Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Inovação e liderança: Conheça os Robo-bosses, o futuro da gestão de equipe

Para que sua empresa consiga alcançar os melhores resultados, tudo precisa correr bem. A tecnologia deve andar ao lado de seus processos, cuidando de minimizar os erros e simplificar rotinas, a fim de aumentar a produtividade do seu time. Investir em inovação e liderança também será fundamental para garantir o sucesso.

Gestores são responsáveis por guiar suas equipes sendo, portanto, peça fundamental na hora de inovar. Eles devem estar atentos aos padrões de mercado e prontos para decidir quando automatizar, terceirizar ou eliminar inteiramente um processo. Deles depende o resultado de um departamento inteiro, por isso a chegada de novidades como os robo-bosses é de interesse estratégico.

Conheça estes robôs e o que podem fazer pelo futuro da gestão de equipes neste artigo.

ROBO-BOSSES E SEUS BENEFÍCIOS NA GESTÃO DE EQUIPES

A Gartner, uma consultoria norte-americana especializada em decisões estratégicas, publicou em 2015 um relatório de impacto sobre as tendências que revolucionariam seu ambiente de trabalho. Ela constatou o avanço do número de postos de trabalho supervisionados por robôs. Estes chefes virtuais têm poder de decisão na carreira de pessoas reais e alteram substancialmente a dinâmica existente em termos de gestão de equipes.

Robo-bosses podem vir como software ou uma combinação entre software e hardware, capazes de gerir equipes de acordo com padrões estabelecidos. Essas normas de conformidade são informadas aos chefes robôs por meio de algoritmo e eles têm capacidade de processamento suficiente para avaliar se estão ou não sendo cumpridas.

É fácil antecipar que tipos de benefício isso pode trazer na prática para seu negócio. Através da tecnologia eles podem automatizar com muita eficiência atividades tais como:

  • Distribuir tarefas e orientar seus colaboradores a respeito delas;
  • Realizar estimativas de prazo;
  • Definir quais são os membros ideais para integrar uma equipe com base em sua performance;
  • Avaliar o custo total de um projeto.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, COMPUTAÇÃO COGNITIVA E O DESEMPENHO DO SEU NEGÓCIO

Os avanços em inteligência artificial hoje possibilitam que falemos de computação cognitiva, ou seja, aquela dotada de poder de decisão. Os softwares dos robo-bosses são capazes de processar grandes volumes de dados e analisar imparcialmente o que é benéfico ou não para sua empresa.

Tomar decisões de menos risco para seu negócio é o grande objetivo desse tipo de ferramenta, que não elimina a necessidade de gestores reais. Os robo-bosses são auxiliares dos gerentes de projeto e podem funcionar instrumentando a tomada de decisões e dando know-how suficiente para que ela esteja embasada em precisas análises de mercado ou premissas próprias.

A parte do trabalho automatizada por eles é suficiente para que os recursos humanos estratégicos de uma empresa possam investir tempo em decisões menos rotineiras, para a qual os robôs ainda não estão preparados.

A CONTRIBUIÇÃO DOS ROBO-BOSSES NA GESTÃO DA PRODUTIVIDADE

Muitas das ferramentas de produtividade que você utiliza funcionam como robo-bosses. É o caso de instrumentos de gestão que avaliam as horas de trabalho de seus colaboradores, a fim de te auxiliar a definir orçamentos com precisão, por exemplo.

As métricas obtidas são um relatório qualitativo para a tomada de decisões que a depender do sistema, pode ser automática. Esse tipo software será fundamental a partir de agora para garantir a obtenção da melhor produtividade possível.

É que os robo-bosses abrem novas possibilidades para sua organização desenvolver-se também em inovação e liderança. Implementá-los vai resultar em menores índices de erro, maiores taxas de satisfação e um aproveitamento melhor do tempo de seus colaboradores. Empresas capazes de integrar chefes-robôs em suas rotinas saem na frente dos competidores e conseguem tornar seus fluxos de trabalho mais ágeis.

Se o grande diferencial da gestão de equipes ainda é a forma como gerentes conseguem integrar seu pessoal, os robo-bosses possibilitam tornar este processo ainda mais natural. Com ferramentas colaborativas capazes de informar colaboradores de suas tarefas e orientar sua execução, a comunicação interna fica mais clara.

Por sua natureza horizontal e interatividade, ferramentas produtivas dessa natureza vão ajudar seu ambiente de trabalho a se tornar mais integrado. Feedback entre equipes e a supervisão do andamento de projetos ficam simples através dessas aplicações.

Nascidos da necessidade de melhor gerir equipes, esses robôs fazem parte da rotina de trabalho de muitas empresas, inclusive as brasileiras. Eles respondem principalmente à cobrança por agilidade e trazem imensa vantagem competitiva, já que organizam os processos da sua empresa e ajudam a reunir, em um só lugar, tudo que há de relevante sobre um projeto.

INOVAÇÃO E LIDERANÇA QUE GERAM RESULTADO

Investir em robo-bosses para auxiliar na gestão de seu pessoal é garantia de bons frutos. Para que sua empresa consiga satisfazer as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes será necessário implementar uma tecnologia capaz de controlar a qualidade e produtividade do seu negócio.

Um software de gestão inteligente oferece eficácia sobre processos, diagnóstico claro dos riscos e uma compreensão mais exata de cada projeto que sua empresa assumir. Isso significa economia de recursos e segurança na obtenção de resultados, além de um maior controle dos indicadores de desempenho relevantes para sua organização através de monitoramento e auditorias periódicas da atuação de seu time.

SINERGIA ENTRE OS MEMBROS DA SUA EQUIPE

Robo-bosses dão a gestores uma visão privilegiada de como seus projetos estão se desenrolando e antecipam a necessidade de ajustes, o que torna o trabalho da liderança mais fácil. Sua utilização contínua torna o planejamento mais simples e gera informações capazes de prever como sua equipe vai se sair no futuro.

Esse entrosamento maior com seu time, fundamentado em estatísticas reais de produtividade, será estratégico na hora de gerar orçamentos mais precisos, auferir a satisfação do cliente e determinar indicadores de performance capazes de compreender melhor suas necessidades.

Uma boa gestão evolui de maneira constante e depende de alimentar aspectos estratégicos em seu potencial. A maioria das empresas ainda conta com estruturas pesadas e não investe o suficiente em tecnologia, o que faz com que percam diversas oportunidades.

O reconhecimento da necessidade de investir em inovação e liderança é, por si só, um diferencial.  Conheça o que faz um bom líder e aprenda a ser um melhor gestor através do nosso guia de carreira.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: