Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Novo Editar EAP: gráfico de gantt, caminho crítico e planejamento facilitado no Project Builder

Agora é real: acabamos de lançar uma importante funcionalidade que mudará definitivamente como nossos clientes lidam com a estrutura analítica de projetos e com os cronogramas em si. A partir de agora, com o novo Editar EAP, será possível, em uma única página, realizar todas as operações de edição de EAP e de componentes. Essa facilidade permitirá uma experiência completamente nova para o planejamento — e o replanejamento — de projetos, em um formato muito semelhante ao Project da Microsoft (MS Project), mas com a diferença de ser feito diretamente no navegador. Essa é uma importante virada tecnológica do Project Builder, que abre um amplo e promissor caminho para a evolução da plataforma como um todo.

E para apresentá-lo adequadamente a essa novidade, separamos aqui, neste post, os principais pontos que essa evolução trará, como um guia rápido para explorar o máximo desse novo componente. Então vamos lá?

 Acesso ao grid de planejamento

Para ter acesso a essa funcionalidade, basta acessar a página dos detalhes do projeto e clicar no ícone calendário, chamado Editar EAP.

novo-editar-eap-grafico-de-gantt-caminho-critico-e-planejamento-facilitado-no-project-builder-1

Feito isso, sua próxima tela será o novo Editar EAP.

novo-editar-eap-grafico-de-gantt-caminho-critico-e-planejamento-facilitado-no-project-builder-2

O menu do recurso está estruturado da seguinte forma:

setas1: permitem navegar no gráfico de gantt, indo para a esquerda ou para a direita;

setas2: permitem comprimir ou expandir as atividades em fases ou vice-versa;

lupas: permitem dar zoom in ou zoom out no gantt;

setas3: permite dar o zoom necessário para adequar o tamanho da visualização à tela;

caber: as setas na diagonal permitem colocar no modo tela cheia;

fogo: evidencia o caminho crítico no gráfico de gantt;

novo:permite criar um novo componente;

del: remove o componente selecionado;

identar: permitem indentar ou recuar um nível de atividade.

Decomposição da EAP

Para iniciar a criação de uma EAP completamente do zero, comece clicando no ícone “+”. Quando pelo menos um componente já existir na EAP, você poderá selecioná-lo com o botão direito para acessar os detalhes e, caso seja necessário, alterar nome, datas previstas, duração, calendário, predecessores e descrição. Nesse momento, pode-se também adicionar um componente no mesmo nível ou abaixo e até remover totalmente tal componente. Além disso, é possível alterar todas essas informações diretamente no próprio grid, utilizando a célula correspondente.

Modificação

Com o novo Editar EAP será possível decompor a estrutura analítica de projetos, definir datas das atividades e criar dependências, tudo na mesma tela. Essa possibilidade de modificação torna o planejamento das atividades muito mais ágil, assim como o replanejamento, se for o caso.

Confirmação

Outra importante evolução trazida pela ferramenta é a não necessidade de confirmação de alterações. Assim, ao sair do campo, a atividade já é automaticamente salva no PB, impedindo que a informação se perca ou exigindo a espera de qualquer tipo de processamento para dar continuidade aos trabalhos.

Dependência

Com essas novas funcionalidades, a criação de dependência também se torna muito mais simples, sendo necessário apenas editar a coluna dos predecessores informando o ID da atividade sucessora e o tipo da dependência — FI: Fim para Início; II: Início para Início; FF: Fim para Fim; IF: Início para Fim —, utilizando as mesmas siglas já usadas no MS Project, além de + ou – para definir lag positivo ou negativo. Assim que a dependência é definida, já fica visível no gráfico de gantt.

Outra opção para a definição de dependência é simplesmente clicar sobre o componente com o botão direito e acessar a opção para sua definição. Aí é só delimitar as dependências e seus respectivos tipos.

Visualização e caminho crítico

novo-editar-eap-grafico-de-gantt-caminho-critico-e-planejamento-facilitado-no-project-builder-3

Toda modificação feita nos componentes da estrutura analítica fica visível do lado direito, onde se vê o gráfico de gantt sendo efetivamente montado. Nessa fase, a função “ajustar para caber” ajusta o zoom para mostrar todo o cronograma na mesma tela, enquanto o opção de “mostrar caminho crítico” evidencia em vermelho as atividades que fazem parte do caminho crítico.

novo-editar-eap-grafico-de-gantt-caminho-critico-e-planejamento-facilitado-no-project-builder-4

No gráfico de gantt também é possível editar facilmente a duração das atividades, apenas arrastando a barra correspondente à operação.

Simplificação do replanejamento

Um dos grandes focos do componente é facilitar o replanejamento dos projetos, concentrando, em uma única tela, operações que antes exigiam mais de um plano de visualização. Juntou-se, dessa forma, a experiência relacionada ao replanejamento do cronograma, a dependência e a duração em um único espaço, com a colaboração que só uma aplicação web permite.

O Editar EAP foi criado baseando-se nas necessidades dos nossos clientes, que sabem muito bem que, à medida que a gestão de projetos evolui dentro da companhia, cresce também a necessidade de torná-la mais dinâmica e ágil. Assim, é preciso garantir que as datas, as informações e os efetivos resultados sejam entregues para as pessoas certas da melhor maneira possível.

Estamos à disposição para receber feedbacks e deixar essa ferramenta — assim como todas as demais funcionalidades do Project Builder — ainda mais adequada para as necessidades dos nossos clientes. Então aproveite para nos contar agora mesmo o que você achou do Novo Editar EAP! Clique aqui e nos envie suas opiniões! Participe!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: