Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Certificação PMP Certificação PMP

Contratando? PMP ou não PMP: Eis a questão!

À medida que as empresas aumentam o volume de negócios e, consequentemente, precisam otimizar sua estrutura e suas operações, as atividades realizadas por diferentes setores e funcionários se tornam cada vez mais complexas e inter-relacionadas.

Processos e projetos que antes ficavam sob a responsabilidade de somente uma pessoa ou área específicas, passam a exigir esforços complementares e, muitas vezes, multi-disciplinares.

Aqueles funcionários e estruturas organizacionais diretamente envolvidos com a gestão e a execução do projetos podem ser classificados de diferentes formas, que precisam ser levadas em consideração na hora de contratar. Saiba como diferenciar PMP e PMO e realizar a melhor escolha para a sua empresa:

Definição sobre PMP e PMO

PMP é a sigla em inglês para Project Management Professional, ou seja, o Profissional de Gerenciamento de Projetos. Ela se refere a um título concedido pelo Project Management Institute (PMI), principal associação que reúne profissionais desse tipo em todo o mundo.

Já a sigla PMO não se refere a somente um profissional, mas sim a um grupo ou um departamento dentro de uma empresa. O Project Management Office pode ser traduzido como Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Diferenças entre ambos

O PMP é aquele profissional que se certifica na disciplina (atualmente o PMI possui mais de 500 mil em 193 países do mundo), após estudar as fases de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento de projetos.

Numa empresa, o PMP gerencia um ou mais projetos, sendo o principal responsável pela implantação e servindo como ponto de contato entre equipes, gestores, clientes, patrocinadodores e todos os demais stakeholders. Esses profissionais atuam para aumentar as chances de sucesso nos requisitos de prazo, escopo, custo e qualidade, por meio da adoção de boas práticas reconhecidas no mercado e na academia.

Por outro lado, o PMO consiste em um ou mais profissionais que são responsáveis pela implantação da cultura do gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, servindo como ponto de referência para todos os demais gerentes de projetos.

O escritório, também chamado de Quartel General (QG) por sua função central, é responsável pela documentação, a definição de guidelines e o estabelecimento de métricas para monitoramento e acompanhamento dos projetos dentro da organização.

Nessa estrutura, os profissionais devem avaliar qual o nível de maturidade das práticas de gerenciamento de projetos dentro da empresa, atuando quando necessário para melhorá-las. Além disso, devem apoiar os gerentes de projetos em suas atividades, além de realizar auditorias e reuniões para acompanhar o andamento das iniciativas.

Quando e como contratar

Caso a sua empresa esteja na dúvida entre a contratação de um PMP ou a estruturação de um PMO, lembre-se que essa decisão pode variar de acordo com as necessidades da organização. Alguns fatores como estratégia, estrutura organizacional e porte da empresa ou dos projetos podem ser determinantes.

No entanto, em linhas gerais, o PMP será mais adequado quando sua empresa foca os esforços em somente um ou poucos projetos por vez, para que eles possam ser facilmente conduzidos por apenas um gestor.

Por outro lado, caso sua empresa possua projetos em diferentes iniciativas e esteja em busca de implantar uma verdadeira cultura de gerenciamento, talvez a melhor opção seja contar com um PMO, pois essa estrutura irá alcançar esses objetivos de forma muito mais eficaz.

E você, o que acha mais adequado: a contratação de um PMP ou a estruturação de um PMO? Compartilhe sua experiências e opiniões conosco através dos comentários!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: