Gestão de projetos P&D: as 6 melhores práticas
Gerenciamento de projetos é uma atividade específica que garante o cumprimento dos objetivos determinados pelo gestor e a satisfação dos usuários. Trata-se de um processo realizado para desenvolver soluções, aprimorar serviços ou produtos buscando melhores resultados para as empresas. Mas a gestão de projetos P&D tem suas particularidades. Ficou curioso?
Aqui, você vai descobrir as diferenças do gerenciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento e as suas especificidades. Neste artigo, vamos mostrar também como é possível ter bons resultados com a gestão de projetos P&D por meio da aplicação das melhores práticas nas etapas, verificação, validação e acompanhamento de indicadores, entre outros.
Achou o assunto interessante? Então continue a leitura e tire as suas dúvidas!
As diferenças da gestão de projetos P&D
A gestão de projetos P&D refere-se à pesquisa e desenvolvimento de novos bens que solucionam dificuldades ou permitem o aproveitamento de oportunidades. Para iniciar um projeto P&D é preciso refletir sobre o problema que será resolvido com a entrega do serviço ou produto.
Esse projeto não será como aqueles que são planejados para implantar um sistema ou construir um imóvel, pois ele apresentará um grau de incerteza relativo aos resultados a serem obtidos. Profissionais de várias especialidades são indispensáveis. Veja alguns pontos distintos:
- equipe multidisciplinar;
- instalações físicas adequadas;
- variedades de informações capturadas e analisadas;
- quantidade de parceiros envolvidos;
- gerenciamento árduo das atividades;
- duração prolongada do projeto.
Há um risco mais elevado e ele deverá ser considerado um investimento que poderá dar retorno em longo prazo. O processo de maturação é mais demorado e é somente depois de concluída essa fase que determina-se a sua aplicação e verifica-se novos riscos econômicos e comerciais. Isso ocorre por que esse tipo de projeto procura desenvolver solução tecnológica.
As especificidades da gestão de projetos P&D
Os projetos comuns são elaborados para as mais variadas áreas empresariais e públicas. Normalmente um gestor seleciona uma equipe, define as metas, estabelece o cronograma, acompanha a realização dos trabalhos, avalia o desempenho e os resultados obtidos. Porém, como você pode ver, os projetos P&D são bastante complexos, têm suas próprias especificidades e suas etapas também são diferenciadas:
- concepção da ideia ou pesquisa básica;
- avaliação de viabilidade;
- busca de financiamentos;
- aquisição ou fabricação de tecnologias;
- desenvolvimento do produto ou serviço;
- testes de laboratórios;
- plantas pilotos;
- fabricação do produto final;
- comercialização do produto no mercado.
Vale destacar que o número de projetos P&D está crescendo bastante no Brasil. As empresas dos setores de petróleo, gás e eletricidade são obrigadas a investir parte do seu faturamento neles. Por outro lado, há incentivos para órgãos de fomento e empresas que desejarem trabalhar com pesquisa e desenvolvimento em nosso país.
As melhores práticas da gestão de projetos P&D
Diante das características desafiadoras dos projetos P&D, algumas práticas de gestão podem ser aplicadas para auxiliar os gestores durante a jornada. A equipe deverá trabalhar em conjunto para que as metas sejam atingidas e os seus integrantes terão que se comunicar de maneira eficiente. Veja a seguir as principais práticas que vão ajudar na conclusão dos processos!
1. Crie uma estratégia de inovação e P&D
A estratégia de inovação aponta qual é a intenção da empresa e o que precisa ser feito para ultrapassar os limites e superar as dificuldades. Não importa qual seja o formato dela, pode ser um documento físico, um arquivo digital ou uma página da Internet. É importante que ela se torne uma crença de todos os envolvidos que vão realizar ações referentes ao projeto e suas interfaces.
Ela precisa ser única, fazer distinção entre projetos desejáveis e viáveis daqueles que ficarão para o futuro ou serão descartados. Não adianta ter uma infinidade de projetos listados para uma empresa se nenhum deles for efetivamente levado em frente. Além do mais, a equipe de P&D deve contar com colaboradores suficientes para atender aos direcionamentos ou eles se tornarão impraticáveis, ainda que os recursos sejam utilizados de modo responsável.
2. Defina um processo P&D
Depois de criar a estratégia de inovação e compartilhá-la com a sua equipe será necessário descrever os processos. Se esse detalhamento não for feito, os colaboradores vão aprender uns com os outros e perpetuar práticas que não foram registradas por profissionais experientes e com formação na área P&D. Seja paciente, resiliente e descreva o processo de maneira flexível para suportar imprevisibilidades e variações.
Com isso, você vai acelerar os projetos reduzindo o tempo para a adaptação de novos participantes da equipe e facilitando o entendimento dos pesquisadores. Os integrantes do grupo vão colaborar entre si, minimizando erros de entrega e retrabalhos. Os setores se tornarão mais independentes para resolver desvios de rotina e os gestores poderão analisar métricas internas, além de visualizar possibilidades de melhorias.
3. Incentive a colaboração interna e externa
Caso você não promova a colaboração interna em sua empresa, os testes para lançamento de produtos ou serviços podem ser encarados como um entrave para os outros departamentos. Alguns profissionais resistem às mudanças e preferem trabalhar da sua maneira, cada um para si. No entanto, sem a sinergia entre a equipe não haverá construção de conhecimentos em grupo e as competências de alguns ficarão desconhecidas.
Procure parceiros que colaborem com o objetivo do projeto e que sejam capazes de ajudar na redução de custos e do tempo para lançamento. Entre os mais indicados estão os fornecedores, consultores e usuários. Consequentemente, você conseguirá acelerar os procedimentos, compartilhar o risco das inovações, realizar convergência de tecnologias, aumentar o nível de soluções, entre outros benefícios.
4. Monte um banco de dados
Após a descrição do processo e a sua implementação, você poderá montar um banco de dados para elevar a velocidade dos lançamentos. Ele permite o rápido acesso aos projetos já executados, de modo que os gestores vão utilizá-los como base ou apoio para as novas ideias que virão. Dessa maneira, se a empresa perder um pesquisador, os projetos estarão salvos com as informações armazenadas em local seguro.
5. Utilize indicadores
Os sistemas de gestão de projetos atuais apresentam métricas e indicadores de desempenho para facilitar o trabalho dos gestores. Contudo, vale a pena averiguar os indicadores de satisfação dos usuários no P&D. Aplique uma pesquisa para verificar se a solução inovadora vai se encaixar no público-alvo, se há alcance das expectativas e performance e se ela irá resolver o problema proposto.
6. Faça a verificação e validação
Nessa etapa é preciso conferir se o serviço ou produto vai atender as necessidades dos clientes. Isso será possível com a realização de testes que vão responder se o bem vai aumentar a produtividade do seu público ou gerar o benefício pretendido. Reflita e encontre uma maneira para fazer a testagem. Peça feedback de um cliente e faça ajustes se for preciso.
Essas são as melhores práticas para a gestão de projetos P&D. Não se esqueça de analisar a quantidade de projetos que pode ser implementada simultaneamente pela sua equipe. É aconselhável que cada pesquisador trabalhe com foco em um projeto por vez, pois há uma curva de aprendizagem do time a ser considerada.
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