Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

humor no local de trabalho humor no local de trabalho

Como encontrar o lado divertido do gerenciamento de projetos

É comum ouvir dizer que não há espaço para humor no local de trabalho, principalmente quando se trata de gerenciamento de projetos. Na verdade, um tom muito forte de seriedade, falta de humor e tons abafados costumam repelir as pessoas.

Humor é positivo

Há grandes benefícios que o humor no local de trabalho pode trazer para uma equipe quando um gerente de projetos resolve incorporá-lo ao cotidiano. Três deles são:

  • O humor deixa o ambiente mais leve. Pessoas gostam de humor:  rir faz todo mundo se sentir bem. Assuntos como orçamentos, prazos e horários já são muito sérios e tensos. Não há nada como uma boa risada em uma chamada de conferência para descontrair o ambiente e liberar a pressão inerente a esses assuntos. E com uma atmosfera mais leve, fica mais fácil e prazeroso trabalhar.
  • Ajuda a reconhecer as circunstâncias. Usar um pouco de humor numa conversa é a forma mais apropriada de reconhecer situações que fogem do ideal. É importante saber que nem tudo irá sair perfeitamente bem no projeto, e reconhecer com humor uma situação imperfeita permite que os funcionários sigam em frente com mais calma e consigam chegar a um plano para melhorar o quadro.
  • Dá um toque de humanidade. O riso é algo natural do ser humano e é algo que frisa que o ambiente está repleto de pessoas trabalhando, e não máquinas. O simples fato de ver o sorriso no rosto de outras pessoas pode aumentar a moral e construir um verdadeiro espírito de cooperação em um projeto.

É claro que não se deve rir e brincar o dia inteiro. Por mais divertido que possa parecer, seria difícil finalizar qualquer coisa. É necessário saber os momentos certos para deixar o clima mais leve.

  • Quando a situação é calamitosa. Situações de demissões não são motivos de riso.  O gerente de projeto pode aliviar a tensão e desconforto comuns nesses momentos conversando com a equipe e estando aberto a dúvidas e questionamentos. O clima leve pode amenizar o impacto negativo.
  • Quando algo desastroso acontece. Sempre irão existir grandes erros em projetos. Grandes e pequenos atrasos são comuns até mesmo em projetos que se imaginava que seriam breves, e mesmo entre boas equipes com ótimas intenções. Após esses erros, longas horas de trabalhos extras podem ser necessárias, e para descontrair um pouco do ambiente tenso pode ser necessário fazer algo para que tudo volte aos trilhos incorporando o humor no gerenciamento de projetos.
  • Quando o ambiente estiver muito sério. O comportamento e abordagem de um gerente de projeto devem condizer com o nível da situação. Por mais importante que os projetos sejam, é necessário cuidado para não deixar que a atmosfera fique muito séria e pesada, pois isso pode interferir diretamente no desempenho da equipe.
  • Quando discussões se tornam muito acaloradas. Durante uma reunião, duas pessoas podem ter formas muito diferentes de olhar para uma situação e podem começar a argumentar sobre os seus pontos de vista aumentando o tom de tom e gesticulando muito. Nessas horas, uma boa saída pode ser adicionar um pouco de humor para amenizar os ânimos e a tensão do local. E a coisa certa para dizer nessas situações varia em cada uma de acordo com o ambiente e pessoas envolvidas.Você tem alguma dica para levar um pouco de diversão ao gerenciamento do projeto? Compartilhe com a gente nos comentários!