Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

conhecimento sobre projetos conhecimento sobre projetos

Como multiplicar o seu conhecimento de Projetos para seus funcionários

Um gerente de projetos deve liderar diversas pessoas de especialidades diferentes e tomar variadas decisões ao longo do dia. Não seria muito mais fácil se os funcionários também enxergassem o quadro geral do projeto para que pudessem contribuir de forma ativa?

O conhecimento sobre Projetos não precisa – e nem deve -ficar restrito ao gerente de projetos. Na verdade, o seu trabalho e de todas as equipes envolvidas será muito mais eficiente se ele for compartilhado com seus funcionários. Mas você sabe como executar isto em prol do sucesso do projeto? Confira as nossas dicas e coloque em prática!

Crie processos de trabalho

O primeiro passo para que o conhecimento sobre projetos não fiquem restritos à sua sala é desenhar as rotinas de trabalho documentando os processos. Como o dia a dia pode ter muitas atividades, talvez só seja possível fazer isso com as principais tarefas – ao menos no início. Faça uma lista de quais trabalhos você considera indispensáveis (que mais impactam o resultado do projeto) e sente com sua equipe para estruturar estas rotinas.

Não faça isso por conta própria. Sempre envolva seus funcionários nesta criação, já que são eles os responsáveis por executá-las e, certamente, terão uma visão mais ampla da atividade, bem como os pontos que podem ser melhorados. Uma vez estabelecidas as rotinas, qualquer funcionário que entre no projeto e as estude poderá aplicá-las no dia a dia, o que contribui para que o seu projeto não dependa de um funcionário-chave ou mesmo para o treinamento de novos colaboradores em caso de expansão.

Treine sua equipe

Muitas vezes os funcionários têm bastante conhecimento técnico sobre o trabalho que desempenham, mas pouco conhecimento sobre o gerenciamento dos projetos. Isto é um problema, porque apesar de saberem como realizar as atividades do cotidiano, eles podem perder de vista o quadro geral da situação ou mesmo deixar de contribuir com uma ideia que poderia resultar na redução dos custos e do tempo gasto com as tarefas. Por isso, é importante que, em alguns casos, você proporcione aos seus funcionários um treinamento em gerenciamento de projetos.

Provavelmente não será possível que todos da sua equipe participem desse tipo de treinamento. Nestas situações, o ideal é escolher alguns funcionários-chave para adquirirem este conhecimento e multiplicá-lo aos demais colaboradores. Com o desenvolvimento do treinamento também é possível gerar uma documentação e compartilhar com as equipes envolvidas, contribuindo assim, para a gestão deste conhecimento.

Seja claro nas suas decisões

O dia a dia de um gerente de projetos pode ser bastante corrido, com várias decisões sendo tomadas a todo o tempo. Mas não deixe que a grande quantidade de trabalho atrapalhe o processo educativo dos seus funcionários. Sempre que tomar um decisão, seja claro sobre quais foram os motivos e os aspectos técnicos levados em consideração para a mudança dos rumos. Explique também como cada decisão afeta o projeto como um todo. Este é o ponto principal, que permitirá que seus funcionários comecem a enxergar como suas atividades impactam as outras e o resultado final do projeto. Assim, você criará uma equipe que deixará de ser reativa e dependente da sua avaliação, já que eles terão uma visão sistêmica sobre o projeto.

Não guarde conhecimento

O que faz um bom gerente de projetos não é só o conhecimento técnico ou gerencial que ele possui. Antes de tudo, o seu perfil de liderança e a capacidade de tomar várias decisões no dia a dia são atributos consideráveis para a função. Por isso, compartilhe o que você sabe!

Não pense que precisa guardar seu conhecimento para continuar sendo necessário como gerente de projetos. Na verdade, você deve pensar exatamente o contrário. Ao desenvolver uma equipe altamente capacitada tecnicamente, você poderá se focar nos aspectos decisórios e na liderança, além de assumir questões mais importantes, já que a execução de rotina será bem desenvolvida por profissionais altamente qualificados diante ao conhecimento repassado.

Crie bons processos de trabalho, invista no treinamento dos seus funcionários e explique os aspectos técnicos de cada uma das suas decisões. O que você desenvolverá com uma equipe capacitada, será o melhor que pode entregar um exímio gerente de projetos: excelentes resultados!

Você já trabalha com a multiplicação do seu conhecimento para as equipes dos projetos que gerencia? Como executa esta tarefa em sua rotina? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo!