Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Como a Furukawa ficou 83% mais produtiva com a centralização gerencial de projetos

Neste case de sucesso compartilhamos como a Furukawa, com a ajuda da Project Builder, alcançou a centralização gerencial de projetos, elevando a sua produtividade em 83%, abandonando plataformas fragmentadas que geravam lack de informações e prejudicavam a rápida tomada de decisões.

Sobre o Grupo Furukawa:

A Furukawa Electric Group teve início no Japão há mais de 130 anos e atualmente conta com seis segmentos distintos: telecomunicações, energia, indústria automotiva, componentes ópticos e eletrônicos, construção e arquitetura e novos negócios e produtos.

No Brasil o grupo se instalou no ano de 1977 e, desde então, vem aprimorando a fabricação de redes de comunicação e energia.

Desafio:

Percebendo que cada setor utilizava uma plataforma diferente para fazer a gerência dos projetos em curso, Antonio Garbelini, responsável pela gestão de sistemas da
Furukawa, verificou que muitas informações passavam desapercebidas.

“Usávamos várias plataformas, como Excel, Microsoft e outras. O que motivou a gente foi essa fragmentação de plataformas.”

Outro fato que minava o crescimento e a capacidade da empresa de gerir mais projetos era a falta de unificação de dados que tornava todo o processo de análise e tomada de decisão mais complicada e demorada.

“A comunicação era bem fragmentada e com isso as informações dos projetos não eram acessíveis. As decisões ágeis eram muito prejudicadas”.

Buscando a otimização, o controle gerencial bem como a visualização de todo o processo de forma personalizada, Antonio entrou em contato com a Project Builder para realizar a implementação necessária e solucionar os problemas que vinham enfrentando.

Unificação do gerenciamento de projetos:

Após entender as dificuldades da Furukawa, a Project Builder apresentou as soluções do software de gestão e explicou como o sistema auxiliaria a empresa a alcançar a
centralização de informações e o acompanhamento de cada projeto em tempo real.

Foram verificadas as demandas internas da Furukawa, assim como as principais expectativas, necessidades, problemas vivenciados pelo time e gaps existentes de modo a chegar no painel ideal, adaptando o software à realidade prática do cliente.

“Antes do PB levava 3 horas uma tarefa e agora leva 30 minutos.” Relata Antonio que arremata: “Você já bate o olho e vê todas as questões de tempo, através de um cronograma. Agora tudo é mais organizado”.

Dentre os quatro modelos de planos da PB, a Furukawa optou pelo “Business” que garante 5 licenças (sendo possível adquirir outras), gestão de planos estratégicos, gestão de portifólios, gestão de propostas de projetos, gestão de questões, gestão de demandas, gestão de riscos, além de App disponibilizado aos usuários.

Implementação, treinamento e engajamento:

Uma vez realizada a implementação do software, logo em seguida os consultores da PB entraram em ação para realizar o treinamento interno com o time da Furukawa.

Exatamente como acontece em toda a mudança, no início houve resistência e dificuldade no engajamento do uso da plataforma por parte do time, conforme relembra Antonio:

“No início tivemos dificuldades em engajar o uso da plataforma. Muitos tinham medo de mudar, outros não confiavam, mas depois fluiu bem e hoje em dia todos se adaptaram.”

O turning point ocorreu quando o time se deu conta que as informações que antes estavam dispersas em mais de 3 plataformas diferentes, agora estavam centralizadas em uma única, de forma fácil, interativa e otimizada.

Uma vez superada a resistência à centralização gerencial de projetos, foi possível perceber que não só as informações estavam mais claras e assertivas, como o próprio clima organizacional da empresa melhorou consideravelmente.

Resultados com a centralização gerencial de projetos:

Os resultados alcançados pela Furukawa garantiram 83% mais produtividade, impactando diretamente na capacidade de gerenciamento de mais projetos e, consequentemente, na receita da empresa.

Além disso, outros benefícios foram atingidos como o controle total das atividades, confiabilidade das informações, agilidade na tomada de decisões e acessibilidade dos colaboradores envolvidos nos projetos.

“Agora tudo flui melhor e temos mais produtividade.” assegura Antonio que prossegue,
“O software permitiu ter visão de todo o processo e de forma personalizada. Os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas.”

Com a implementação realizada pelo time da PB a Furukawa transcendeu no que diz respeito a gestão de projetos.

“O Project Builder ajudou e ajuda muito com a evolução contínua da gestão de projetos aqui da empresa, porque conseguimos fazer tudo pela plataforma de forma bem automatizada.” declara Antonio.

Conforme vão surgindo novas demandas e atividades a serem desempenhadas, o time da Project Builder se reúne com a Furukawa para prestar o suporte e atendimento personalizado de forma a manter a plataforma alinhada as necessidades do cliente.

“Temos um canal direto com eles, somos sempre prontamente atendidos de forma efetiva e fácil para solucionar qualquer questão. Estamos bem satisfeitos com todo suporte e atendimento.”

Você também se identifica com estes problemas da Furukawa? Entre em contato conosco para reestruturar a sua gestão de projetos, aumentar significativamente a sua produtividade e alavancar o sucesso da sua empresa!

> Agendar uma demonstração gratuita com um consultor da PB clicando aqui