Vantagens de uma empresa contratar um consultor autônomo
A dinâmica mercadológica exige que as empresas sejam cada vez mais competitivas, produzindo mais soluções com menos recursos, certo? Pois uma maneira de fazer com que a organização se desenvolva sem comprometer as finanças é contar com um consultor autônomo, um profissional que pode contribuir — e muito! — com a estratégia empresarial, mesmo sem fazer parte integral do time.
Mesmo empresas que já contam com esse tipo de serviço podem fazer uso de um consultor autônomo para projetos específicos ou, ainda, para áreas onde há escassez de profissionais — como meio ambiente, TI e gestão de crises, por exemplo. Mas quais são as reais vantagens de ter esse profissional atuando em parceria com sua empresa? Pois é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então confira:
Conhecimento e experiência que você não tem
O principal objetivo da contratação de uma consultoria é ter a seu dispor um know-how que a empresa normalmente não tem. É o que diz o Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014, da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Segundo o documento, conhecimento e experiência são os itens mais buscados em uma consultoria, respondendo, respectivamente, a 84,3% e 83,9% das intenções dos clientes, sendo que as áreas que mais demandam os serviços de consultoria estão ligadas ao planejamento estratégico organizacional.
Flexibilidade de atuação para você e para o consultor
Como a presença do consultor na empresa nem sempre é necessária, existe uma maior flexibilidade de atuação para ambas as partes. Assim, enquanto você economiza no espaço físico e na estrutura de suporte — como computador, materiais de escritório e assim por diante —, o consultor pode atender a mais de um cliente por vez. Dessa forma todos saem ganhando.
Custo reduzido em comparação à contratação
Ter um funcionário para desenvolver uma atividade que não consome sua carga horária total, ainda que por prazo determinado, pode não ser vantajoso para a empresa, pois nesse caso passam a existir encargos financeiros, tributários e trabalhistas. Já na contratação de um consultor autônomo você sabe exatamente quanto vai pagar, durante quanto tempo e por quais resultados, facilitando sua tomada de decisão em relação ao investimento.
Sem necessidade de treinamentos
Manter o capital intelectual da sua empresa em dia exige investimentos em treinamentos e capacitações constantes, o que nem sempre é possível, ainda mais em tempos de crise financeira. Ao contratar um consultor autônomo você não se preocupa com nada disso, afinal, o próprio profissional investe na sua carreira para poder oferecer um serviço de excelência para seus clientes. Além disso, com essa alternativa você dispõe de um conhecimento imediato, que pode significar o time-to-market para sua empresa se destacar de vez no mercado.
Garantia de bons resultados
Quando você contrata um profissional em regime CLT, fazendo com que ele se torne um funcionário da empresa, por mais que haja metas a serem atingidas, você não pode simplesmente deixar de pagá-lo pelo não cumprimento dessas metas, não é mesmo? Em contrapartida, quando um consultor autônomo é contratado, ele tem a obrigatoriedade de gerar resultados de acordo com o contrato de prestação de serviços, ou seja, assim você tem total garantia de que vai ser recompensado pelo investimento feito.
Não parece vantajoso? E sua empresa, já experimentou os serviços de um consultor autônomo? Que tal comentar aqui e nos contar sua experiência? Participe!