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comprometimento com o trabalho

Evidenciando e mantendo o comprometimento

O sucesso de um projeto depende muito do comprometimento da equipe de trabalho, do gerente e demais pessoas envolvidas nele. Mas é a postura do gestor que leva os outros profissionais e clientes a acreditarem que as ações planejadas serão bem sucedidas e a permanecerem engajados. Ele é o principal responsável por manter a motivação do time.

Neste post, vamos explicar a importância de uma boa equipe para o gerenciamento de projetos e abordar detalhes sobre o comprometimento de todos para alcançar o resultado desejado. Além disso, vamos apontar a relevância da gestão de projetos para o crescimento organizacional, bem como registrar de que maneira é possível montar uma equipe de sucesso para conseguir alavancar os negócios.

Deseja saber mais sobre projetos? Leia este artigo e descubra dicas valiosas para aplicar no seu dia a dia!

A relevância da gestão de projetos em uma empresa

O ambiente corporativo sofreu mudanças significativas nas últimas décadas, de modo que os gestores passaram a desempenhar um papel fundamental para o crescimento das empresas. As relações humanas também se transformaram com a chegada da tecnologia e da possibilidade de as pessoas viverem conectadas à Internet.

Muitos afirmam que esta é a era da transformação digital, a qual sucede a era da informação que proporcionou o aprofundamento dos conhecimentos e a disponibilidade de serviços. Esse cenário apresenta o aumento da competitividade no mundo dos negócios e o crescimento de incertezas para os empreendedores. Os impactos da gestão de projetos são visíveis em todas as áreas.

Os clientes se tornaram mais exigentes e modificaram completamente os seus hábitos. Além da marca, qualidade e preço justo, hoje eles também procuram valores. Sendo assim, o gerenciamento de projetos se tornou indispensável para a sobrevivência das organizações de todos os portes. O trabalho dos gestores de projetos é um diferencial que pode determinar o êxito nas negociações.

A importância do comprometimento da equipe para a gestão de projetos

O comprometimento de todos os interessados é essencial para que as ações sejam realizadas conforme os objetivos pré-fixados e para o alcance dos benefícios da gestão de projetos. O gerente precisa conhecer o perfil dos profissionais envolvidos, as suas habilidades e experiências pessoais. Isso facilita a designação de tarefas e ajuda a manter o time engajado.

Uma equipe comprometida eleva a produtividade após assumir os compromissos de concluir as suas atividades e não mede esforços para atingir as metas. Por isso, é importante selecionar colaboradores que gostem daquilo que deverão fazer, que estejam alinhados com a empresa e cujos objetivos pessoais estejam relacionados ao seu trabalho.

Como montar uma equipe de sucesso

A execução de projetos depende do trabalho da equipe e de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com ele. Portanto, o conhecimento das competências dos integrantes do time é crucial. Também é preciso conhecer todos os processos, conhecimentos e informações para a elaboração do plano de ação. Veja a seguir dicas para montar a sua equipe!

Identifique as partes interessadas

Os membros do time do projeto, as entidades de fora ou de dentro da empresa e os líderes são os interessados nas ações planejadas. Esse grupo inclui a equipe, o governo, a comunidade, os colaboradores internos, os fornecedores e os clientes.

Todos esses agentes devem ser envolvidos desde o início do projeto até o seu fim. Porém, verifique entre os potenciais candidatos a participarem das estratégias se eles estão alinhados e dispostos a fazer o trabalho visando a excelência e a satisfação do cliente.

Defina a equipe

É atribuição do gestor de projetos analisar o perfil dos candidatos à formação da equipe. Busque dados acerca de outros projetos já realizados e sobre a colaboração de seus membros. Faça uma relação inicial e confira o potencial de cada um. Por fim, reúna os candidatos e procure fazer a identificação daqueles que demonstram maior interesse no assunto.

Faça uma reunião kick off

O desenvolvimento eficaz do projeto depende de uma equipe engajada e que conheça a realidade e os detalhes daquilo que será feito. A reunião inicial serve para motivar e integrar todos os envolvidos com as atividades. Não basta transmitir ordens e designar tarefas; os colaboradores necessitam compreender os motivos de suas atribuições e a importância da sua contribuição.

A reunião kick off vai eliminar a falta de envolvimento antes do início do projeto, visto que nela são apresentadas as diretrizes, os objetivos, as metas, os recursos disponíveis, os riscos, o perfil do cliente e os principais desafios a serem enfrentados. Fale sobre as etapas do trabalho, o que cada integrante precisa realizar e informe os prazos pactuados com os clientes.

A equipe precisa entender o grau de relevância do projeto para a empresa e quais são as expectativas oriundas das ações a serem desempenhadas. Esse encontro poderá durar de 30 minutos até 3 horas, dependendo do caso a ser compartilhado. Explique o contexto e motive o time escolhido, mas procure não prolongar demais a sua fala. No final, abra um espaço para responder aos questionamentos da equipe.

Aponte os requisitos

Apresente para a equipe selecionada os requisitos exigidos pelo cliente e explique o que ele espera do projeto. Não permita a existência de dúvidas entre os participantes, seja claro e dê oportunidade para os integrantes se manifestarem. Aproxime-se dos profissionais e ouça o que eles têm a dizer, pois a comunicação aumenta o comprometimento.

Marque uma confraternização

Esse é um momento relevante que faz parte das primeiras atividades do projeto. Uma celebração com todos os participantes e uma única sala é muito útil para comunicar o início do projeto, colher mais informações e comemorar a conquista. Tenha a certeza de que essa data proporcionará o envolvimento da equipe e os seus integrantes se comprometerão com os resultados.

Como conduzir a equipe durante o projeto

Você não pode executar o seu projeto sozinho; é necessário que os membros de sua equipe trabalhem juntos para atingir o objetivo final com sucesso. Estas dicas podem ajudar você a fazer com que a sua equipe trabalhe em conjunto, mantendo o comprometimento!

Comunicação clara e objetiva

Esclareça com clareza e objetividade como o objetivo e as metas vão beneficiar a organização e os membros individuais da equipe. Depois, levante e enderece questões, preocupações e perguntas de forma imediata e aberta.

Interação entre os participantes

Promova a interação pedindo sugestões e ouvindo os integrantes do time. Envolva os membros da equipe quando estiver desenvolvendo os objetivos, atribuindo as responsabilidades, estimando prazos e recursos necessários e planejando para lidar com os riscos.

Motivação e engajamento

Ajude as pessoas a acreditarem que o trabalho planejado é possível e que a performance bem-sucedida deles pode produzir os resultados desejados. Solicite o compromisso das pessoas com o sucesso do projeto e demonstre o seu próprio compromisso.

Reuniões e Feedback

Ofereça retornos frequentes e significativos aos membros da equipe e outras audiências a respeito de atividades individuais e sobre o progresso geral do projeto. Reconheça e recompense as contribuições das pessoas.

Soluções tecnológicas

Adote um software de gestão de projetos para aumentar o engajamento dos colaboradores com cada demanda atendida. Existem ferramentas completas à sua disposição no mercado. Elas auxiliam no controle financeiro, fornecem relatórios de desempenho, registram as horas de trabalho e muito mais!

Enfim, agora você já sabe como promover o sucesso dos projetos, evidenciando e mantendo o comprometimento da equipe! Seguindo todas as dicas registradas aqui, as chances de ser vitorioso em conjunto com o seu time vão aumentar exponencialmente. Se ainda tiver dúvidas, conte com uma consultoria em gestão de projetos.

Gostou deste conteúdo? Então, siga em frente com a próxima leitura! Descubra como a gestão de projetos ajuda na redução de custos.