Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

project builder

Saiba como o software da Project Builder te ajuda a executar o projeto certo do jeito certo

Conduzir um projeto seguindo todas as suas etapas, do início ao fim, é um trabalho muito mais complexo do que se imagina. Desenvolvido por quem conhece a profundidade desse processo, o software da Project Builder dispara como uma das opções mais eficientes do mercado.

Você tem ciência da importância de escolher o projeto certo? Sabe o quanto um bom software de projetos pode protagonizar a operacionalização do planejamento?

Neste artigo, explicamos como a solução da Project Builder ajuda as empresas a fazerem o projeto de forma correta e efetiva. Acompanhe!

Como o Project Builder ajuda na escolha do projeto?

Escolher o trabalho certo a ser feito é extremamente importante para um escritório de projetos. Quando se decide pela opção ideal, as chances de sucesso da gestão só tendem a crescer.

Essa combinação é tão fundamental quanto o encontro com o cliente que está disposto a comprar o projeto. Uma decisão errada pode representar um caminho sem volta, permeado por retrabalhos, atrasos e dificuldades em garantir a solução desejada para o problema que se quer resolver.

Em vários casos, a escolha equivocada é sinônimo de muito trabalho para poucas pessoas ou recursos escassos. O projeto errado em um momento inoportuno também abre portas para o desperdício de recursos e problemas com a alocação da equipe.

Diferenciais

Sabendo disso, os profissionais responsáveis pela inteligência do Project Builder desenharam um software que se destaca em relação ao mercado justamente pela parte estratégica. Uma de suas funcionalidades inclui gráficos de bolhas para a seleção de projetos e propostas.

Os projetos podem ser criados com os critérios e indicadores do sistema, acompanhados por uma pontuação adequada, gerando uma matriz por meio de um gráfico de bolhas. Nele, é possível visualizar as propostas ou projetos que estão mais aderentes aos objetivos estratégicos da companhia.

Há uma visão quantitativa para definir qual projeto vale mais a pena e onde o orçamento será alocado. Isso acontece no “achismo” muitas vezes, mas, com uma ferramenta direcionada, você consegue criar um processo interno e tomar uma decisão baseada em informações valiosas.

O Project Builder ajuda a selecionar e executar o projeto certo. Desenhado com esse intuito, ele fornece a possibilidade de categorização do portfólio e análise de projetos passados, por meio de um histórico rico em informações para tomadas de decisões.

Graças aos registros de lições aprendidas, dificuldades e complexidades, fica muito mais fácil para o gerente tomar decisões quanto aos trabalhos atuais.

Qual é a importância de usar um software de gestão de projetos na empresa?

Como você deve saber, a utilização de uma solução informatizada traz ganhos incríveis para a gestão de projetos. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas possibilidades, o trabalho manual vai sendo superado em diversas etapas.

Como resultado, a execução operacional pode ser muito mais produtiva. Por outro lado, o ganho com a otimização do tempo é capaz de, inclusive, estimular a equipe a investir mais horas em soluções cada vez mais inteligentes.

Índice de Realização

Exemplo disso é o Índice de Realização (IR) presente no Project Builder, que analisa o escopo a partir de várias bases comparativas. O recurso permite que o gerente de projetos tenha uma boa gestão de escopo, verificando se as atividades previstas estão sendo entregues conforme o previsto.

Ao longo do caminho, é possível observar os gargalos e as atividades mais importantes, gerenciando melhor o tempo para evitar imprevistos desagradáveis. Analisando o caminho crítico do projeto, você visualiza as atividades que estão a ponto de atrasar e comprometer toda a entrega do projeto.

Assim, consegue-se fazer um bom gerenciamento do tempo e o projeto acaba cercando tudo isso. Com relação aos custos e às receitas, o controle ocorre a partir da comparação dos gastos registrados com os valores previstos.

Por que o Project Builder é útil para a execução do projeto certo?

Um dos grandes benefícios de usar o Project Builder na execução dos projetos está ligado à inteligência estratégica. Isso porque o software propicia uma atuação 100% alinhada com a companhia, de acordo com o plano cadastrado, as metas e os objetivos inseridos.

Propostas com workflow de aprovação

Nesse pacote de vantagens, podemos incluir as propostas com workflow de aprovação e a criação de indicadores para pontuar as ideias de projetos. Além disso, é feita uma priorização para atrelar os projetos e as propostas, bem como a avaliação das metas e dos objetivos estratégicos da companhia.

Visão geral e indicadores

Quando parte do olhar do gestor, o projeto acaba sendo ruim a longo prazo. Adotando a priorização, a proposta de projeto, os estudos quantitativos (e qualitativos) e a viabilidade, por outro lado, é possível ter uma visão geral e utilizar os critérios de indicadores criados.

Além disso, o Project Builder dispõe de vários indicadores de controle de prazo e custo para o valor agregado. Eles são utilizados para a verificação do andamento das despesas, da saúde financeira e da entrega do projeto.

O custo pode ser considerado em termos de recursos humanos ou gerais, como deslocamentos e viagens. A base comparativa do software permite que o usuário acompanhe como o orçamento está sendo gasto, sem falar que o módulo de gestão de equipe colabora para uma melhor distribuição dos membros, evitando que os colaboradores fiquem ociosos.

Redução dos impactos financeiros e de qualidade

Para minimizar os impactos financeiros ou de qualidade, o Project Builder conta com uma abordagem voltada à gestão de riscos, antecipando-os. Toda a comunicação é realizada na plataforma, com sinalizações de possíveis mudanças antes que os problemas ocorram.

Como resposta ao dinamismo oferecido ao portfólio de projetos, tem-se uma gestão mais propícia à boa execução e ao controle, em um programa que se adapta rapidamente aos processos de acordo com a realidade do cliente.

Antes mesmo do termo de abertura, já existe uma série de fatores que precisa ser discutida e considerada, como:

  • a clareza da justificativa;
  • a definição de objetivos, das pessoas envolvidas no projeto e dos stakeholders;
  • os riscos;
  • as premissas e restrições.

Com prazo, data de início e encerramento e custos definidos, o gerente está liberado para desenvolver o planejamento e a estrutura analítica do projeto. Ele deve gerenciar o escopo e o tempo de dimensionamento das atividades entre o time.

Um software que falha no acompanhamento dessas partes ou não explora a dinâmica entre elas pode deixar muito a desejar.

Na Project Builder, nossos profissionais especializados podem ajudar você a traçar uma estratégia de Gestão de Projetos focada em resultados. Agora é sua vez de decidir: assista nosso vídeo de demonstração agora mesmo e tire suas dúvidas!

Carlos Junior

Carlos Junior, PMP, engenheiro mecânico, mestrando em engenharia mecânica e Sócio da Project Builder. Atualmente atua como diretor de marketing e vendas, e é responsável por todos os conteúdos da Project Builder.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-d-junior/

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2019 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: