Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Gestão de projetos na indústria 4.0

Gestão de projetos na indústria 4.0: saiba como deve ser feita

As indústrias 4.0 contam com inúmeros projetos que são executados para a criação de novos produtos, implementação de tecnologia, desenvolvimento de formas inovadoras de gestão, implantação de linhas de produção, entre outros. Um gestor especializado nessa área fica responsável pelo sucesso das atividades e deve gerenciar as equipes estando sempre ciente de tudo o que ocorre dentro das fábricas.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona a gestão de projetos na indústria 4.0, mostrar por que ela é importante e como deve ser feita de forma eficiente e assertiva. Além disso, vamos falar sobre a importância de fazer os gerenciamentos de forma eficiente e assertiva na indústria 4.0 e listar as principais dicas que podem ajudar.

Gostaria de saber mais sobre gestão de projetos na indústria 4.0? Acompanhe a leitura deste artigo!

Entenda o que é a gestão de projetos na indústria 4.0

Muitas mudanças aconteceram em todas as áreas das indústrias nos últimos anos, mas as revoluções industriais se destacaram pelas alterações estruturais. A indústria 1.0 foi um fenômeno que ocorreu no final do século XVIII com a chegada das primeiras máquinas e dos trabalhadores. Depois, no século XIX teve início a indústria 2.0, marcada pelo progresso científico e pelas primeiras linhas de montagem.

A indústria 3.0 foi impactada pela eletricidade e tecnologia da informação após a 2ª Guerra Mundial, quando profundas transformações foram iniciadas. Por fim, a indústria 4.0 chegou nas últimas décadas com a automatização de tarefas, iniciativas de digitalização, conexão de máquinas, redes inteligentes, sistemas de gerenciamento integrados, gestão de projetos e outros conceitos.

O gerenciamento de projetos é um conjunto de atividades que visa a gestão de tarefas complexas no mundo corporativo por um gestor especializado. Ele avalia produtividade, tempo, qualidade, custos, desempenho dos colaboradores, entre outras questões. Várias ferramentas são aplicadas junto a uma série de conhecimentos e habilidades do profissional responsável contratado pela organização.

Portanto, a gestão de projetos é uma competência estratégica que deve ser utilizada para a produção de resultados excelentes. Ela é fundamental para que as indústrias continuem competitivas no mercado e superem a concorrência. Os gerentes fazem a divisão dos planejamentos em etapas e criam cronogramas para facilitar o entendimento e a execução.

Saiba como funciona a gestão de projetos na indústria 4.0

Os projetos são divididos em 5 etapas desde a sua iniciação até o seu encerramento. Primeiro, é necessário definir um gerente de projetos com a escolha de uma pessoa capaz de gerenciar os trabalhos e que tenha a função de liderança. Esse profissional vai motivar as equipes, montar cronogramas, gerir pessoas, planejar custos, começar e concluir tarefas e fazer ajustes de escopos.

Um cronograma deverá ser montado com escopo detalhado para que o plano de ação seja bem-sucedido. O planejamento vai evitar que os times se desviem dos objetivos traçados, além de gerar otimização do tempo de entrega dos serviços e produtos aos clientes e parceiros. Os projetos contam com indicadores de produtividade, relatórios financeiros e planilhas de custos.

Os custos deverão ser monitorados e justificados para os interessados nos projetos. Registre informações relacionadas aos sistemas de informações, horas-extras, serviços terceirizados, reuniões, equipamentos de informática e materiais descartáveis. Os objetivos devem ser claros e exequíveis, pois eles vão gerar expectativas nos clientes e podem necessitar de ajustes.

As equipes deverão ser reunidas semanalmente para que todos compreendam as demandas do projeto e mantenham a produtividade. Na reunião ficará mais fácil entender como está o andamento das atividades, definir prioridades e superar impedimentos. Os procedimentos e as tarefas rotineiras deverão ser automatizados para aumentar a praticidade e a eficiência.

Compreenda a importância de gerenciar projetos de forma eficiente

O gestor de projetos será responsável pela eficiência no gerenciamento das atividades e pelo comprometimento dos colaboradores. Dessa forma, ele precisa utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar a produção na indústria. O profissional precisa buscar a implementação de inovações, prever flutuações de mercado, interpretar dados e se relacionar bem com todos os setores. Confira algumas dicas que vão ajudar bastante!

IoT

A Internet das Coisas (IOT) visa a conexão dos objetos com a Rede Mundial de Computadores. Vários dispositivos ganham autonomia, por exemplo, máquinas, sensores, câmeras etc. As ferramentas podem ser controladas de qualquer lugar e a qualquer momento, possibilitando a descentralização das operações. Os sistemas físicos e digitais são integrados com a leitura de dados.

Automação de processos

A automação dos processos otimiza a execução dos projetos na indústria. As atividades condicionais e repetitivas são automatizadas com a aplicação de machine learning. Desse modo, os erros diminuem e a velocidade de produção aumenta consideravelmente. Os procedimentos são monitorados pelos sensores que ajudam a compreender o nível de funcionamento dos equipamentos.

Computação em nuvem

A Cloud Computing possibilita o armazenamento dos dados na nuvem e promove a segurança das informações devido à aplicação de padrões internacionais. As possibilidades de ocorrência de violações ou perdas de dados são mínimas. Os backups são automáticos devido ao espelhamento dos servidores, que garantem a disposição dos arquivos em outros locais.

Big Data

Big Data é um conceito muito conhecido na indústria 4.0, já que são os dados que a movimentam e dão subsídios para os sistemas de inteligência e automação. Com o uso das ferramentas que capturam e processam dados em tempo real, os gestores têm acesso a inúmeros relatórios completos e informações essenciais para averiguar as condições da produção e do mercado.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade que os computadores têm de simular o raciocínio de seres humanos. Ela é útil para reduzir as chances de erros pela detecção de problemas com agilidade durante a execução dos projetos. Por outro lado, fornece sugestões úteis para a tomada de decisões mais assertivas. Tarefas como o envio de notificações e e-mails são automatizadas com a aplicação de IA.

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que coleta, analisa, processa e compartilha dados oriundos de Data Mining, ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Metodologias, técnicas e recursos são utilizados para reunir informações em um ambiente e fazer a sua confrontação para a formulação de estratégias voltadas às melhorias.

Descubra como pode ser feita a gestão de projetos na indústria 4.0

A gestão de projetos na indústria 4.0 pode ser híbrida, com a junção de métodos ágeis com os tradicionais. Com isso, os conceitos são integrados e os comportamentos essenciais são mobilizados. Faça um planejamento bem-estruturado, identificando clientes e stakeholders junto às suas expectativas e interesses relacionados aos projetos.

Enfim, agora você já sabe como deve ser feita a gestão de projetos na indústria 4.0. Uma empresa especializada pode ajudar a partir do oferecimento das melhores soluções para otimizar os resultados desse gerenciamento. A Project Builder conta com uma equipe de especialistas experientes que trabalham nessa área fornecendo os melhores softwares de gerenciamento de projetos do mercado.

Ainda tem alguns questionamentos sobre esse assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2019 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: