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Certificação PMI

Conheça os diferentes tipos de certificação PMI

A profissionalização do gerenciamento de projetos tem tornado a certificação PMI mandatória para quem trabalha nesse setor. No entanto, há diversos tipos diferentes de certificados oferecidos pelo Project Management Institute.

A decisão de obter uma certificação PMI deve levar em consideração o conhecimento e experiência acumulados pelo profissional em sua trajetória, assim como os planos e metas para o futuro na carreira.

Neste artigo, serão apresentadas as opções disponíveis e para quais perfis profissionais cada um dos modelos de certificado é indicado. Atualmente, o PMI tem oito tipos de reconhecimentos que se encaixam em todos os níveis de escolaridade e qualificação.

Além disso, o instituto já atestou a competência de mais de 370 mil profissionais no mundo. Conheça os certificados oferecidos e encontre aquele que melhor se enquadra ao seu momento profissional!

PMP

A certificação para profissionais de Gerenciamento de Projetos é a mais reconhecida no mundo. Ela é indicada para quem já atua como gerente e tem comprovada competência e experiência na liderança de equipes.

Para saber se esse certificado é o indicado para o seu caso, é preciso compreender que tipo de gestão você realiza.

Para ser um profissional PMP, você deve ser o responsável por todos os aspectos do projeto durante o ciclo de vida dele e ser o líder de equipes com várias funções e com a obrigação de entregar os projetos conforme orçamento, tempo e escopo.

CAPM

O certificado para técnico em Gerenciamento de Projetos é apropriado para profissionais iniciantes, que tenham familiaridade com o Guia PMBOK mais atualizado. Também é adequado para patrocinador ou ainda para um profissional técnico com desejo de demonstrar conhecimento na área.

Esse tipo de certificação demonstra que o profissional entende os conhecimentos fundamentais, processos e terminologias definidas no PMBOK, que são fundamentais para um desempenho eficaz na gestão de projetos.

Por isso, esse certificado tem sido bastante valorizado por empresas em relação a profissionais que ainda estão em processo de decisão dos rumos na carreira.

PMI-SP

Para os profissionais que querem ter foco no cronograma, seja no desenvolvimento ou na manutenção, para que as entregas sejam feitas dentro do prazo, esta é a certificação mais apropriada.

Para ser certificado como scheduling professional, é preciso demonstrar conhecimentos e habilidades de gerenciamento de tempo, criar e garantir o cumprimento dos cronogramas e ainda acompanhar o andamento das atividades ao longo do tempo e as atualizações de prazos.

PMI-RMP

Se o objetivo é se concentrar na gestão dos riscos do projeto e demonstrar ser um especialista que utiliza técnicas para minimizar as ameaças e potencializar as oportunidades, esta é a melhor certificação, pois é direcionada para essa área de conhecimento.

O risk management professional precisa demonstrar ser o responsável por identificar e avaliar os riscos do projeto, além de elaborar os planos de mitigação e capitalização de oportunidades.

PgMP

Este certificado foi desenvolvido para os profissionais que fazem o gerenciamento de programas, múltiplos projetos ligados de forma direta e que têm objetivos estratégicos e organizacionais para a corporação.

Para ser um program management professional, é preciso que os programas que você gerencia tenham atividades complexas que envolvam diferentes funções, organizações e até mesmo localizações distintas. Também é necessário que você tenha autoridade para definir e iniciar projetos, assim como indicar gerentes.

Em relação às habilidades, o gerente de programas deve ter conhecimento avançado em finanças, consciência intercultural, liderança, comunicação, negociação, influência e resolução de conflitos, uma vez que vai gerenciar equipes distintas com objetivos diversos.

PfMP

Para os profissionais que fazem um gerenciamento ainda mais complexo, com vários programas paralelamente, e que desejam comprovar sua capacidade de gerenciar e alinhar um portfólio, esta é a certificação indicada.

Com ela, o portfolio management professional vai comprovar que é capaz de tornar realidade e pôr em prática a estratégia e as metas da organização.

PMI-ACP

Esta certificação foi desenvolvida para aqueles profissionais que utilizam métodos ágeis no gerenciamento dos seus projetos. Esses métodos são um conjunto de práticas que, como o nome já indica, buscam fazer entregas rápidas, mas sem abrir mão da alta qualidade do produto.

Assim, o agile certified practitioner deve incentivar a frequente adaptação do projeto, com o trabalho em equipe mais coeso, utilizando a auto-organização e a comunicação frequente para manter o foco no cliente e na entrega conforme as especificações.

PMI-BPA

Já para os analistas de negócios que transitam em projetos e programas ou os gerentes que fazem esse tipo de análise como parte do seu trabalho, o certificado mais indicado é o PMI-BPA (Professional in Business Analysis).

Esse profissional é fundamental para os empreendimentos e, para obter a certificação, é preciso trabalhar com stakeholders (partes interessadas) na definição dos requisitos, organizando as entregas conforme os objetivos da organização.

Importância da certificação PMI adequada

O certificado é um reconhecimento internacional de que o profissional tem conhecimento, experiência e capacidade de gerenciamento em determinada área e, dessa forma, tem plena condição de contribuir para o sucesso da equipe e para a conclusão das atividades.

De acordo com o PMI, os reconhecimentos do instituto auxiliam os profissionais a alcançar maior reconhecimento financeiro e ter maiores salários, porque demonstram a excelência na gestão de projetos.

Outro benefício da certificação PMI é a oportunidade de desenvolvimento na carreira por meio do reconhecimento pelo mercado das competências mais exigidas de um gerente.

Com o documento, os profissionais ganham vantagem competitiva em relação aos concorrentes e têm ainda maior reconhecimento dos empregadores.

Requisitos dos certificados

Cada certificação tem exigências próprias em relação a grau de educação, horas de experiência em trabalhos de gerenciamento de projetos e mesmo custos variáveis. O certificado com menor custo é o de CAPM, de US$ 225 para membros do PMI, por exemplo.

Esta certificação também é a que exige menos horas de trabalho em projetos, apenas 1.500 horas, o que daria cerca de nove meses (contando os dias úteis) de participação em equipes.

É possível se candidatar para qualquer certificação PMI que tenha relação com as suas qualificações e experiência. Além disso, nenhuma delas serve como pré-requisito para outra.

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