Por que ficou mais difícil ter sucesso no gerenciamento de projetos?
O sucesso no gerenciamento de projetos tradicional funciona bem quando o rumo do projeto é claramente entendido, o escopo é bem definido, todos os stakeholders concordam com os objetivos e expectativas, os riscos foram avaliados e são bem compreendidos e a probabilidade de sucesso é considerada muito alta.
Entretanto para empresas que desejam ser inovadoras e se tornar lideres de mercado e não apenas imitadoras, os tipos de projetos aprovados podem basear-se em objetivos “vagos”, no otimismo e na disposição de assumir riscos, não obedecendo muitas vezes a um conjunto de critérios de seleção especifico.
Atualmente, um número cada vez maior de projetos amplia sua complexidade e pode exigir um grande avanço técnico para alcançar o sucesso no gerenciamento de projetos. Assim como a demanda das diferentes unidades de negócio exigem respostas, além disso, os riscos associados à consecução de tal avanço podem ser significativos, não havendo qualquer garantia de que o projeto será bem-sucedidos e de que, uma vez concluído, proporcionará o valor esperado.
Quando se almeja uma posição de liderança no mercado, o planejamento e a execução do projeto são ainda mais complicados pela concorrência e pela necessidade de cumprir o cronograma para introdução antecipada no mercado.
O velho jeito de gerenciar dizia que bom projeto era aquele que atendia as exigências de tempo, custo e desempenho. Mas o cliente e o patrocinador do projeto dizem hoje que se não entregar o valor prometido, o projeto é um fracasso. Ou seja, o gerente tem hoje que concluir o projeto atendendo as especificações e também criando valor.
Você também vive esse desafio? Nos conte um pouco sobre os maiores obstáculos da gestão de projetos.