Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

PMO estratégico ou tático

PMO estratégico ou tático: como definir o ideal para seu negócio

Para otimizar os seus projetos muitas empresas utilizam os serviços de um Project Management Office (Escritório de Gestão de Projetos, ou apenas PMO). Ele pode ser um PMO estratégico ou tático, e saber as diferenças entre ambos é o primeiro passo para ter sucesso nesse tipo de investimento. Isso garante que a sua companhia conseguirá integrar boas práticas em seus projetos com segurança e foco.

Se você quer saber mais sobre o tema e como escolher entre PMO estratégico ou tático, continue a leitura deste texto!

O que é um PMO?

O Project Management Office é uma empresa que pode ser contratada para ajudar negócios a gerir os seus projetos. Ele também pode funcionar como um departamento interno dentro do ambiente corporativo, centralizando e controlando os projetos. Além disso, auxilia na distribuição dos recursos necessários para que tais iniciativas sejam viabilizadas.

O principal objetivo do PMO é garantir que os times tenham todos os recursos necessários para atingir as metas dos projetos. Por isso ele fará um acompanhamento contínuo das iniciativas, verificando se as metodologias e rotinas estão sendo seguidas adequadamente. Assim, é possível atingir metas e prazos sem comprometer o orçamento do negócio.

Existem dois tipos de Project Management Office, o PMO estratégico ou tático. Veja como eles se diferenciam a seguir!

PMO estratégico

O PMO estratégico geralmente está ligado aos principais objetivos do negócio durante um projeto. Cabe a ele gerenciar riscos, otimizar processos e garantir que os times consigam alcançar as metas mais relevantes para a empresa. Tudo isso sem comprometer os gastos.

PMO tático

O PMO tático é responsável por ajudar no dia a dia do projeto. Ao lado do gerente de projetos, ele fará a implementação de ferramentas, consolidará dados e avaliará indicadores. Assim, toda a estrutura do projeto poderá passar por melhorias contínuas ao longo de cada etapa.

Como estruturar um PMO adequado com as demandas da sua empresa?

Para planejar um PMO de qualidade, seja ele um PMO tático ou estratégico, o negócio deve ficar atento ao seu perfil e avaliar o melhor caminho a ser tomado. Além disso, deve se orientar por aquilo que há de mais inteligente na sua área. Desse modo, ele conseguirá montar um time preparado para maximizar a qualidade de todos os projetos.

Confira a seguir os passos necessários para estruturar um PMO de qualidade dentro do ambiente corporativo!

Defina as suas metas e objetivos estratégicos

Sempre que um novo setor é estruturado a empresa deve saber exatamente quais serão as metas e objetivos estratégicos da área. Entender como o time deve impactar no dia a dia da empresa ajuda os profissionais a avaliarem a melhor forma de dar suporte às atividades executadas. Além disso, facilita na definição de rotinas e o alinhamento entre profissionais.

A definição das metas pode ser feita de acordo com o que a empresa precisa e quais as dificuldades que ela normalmente enfrenta ao longo do projeto. Isso ajuda o gestor a identificar o tipo de PMO que deve ser montado, assim como os padrões de funcionamento. Desse modo, ele conseguirá atuar ativamente pelo sucesso dos projetos internos.

Observe a maturidade da organização

Todo negócio conta com um nível de experiência na realização de projetos e na sua atuação dentro do seu mercado. Saber exatamente o nível de maturidade permite que o PMO seja estruturado com mais agilidade e sem deixar pontos críticos de lado. Ao mesmo tempo, auxilia os times a montar um escritório que seja robusto e com foco nos pontos que são realmente relevantes para a marca.

Treine os times e dê as ferramentas corretas

Esse é um ponto crítico para o sucesso do time que trabalhará no PMO. A empresa deve prover para as equipes as ferramentas e os conhecimentos necessários para que consigam bater as suas metas sem dificuldades. Além disso, deve trabalhar para que todos tenham conhecimentos corretamente alinhados.

Um bom treinamento, portanto, será aquele que instrui os profissionais sobre as suas atividades no PMO, as suas metas e requisitos de qualidade mínimos para as suas operações. Já as ferramentas adequadas são aquelas que dão o suporte para os times sempre entregarem o que a empresa espera deles. Assim, independentemente da escolha entre PMO estratégico ou tático, a empresa conseguirá atingir alta performance em todos os seus projetos.

Por que investir em um PMO?

Projetos corporativos são fundamentais para o sucesso de negócios. Eles ajudam empresas a criarem produtos, implementarem novas tecnologias e a reformularem o seu ambiente de trabalho. Além disso, abrem espaço para mudanças estratégicas no fluxo de trabalho da marca.

O investimento em um Project Management Office pode ser uma ótima escolha para quem tem dificuldades de atingir as suas metas durante projetos. Seja um PMO estratégico ou tático, o negócio que busca essa alternativa consegue:

  • reduzir custos;
  • melhorar a sua gestão de riscos;
  • evitar problemas nos prazos;
  • manter todos os times alinhados a respeito de metas e objetivos estratégicos;
  • mitigar falhas com mais agilidade;
  • adotar metodologias alinhadas com os melhores padrões do mercado;
  • realizar um melhor aproveitamento das ferramentas existentes.

Em outras palavras, o investimento em um PMO é o primeiro passo para uma marca conseguir atingir as suas metas e ter sucesso na sua área a médio e longo prazo. Negócios que conseguem manter esse tipo de estrutura terão mais facilidade para executar projetos e entregar resultados esperados. Afinal de contas, cada etapa será executada seguindo o que há de mais moderno e dinâmico no seu setor.

A gestão de projetos não é algo simples. O negócio deve estar atento para garantir que todos fiquem alinhados e dentro dos seus prazos. Além disso, deve buscar meios de otimizar o dia a dia das equipes e sempre evitar que riscos se tornem algo que impacta negativamente nos resultados da marca.

Nesse sentido, buscar um PMO é fundamental. Ele garante que o negócio terá condições de focar na execução do projeto com a certeza de que segue os melhores padrões do mercado. Por isso, independentemente de o investimento ser em um PMO estratégico ou tático, não deixe de utilizar essa abordagem para os seus projetos.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como otimizar projetos corporativos? Então, fale conosco!

Conheça o PB Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com a PB

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Falar conosco

teste-programa-portfolio

Quero fazer uma avaliação

Conheça na prática e use o PB
por 30 dias gratuitamente

Solicitar avaliação

Para receber nossas novidades:

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2021 Project Builder
Sistema de Gestão de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: