Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

dashboard para gestão de projetos

Planilha de planejamento de capacidade — capacity planning — para múltiplos projetos

Digamos que você tenha diversos projetos em andamento e o seu sistema de gestão de portfólio é muito engessado — ou talvez você nem tenha um. Quando você adquiriu o software, o vendedor disse que ele fazia de tudo um pouco, mas hoje ele faz tudo menos ajudá-lo a saber sobre sua disponibilidade de recursos. Vale ressaltar que temos acompanhando esse cenário até em empresas muito grandes, ok? Logo, se essa também é sua realidade, não se preocupe, porque é muito mais comum do que se imagina.

Recentemente publicamos um artigo que explicava o que é capacity planning — se você ainda não o leu, saiba que sua complementação a este artigo é essencial. De um lado você tem um time composto por analistas de negócios, desenvolvedores e testadores, enquanto do outro tem demandas que mais parecem Gremlins que não param de se reproduzir. Neste momento já está com cinco projetos em andamento e não consegue nem entender como tudo isso se encaixa! Para poder entregar todas essas demandas e projetos, de quantos recursos realmente precisa? O que acontece com seus outros projetos se um deles atrasar por mais uma semana? O que acontece se algum membro do seu time pedir demissão?

Para ajudá-lo a responder essas e tantas outras perguntas, preparamos uma planilha que certamente o ajudará a visualizar seu capacity planning — e você pode fazer o donwload aqui. Quem já usa o Project Builder consegue saber facilmente sua disponibilidade para assumir mais projetos ou identificar quando o recurso estará disponível ao usar o mapa de alocação.

planilha-de-planejamento-de-capacidade-capacity-planning-para-multiplos-projetos-1

Com a camada pessoas do Project Builder, o usuário tem essa visualização e sabe exatamente como está a alocação dos seus recursos para o próximo período.

planilha-de-planejamento-de-capacidade-capacity-planning-para-multiplos-projetos-2

Entre a duração dos seus projetos e o número de cada tipo de recurso, use os botões do cursor para movimentar seus projetos e se deslocar para trás na linha de tempo. Note que, quando isso é feito, o gráfico no topo muda. E atenção: se qualquer uma das linhas do gráfico passar por cima da linha de capacidade, você tem um problema!

Contudo, se você ainda está dando seus primeiros passos no capacity planning, a planilha aqui disponibilizada será de grande valia. Para quem já superou esse início e está buscando a alta performance, praticamente não há outro caminho: uma ferramenta de gestão de projetos será o próximo passo a dar. Então fique à vontade para conhecer melhor o Project Builder fazendo um teste gratuito clicando no link.

Agora gostaria de receber suas opiniões: o post cobriu os pontos principais ou você ainda precisa de mais? Mande aqui seu comentário e divida suas impressões comigo! E se o artigo foi útil, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos!

 

CTA-Capacity-Planning

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: