em conjunto para superar os obstáculos.

Atuar com base na política de prestação de contas significa delegar a alguém uma tarefa e simplesmente esperar que ela seja concluída. Quando essa é a filosofia de trabalho, o membro da equipe não se sente realmente integrado, mas sim como um mero empregado, sempre à espera de que uma nova atividade lhe seja repassada. É apenas um fazedor de tarefas.

Isso não acontece no Agile Team do Scrum. E é aí que entra o papel do Scrum Master, cuja atuação se fundamenta, sobretudo, em auxiliar. A palavra-chave de seu trabalho é ajudar. O Scrum Master não faz, ele apenas presta suporte à equipe para que seus membros desenvolvam as tarefas por si próprios.

Compromissos assumidos

Vale chamar sua atenção ao fato de que o Scrum Master não é responsável por ajudar a equipe a lidar com compromissos externos, mas sim a atender aos compromissos assumidos perante o projeto. Isso pode significar trabalhar de forma a remover qualquer impedimento que se oponha aos trabalhos da equipe, estimulando a criação de um ambiente altamente colaborativo entre os participantes do Scrum Team, garantindo que as entregas sejam claramente cumpridas e prevendo possíveis ameaças que possam impactar no produto.

Finalmente, a questão de focar nos compromissos assumidos não se restringe à entrega do estritamente combinado, mas também à inclusão do maior valor possível ao produto, elevando o padrão de qualidade bem como a produtividade do Agile Team.

Em síntese, o Scrum Master é responsável por garantir que o trabalho do time esteja em consonância com os valores, as práticas e regras do Scrum. Ele ajuda a equipe e a administração a adotarem e seguirem o Scrum, ensinando e treinando os profissionais a serem mais produtivos e produzirem resultados de maior qualidade. O Scrum Master basicamente ajuda o time a compreender e usar a autogestão.

Assim, diferentemente do que se espera de um gerente de projetos (que se encarrega do gerenciamento da equipe ao longo de todo o ciclo de vida do trabalho em questão), o Scrum Master não cobra resultados, nem se detém a controlar veementemente a produtividade do time, mas concede aos colaboradores a devida autonomia para que desempenhem bem seus papéis, fornecendo a ajuda necessária sempre que preciso.

Por essas características, o Scrum Master deve estar presente continuamente, fazendo-se disponível sempre que necessário tanto para o time de desenvolvimento como para o Product Owner. Somente dessa maneira será capaz de conhecer os obstáculos que se opõem ao trabalho da equipe, bem como prever problemas que possam se impor futuramente. Assim conseguirá, rapidamente, tomar ações para removê-los antes que ameacem a meta do sprint.

Como você certamente pôde observar, a rotina diária de um Scrum Master é cheia de desafios e repleta de muito trabalho, sendo necessário, para dar conta do recado, usar diferentes técnicas e possuir certas habilidades. Só assim conseguirá atingir aquele que é seu objetivo final junto ao Agile Team: entregar valor ao negócio!

Agora comente aqui e compartilhe suas impressões conosco! Você por acaso já conhecia todas essas funções e responsabilidades do Scrum Master em métodos ágeis? Sabe de mais algum detalhe que gostaria de acrescentar? Participe da conversa e enriqueça nosso conteúdo! E que tal aproveitar para conferir este nosso outro post e aprender por que deve investir em metodologias ágeis agora mesmo?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: