Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Gestão de projetos – entenda seus modelos de maturidade

Gerir projetos é considerado por muitos uma arte e, portanto, exige técnica. Os fatores envolvidos e os diversos ajustes necessários no decorrer de um desenvolvimento são capazes de fazer com que os critérios de sucesso sejam alcançados. Clientes satisfeitos com o resultado, prazos efetivamente cumpridos como acordado, ausência de desvios no orçamento, produtos dentro das especificações técnicas são alguns dos pontos que definem o êxito de um projeto. É importante ainda ressaltar que tais parâmetros estarão sujeitos a variações no ambiente e riscos que podem não ser previstos.

Existem barreiras para que os projetos não atinjam um resultado pleno. Porém, não só problemas externos surgem. Outras dificuldades frequentes e referentes à própria gestão do projeto devem ser foco de atenção como:

  •  Falta de clareza ao comunicar o que precisa ser feito;
  • Basear o plano em informações insuficientes ou inadequadas;
  • Estimar pouco tempo para que as atividades aconteçam adequadamente;
  •  Superestimar o conhecimento dos envolvidos para execução das atividades;
  •  Estabelecer metas imprecisas e impossíveis de serem alcançadas;
  • Desconsiderar a percepção de pessoas não envolvidas, como o usuário final.

Assim, cada gerente de projeto deve observar e buscar maneiras de resolver da melhor forma seus riscos e dificuldades para que o sucesso integral seja obtido. Com esse intuito, sabendo da importância da gestão de projetos dentro de uma estrutura organizacional, foram desenvolvidos padrões e modelos específicos para cada tipo de projeto. O guia mais usado e reconhecido mundialmente é o PMBOK, o qual sinaliza a existência de mais de 27 modelos de maturidade de projetos.

O que é um modelo de maturidade?

Basicamente, um modelo de maturidade é uma forma para avaliar o quão hábil é uma organização para gerenciar seus projetos. Isso significa que ele possibilita que seja identificado em que nível está a maturidade em gestão de projetos e, assim, ajuda o gestor a definir o melhor caminho para que o sucesso pleno seja alcançado. Dessa forma, encontram-se caminhos para elevar a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos.

Os modelos de maturidade derivam dos esforços para um gerenciamento de qualidade dentro da indústria ao longo dos anos, onde a melhoria contínua nos processos busca maiores resultados. São diversas as formas de análise da maturidade, mas elas se baseiam na ideia de avaliar a competência organizacional na realização de atividades-chave. Os fatores que influenciam nesta competência em gestão de projetos são provenientes da soma dos esforços da equipe disponível, do gestor do projeto e da organização como um todo.

Quais os principais modelos de maturidade?

Como dito anteriormente, são muitos os modelos de maturidade disponíveis. Contudo, listamos aqui alguns dos principais e mais utilizados:

• Center For Business Practices
• Harold Kerzner – PMMMM
• Modelo de Berkeley
• ESI International
• SEI: CMM e CMM-I
• PMI: OPM3
• Prado: MMGP

Quais são as 5 principais características dos modelos de maturidade?

Ao avaliar qual o modelo mais adequado para sua organização chegar a um alto nível de maturidade, é importante que alguns critérios fundamentais sejam observados. São eles:

Disponibilidade

Corresponde à forma como o modelo é, efetivamente, disponibilizado. Basicamente, é como o material necessário para implementação é obtido.

Formato de Questionário

Em si, qual o formato das questões do modelo? Se são abertas, fechadas, usam escala Likert ou outros formatos. A ideia é entender qual se adequa mais a sua estrutura de gestão.

Avaliação

Determina a fórmula quantitativa com a qual a sua maturidade é matematicamente mensurada. Ela demonstra se faz ou não sentido e sua abordagem administrativa.

Aderência ao Planejamento Estratégico

A qual avalia se o modelo de maturidade se encaixa, adequadamente ou não – fazendo os devidos ajustes – ao planejamento organizacional estratégico e mesmo operacional.

Plano e Medição de Melhorias

Referente a forma como se dá a implementação de melhorias na gestão de projetos.

Conclusão

No geral, qualquer processo de gestão de projetos pode ser desenvolvido a partir do foco em um novo nível de maturidade, em implementação e obtenção de resultados. Assim, modelos de maturidade podem ser muito bem adaptados ao seu processo de gestão dos seus projetos. O segredo é que você conheça onde sua empresa está e como ela pode chegar ao sucesso na execução dos projetos.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: