Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como montar um modelo de projeto padrão para a sua empresa?

À medida que uma empresa cresce e incorpora novos projetos à sua rotina, é natural que ela passe a depender cada vez mais de processos e métodos bem estruturados para que as equipes mantenham sua produtividade. Afinal, gerenciar projetos simultaneamente, sejam múltiplos ou um portfólio, exige o manuseio de uma grande quantidade de documentos e informações, o que pode fazer com que as pessoas envolvidas sintam certa dificuldade em desenvolver suas tarefas.

São nestas situações que determinar modelos padronizados fazem toda a diferença: ao adotar e disseminar boas práticas originadas em projetos anteriores, sua empresa pode melhorar a eficiência na gestão, fazendo com que as entregas para os clientes se tornem bem mais uniformes. Saiba como montar um modelo de projeto padrão para a sua empresa:

Redija um plano

O primeiro passo para criar um modelo é definir um roteiro de Plano de Projeto, ou seja, um documento que lista todas as informações a serem levantadas para as fases de planejamento, monitoramento e execução.

O Plano de Projeto irá exigir que a equipe discorra sobre o escopo, prazo, qualidade, orçamento, riscos, comunicação, documentações, entre outras. Dessa forma, a cada novo projeto a empresa irá precisar avaliar diversas dimensões antes de começar as atividades, aumentando as chances de sucesso.

Recorra ao Canvas

Atualmente, muitas empresas utilizam o Project Model Canvas para esse fim. Ainda que seu objetivo seja similar ao do Plano de Projeto, o Canvas é interessante porque permite a inserção de todas as informações essenciais do projeto em uma só folha, facilitando a visualização e análise pela equipe.

Além disso, em vez de criar um plano para cada cenário, é possível comparar vários cenários para um mesmo projeto em uma só visualização.

Adote templates

Outra boa forma de padronizar o gerenciamento é adotando templates, ou seja, utilizando documentos padronizados para diferentes momentos do planejamento e execução dos projetos.

Alguns templates úteis são as atas de reunião, relatórios de status do projeto, termos de abertura e encerramento, formulários para aceites de entregas e lições aprendidas. Com o uso desses documentos padronizados, os projetos serão registrados e acompanhados de forma similar, facilitando o trabalho da equipe e dos gestores.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: