Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

aumentar a lucratividade da empresa

Veja 7 dicas de como aumentar a lucratividade da empresa

Todo profissional que atua com a gestão de negócios busca meios para otimizar e aumentar a lucratividade da empresa em que ele trabalha. Afinal de contas, um negócio competitivo é aquele que consegue maior produtividade, menores taxas de erros e alta flexibilidade. Em outras palavras, é uma empresa com um bom ambiente de trabalho, orientado por resultados e pela colaboração.

Mas, para conseguir aumentar a lucratividade da empresa, é necessário investir nos caminhos. A empresa deve ser estruturada para conseguir atingir bons resultados e estar sempre pronta para lidar com imprevistos. Desse modo, os times jamais perderão prazos ou terão quedas de produtividade.

Se você quer saber mais sobre o tema e como aumentar a lucratividade da empresa, confira o texto a seguir e veja as dicas que preparamos!

1. Reduza custos

Reduzir custos é uma das formas mais simples de aumentar a lucratividade de um negócio. Uma maneira de fazer isso é gerenciando com visão estratégica os contratos de prestação de serviços. Além disso, o negócio pode trabalhar lado a lado com os seus fornecedores.

Essas duas abordagens têm como foco garantir que a empresa sempre realizará investimentos com alto custo-benefício. Os fornecedores, por exemplo, terão previsibilidade sobre quando será necessário entregar novas matérias-primas, otimizando o preço de cada item. Já os prestadores de serviços conseguirão montar contratos alinhados com a demanda da empresa, evitando gastos desnecessários.

2. Otimize rotinas

A otimização da cadeia operacional é algo que consegue reduzir gastos, melhorar a produtividade e minimizar erros. Essa atividade também permite ao negócio avaliar o que pode ser corrigido com o apoio de novos investimentos e, a longo prazo, tornar a prevenção de erros muito mais eficiente. Além disso, ter um time focado em melhorar fluxos de trabalho contribui para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.

Portanto, os times devem sempre trabalhar em um ambiente onde há abertura para o teste e a sugestão de melhorias. Elas precisam ser orientadas por dados e com foco em mais qualidade para o consumidor. Desse modo, a marca conseguirá se destacar diante de clientes e parceiros comerciais sem dificuldades.

3. Treine equipes

O treinamento de equipes é fundamental para manter times alinhados e com um posicionamento em sintonia com os princípios da marca. Eles devem ser realizados sempre que problemas forem identificados e novas soluções de TI forem integradas ao fluxo de trabalho. Além disso, essa prática deve ocorrer quando existir o investimento em novas metodologias operacionais.

Nesses cenários, os times devem ser capacitados para atuar conforme o novo padrão de qualidade. Os profissionais entenderão o motivo das mudanças e o seu impacto. Assim, conseguirão se engajar mais em melhorar a sua maneira de trabalhar e em manter um alto nível de alinhamento com os padrões do negócio.

4. Adote indicadores de performance

A análise de dados é crucial para alguém conseguir identificar como aumentar a lucratividade da empresa. Afinal, informações precisas e abrangentes melhoram o diagnóstico de problemas e reduzem erros. Ou seja, garantem que as melhorias serão efetivas.

Portanto, não deixe de adotar indicadores e mecanismos que permitem a avaliação contínua da qualidade dos processos internos. Estruture cada métrica de acordo com o perfil da empresa e não deixe de revisar rotinas. Desse modo, todos os processos de melhoria serão mais eficazes.

5. Tenha metodologias alinhadas com o perfil da empresa

Metodologias operacionais e de gestão são padrões que guiam o dia a dia do negócio e de seus projetos. Elas podem ser orientadas por fatores como a agilidade, a flexibilidade e o foco nas demandas do cliente. Como impactam diretamente o modo como a empresa atenderá as demandas existentes, é crucial que elas sejam bem definidas.

Em outras palavras, o negócio deve buscar metodologias que ajudem na resolução de problemas internos e que consigam maximizar a sua competitividade. Isso garantirá que os processos estarão bem-estruturados e a opção da empresa será capaz de gerar grande impacto positivo.

6. Integre equipes

Times que colaboram conseguem inovar mais e ter menos problemas no seu fluxo de trabalho. Afinal de contas, eles serão capazes de identificar e solucionar problemas com muito mais agilidade e qualidade: a partir de conversas multidisciplinares, as escolhas tomadas terão como base uma visão muito mais ampla sobre as possibilidades disponíveis.

Por isso os profissionais devem sempre buscar meios de integrar times a partir da criação de um ambiente colaborativo. Reuniões de troca de ideias, metodologias como a DevOps e soluções que integram e centralizam a troca de dados são passos básicos nesse sentido. Assim, o negócio conseguirá definir o seu futuro com todos os times envolvidos nas decisões.

7. Apoie-se na tecnologia

Investir na tecnologia é uma das melhores maneiras de aumentar a lucratividade da empresa. Negócios que passaram pela transformação digital conseguiram melhorar o seu grau de flexibilidade, ter mais agilidade na resolução de problemas e entender com maior precisão o perfil de seus consumidores. Ao mesmo tempo, conseguiram sempre se posicionar à frente da concorrência.

Esses ganhos são possíveis quando a empresa faz um investimento alinhado com os padrões do mercado e orientado pelas demandas internas. Nesse sentido, as soluções que podem ser aplicadas para melhorar o fluxo de trabalho com o apoio da TI são:

  • ferramentas de análise de dados como as de Big Data e BI;
  • soluções de gestão de dados corporativos, como softwares ERP e CRM;
  • sistemas que permitem a automação de rotinas, como chatbots e dispositivos da Internet das Coisas;
  • plataformas de colaboração baseadas em cloud computing;
  • soluções de mensagens e videochamadas online voltadas para o meio corporativo.

Ter uma empresa de sucesso não é um desafio simples. É necessário entender as demandas do mercado, trabalhar ao lado de colaboradores e avaliar como a concorrência se comporta para sempre manter a marca competitiva. Além disso, quem atua na área de gestão deve buscar, continuamente, meios para otimizar as suas rotinas e evitar erros.

Uma gestão estratégica, portanto, é crucial para quem quer aumentar a lucratividade da empresa. Ela colocará todos os times lado a lado em um ambiente com uso inteligente da TI e de dados, maximizando a performance de todas as áreas. Por isso, não deixe de investir nas nossas dicas para melhorar os seus fluxos de trabalho!

Gostou do nosso artigo? Então, curte a gente no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Política de privacidade

Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: