Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Junte aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Internacionalização das companhias

Internacionalização das companhias: entenda a importância da gestão de projetos!

Internacionalizar consiste em expandir a atividade de uma empresa para o mercado externo. É um processo que inclui tanto a exportação quanto a importação de serviços, mercadorias e insumos diversos. O Brasil ainda é novo sobre essa realidade. Mas muitas empresas nacionais estão recorrendo à internacionalização para promover o crescimento do negócio, alcançando novos mercados.

As Américas parecem ser o continente predileto das organizações, conforme mostraram algumas pesquisas: os Estados Unidos, a Colômbia, o México e a Argentina são as nações posicionadas entre os primeiros lugares em internacionalização das companhias.

Para mais informações sobre o assunto, continue lendo nosso artigo e veja por que é importante realizar uma gestão de projetos para entrar no mercado internacional!

A internacionalização das companhias no Brasil

Em nosso país, a abertura comercial aconteceu mais intensamente com quase um século de atraso em relação a outros países europeus e mesmo americanos. Nos anos 90, o Brasil conquistou uma posição respeitável devido às políticas de liberalização vigentes, que promoveu uma economia mais aberta.

Esse processo e os grandes fluxos comerciais determinaram uma participação mais ativa do país no mercado estrangeiro. Em diversos nichos, o Brasil virou um cenário em que a competição se desenrolava diretamente entre empresas renomadas do mundo todo. A partir de então, iniciou-se um processo de internacionalização das companhias brasileiras no exterior, que crescia de forma relevante a cada ano.

Os cuidados no processo de internacionalização

Claro que, diante de tudo isso, surgem questões como os riscos e os desafios que a empresa tem que enfrentar para conseguir expandir seu mercado a outras nações e quais são as oportunidades e as recompensas. É fundamental tomar cuidados como:

  • a necessidade de conhecer a fundo o mercado em que se pretende entrar;
  • o investimento em tecnologias novas na área de produção;
  • a busca por novos fornecedores;
  • a qualificação dos profissionais;
  • o conhecimento das políticas de importação/exportação;
  • a adequação correta dos rótulos e/ou embalagens das mercadorias às normas do país revendedor.

Para que a internacionalização das companhias tenha sucesso, é preciso inovar. A tecnologia também é fundamental para o desempenho das firmas. Sua importância se percebe desde a penetração da companhia do mercado internacional, até a ampliação da quantidade de mercadorias exportadas e sua permanência no mercado externo. As empresas que inovam nos processos e produtos têm um melhor desempenho que aquelas que não agem assim.

Os benefícios da internacionalização das companhias

Quando uma empresa consegue expandir seus negócios, isso é bom, porque ela diminui sua dependência em relação ao mercado interno, melhorando a produtividade, diversificando as mercadorias, conseguindo mais lucro. Vejamos alguns benefícios que podem ser alcançados quando se penetra no comércio exterior:

O melhor posicionamento estratégico da marca

O posicionamento estratégico é a forma como o negócio se coloca perante o mercado, como ela é conhecida, a ideia que os outros fazem dela. Quando a empresa se internacionaliza, isso é um modo de conquistar mais importância diante do público e dos concorrentes.

Muitas vezes, é preciso um nível de qualidade mais elevado para prestar um bom atendimento nos mercados internacionais, o que agrega valor aos serviços e aos produtos. Isso é uma chance de chegar a novos patamares, tornando-se uma marca com referência em todo o mundo.

A conquista de novos mercados

A internacionalização das companhias promove a exploração de mercados ainda mal-aproveitados. Também é possível fazer a previsão de sazonalidades, bem como compensar a baixa demanda de um país com o crescimento no total de vendas em outro.

Como exemplo, podemos citar as mercadorias da “moda praia”, cujos picos de vendas ocorrem normalmente durante o verão. Mas, no período do inverno, a empresa pode comercializar esses mesmos produtos em outros países, nos quais a estação é quente.

A atração dos melhores talentos do mercado

O sucesso de qualquer organização depende, em grande parte, dos funcionários. Logo, o ideal é contar com a participação dos profissionais melhor qualificados. Quando o negócio alcança o mercado externo, a empresa tem contato com profissionais de fora que apresentam habilidades e competências diferenciadas.

É fundamental ter em mente que esses profissionais não substituirão os trabalhadores brasileiros, mas se somarão a eles para compor uma equipe composta de nacionais e estrangeiros. Essa diversidade corporativa assegura um time mais engajado e produtivo. Isso é normal, já que as diferenças estimulam a criatividade e as novas ideias.

O aumento no volume de vendas

A internacionalização das companhias proporciona um importante benefício: a possibilidade de aumentar o faturamento. As vendas vão além do mercado interno, alcançando países e continentes diferentes. Assim, amplia-se a base de clientes, e os lucros aumentam.

Essa estratégia é mais significativa para empresas que estão enfrentando a saturação do mercado nacional. A expansão dos limites de atuação é uma forma de contornar esse obstáculo e retomar o crescimento do negócio.

A redução dos custos de produção

Produzindo em larga escala para mercados estrangeiros, é possível reduzir os custos de produção. Vale lembrar que a empresa exportadora também pode se beneficiar com a diminuição de tributos oferecida pelas nações de destino, que receberão os produtos.

Em determinadas situações, o governo brasileiro torna o processo mais fácil, reduzindo ou isentando os impostos sobre a produção e a venda das mercadorias que serão exportadas.

A importância da gestão de projetos na internacionalização das firmas

A gestão de projetos está se consolidando como uma estratégia corporativa rentável, com resultados satisfatórios de processos e inovação. A efetivação de um projeto internacionalizante é fundamental para as companhias que almejam permanecer tanto no Brasil quanto no exterior.

Os projetos são desenvolvidos por etapas. Eles são planejados, executados e monitorados por procedimentos efetuados por profissionais mediante tarefas e pacotes de trabalho, ou seja, as subdivisões de cada tarefa. A gestão de projetos envolve o gerenciamento de custos, tempo, qualidade, recursos humanos, integração, riscos, comunicações e outras coisas.

No caso da internacionalização das companhias especificamente, é necessário analisar tanto a economia dos países de destino quanto a nacional. É fundamental verificar ameaças e riscos, bem como considerar as oportunidades e realizar o devido planejamento sobre essa avaliação.

Uma das estratégias usadas pelas firmas que se inserem no mercado externo é se associar, se fundir ou incorporar outras empresas (casos da AMBEV, DirecTV, Sky, Americanas.com, Submarino e muitas outras).

Um projeto de internacionalização precisa considerar pontos como:

  • padrões e regulamentos;
  • questões relacionadas à internacionalização;
  • questões de diferenças culturais (políticas, econômicas, éticas, religiosas);
  • sustentabilidade social (ambiental e econômica).

Vimos o que é a internacionalização das companhias e como a gestão de projetos pode contribuir para que o negócio funcione. A Project Builder é uma empresa especializada em gestão de projetos, com reconhecimento dentro e fora do Brasil.

O software desenvolvido pela empresa permite a criação de projetos de maneira simples e estruturada. Ele oferece flexibilidade aderente ao método escolhido pelo cliente: PMBOK, Ágil, PM Canvas, Prince 2 e outros. O cliente recebe informações em tempo real sobre a produtividade do time e o desenvolvimento das atividades.

Pensa em internacionalizar os negócios? O que acha de conhecer melhor o software da Project Builder? Entre em contato com a empresa e obtenha mais detalhes!

%d blogueiros gostam disto: