Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

TI segue forte no Brasil, apesar da alta do dólar

O Brasil vive um momento absolutamente sem precedentes em relação aos contextos econômico e político, com arrochos salariais e aumento de impostos que impactam diretamente o PMO das empresas. Contudo, mesmo diante de uma crise sem data prevista para acabar, a melhor saída para dar continuidade aos negócios é identificar oportunidades no mercado. E é nesse sentido que o investimento em tecnologias que otimizem recursos e esforços a fim de manter a competitividade dos negócios entra em cena.

O panorama da TI no Brasil

O mercado de TI demonstra força ao continuar a se desenvolver aceleradamente, apresentando a incrível previsão de terminar 2015 com 7,3% de crescimento e um investimento superior aos 60 bilhões de dólares investidos em 2014! Esses dados vêm de uma pesquisa realizada pela IDC e divulgada durante um seminário sobre o governo e o setor de TI, que teve o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES).

Vale ressaltar que, segundo coletânea de dados feita pelo site Convergência Digital, o Brasil é responsável por 46% de todos os investimentos em TI na América Latina e ocupa a sétima posição entre os países que mais investem nesse mercado. Das empresas que atuam diretamente com softwares, sistemas e serviços em TI, 94,64% são micro e pequenos negócios, os quais têm maiores dificuldades em se manter ilesos durante uma crise financeira.

O crescimento empresarial

Definitivamente não é à toa que o mercado de Tecnologia da Informação está tão aquecido por aqui, uma vez que, em tempos de crise, é preciso encontrar novas formas de inovar, fazer mais com menos e ainda estabelecer padrões de qualidade que atendam às exigências dos clientes.

Nesse sentido, as empresas têm investido em tecnologia para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade para se manterem competitivas, pautando-se em sistemas e softwares que automatizam controles e permitem uma gestão de projetos mais eficaz, com o uso consciente dos recursos disponíveis e um controle centralizado na figura do PMO.

Além do mais, o investimento em TI não só contribui para acelerar o crescimento da empresa como também promove uma verdadeira transformação cultural na organização, levando todos a trabalharem por resultados quantificáveis, que contribuam efetivamente para os resultados financeiros do negócio.

A evolução do mercado de trabalho

Como era de se esperar, o crescimento de um setor tão importante quanto o de Tecnologia da Informação tem demandado mão de obra especializada. E mesmo assim as contratações não param! Segundo matéria do jornal Bom Dia Brasil, somente no primeiro semestre de 2015 foram abertos 41 mil postos de trabalho relacionados ao mercado de TI, um aumento de 44% em comparação ao mesmo período de 2014.

Esse cenário demonstra que as oportunidades para profissionais autônomos e liberais, bem como para pequenos empreendedores na prestação de serviços, estão cada dia mais atrativas — e os salários acompanham essa evolução. Assim, para quem quiser aproveitar o momento, basta investir nas ferramentas certas para promover um bom atendimento aos clientes e passar pela crise sem tantas barreiras.

Lembrando que, para fugir dos altos custos em TI para seu PMO, o melhor é buscar soluções nacionais, cujos contratos sejam fechados em reais, não em dólar. Com essa medida simples você consegue investir em tecnologia e colocar sua empresa para crescer sem se preocupar com as flutuações do mercado, consequentemente melhorando seu planejamento estratégico.

Quer saber mais sobre como alavancar os negócios apesar da crise? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a conteúdos completos e sempre muito atuais! Que tal já aproveitar para aprender a gerenciar melhor sua equipe de TI?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: