Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Gestão da Informação

Gestão da informação e sua importância para a tomada de decisão

Hoje em dia, muito ouvimos falar em gestão: ela se relaciona às empresas e aos diversos setores que atuam dentro de instituições. Mas e a gestão de informação? Seria ela igualmente importante para que tudo flua de forma harmoniosa e eficiente?

Com o passar do tempo, a informação tornou-se uma ferramenta essencial para a gestão de qualquer companhia. É por meio dela que novas possibilidades de investimento são descobertas, ações são planejadas e procedimentos são implantados.

Qualquer uma dessas atitudes depende de informações para ser tomada. É por isso que costumamos dizer que uma gestão de informação mal organizada pode fazer com que a empresa perca grandes chances de crescimento ou, pior ainda, acabe tendo prejuízos.

Não podemos contar apenas com a memória: dados não registrados podem acabar perdidos e, no futuro, os administradores terão a impressão de que “alguma coisa não se encaixa”. E como tomar decisões quando existem dúvidas? A possibilidade de erro fica muito maior nesse caso.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira abaixo algumas das principais vantagens de fazer uma boa gestão de informações.

Visão geral sobre a gestão da informação

Quando precisamos tomar uma decisão em termos de mercado, não analisamos a economia, a política e a sazonalidade? Pois bem, as informações dentro da empresa têm basicamente a mesma função.

Lembre-se de que, se o mercado é o ambiente no qual trabalhamos, a empresa seria uma representação desse espaço em proporções menores. Se uma decisão no mercado depende da análise de fatores inerentes a ele, uma decisão na empresa também deve se basear em informações sobre seus diversos setores e equipes.

Não dá para viver encerrado em seu próprio departamento. Qualquer decisão envolve a empresa como um todo. E como obter informações de outros setores da empresa se a gestão de informação é falha?  Uma boa gestão de informação garante que os dados importantes ficarão disponíveis para os gestores de cada setor. Assim eles podem desenvolver uma visão geral da empresa.

Diminuição da margem de erro

Lembre-se de que uma empresa é gerida por humanos e, portanto, sempre existe o risco de erros. Nenhum de nós é capaz de acertar o tempo todo. Nesse sentido, contornar possíveis falhas é uma situação para a qual todos os profissionais devem estar preparados.

É normal que, diante da necessidade de tomar uma decisão, o profissional se sinta um pouco apreensivo pela possibilidade de errar. No entanto, existem meios para minimizar essa possibilidade.

Um deles é a boa gestão de informações. Decisões em uma empresa devem se basear na consulta de dados concretos e na sua devida mensuração.

Com informações corretas à mão, as chances de tomar decisões certas serão muito maiores, evitando uma série de transtornos, tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

Simulações de cenários possíveis

Sob a posse de dados concretos, é possível fazer algumas simulações de quais seriam os resultados se determinadas ações fossem tomadas. É claro que se trata apenas de uma suposição, afinal, não é possível antever claramente as consequências de cada decisão.

Entretanto, eles ajudam muito na hora de escolher por qual caminho seguir. Embora não seja possível chegar a uma conclusão definitiva sobre os resultados, a simulação oferece pelo menos uma ideia aproximada do que ocorrerá após a tomada de determinada atitude.

Quando a empresa tem uma boa gestão de informações, fica fácil empregar os dados disponíveis nessas análises e, consequentemente, chegar o mais próximo possível de quais seriam os reais resultados.

Gestores conseguem tomar decisões com maior segurança quando têm acesso a essa importante ferramenta de monitoramento.

Bases sólidas para o crescimento

Talvez até seja possível que uma empresa viva evitando a tomada de decisões mais sérias, mas isso significaria uma trajetória fadada a estagnação. É a tomada de decisão que faz com que uma companhia alcance patamares cada vez mais altos.

Uma empresa que não arrisca, por medo de tomar decisões erradas, realmente não vai errar, mas pode acabar perdendo chances de tornar-se mais presente e influente no mercado. Será que vale a pena perder a possibilidade do acerto devido ao medo do erro?

Quando não há informações nas quais se basear, a possibilidade de erro pode acabar se igualando à de acerto. Assim, tomar qualquer ação é quase sinônimo de entrar em uma roleta russa.

Os dados concretos fornecem uma segurança a mais para que o gestor tenha maiores possibilidades de acerto que de erro e, assim, tome decisões que serão fundamentais para o crescimento da empresa. É dessa forma que uma companhia se desenvolve: por meio da tomada de decisões.

Segurança na tomada de decisão

O que você faria se não soubesse ao certo de onde veio, quais vacinas tomou e se tem alergia a algum medicamento? Você viveria sob o risco de contrair alguma doença ou ter uma reação alérgica após medicação, concorda?

Assim acontece com as informações de uma empresa: elas são importantes para que se tenha um histórico do que já deu certo e o que não trouxe boas consequências para a instituição.

Quando essas informações não estão disponíveis, os riscos de repetir erros do passado é grande e parece que a gestão “nunca sai do lugar”. Se você já sabe que determinada ação não trouxe os resultados esperados, você nem perderá tempo tentando implantá-la e já partirá logo para o estudo de outra possibilidade.

Essa também é uma importante vantagem da boa gestão de informação. Quando se tem o registro das oscilações e de tudo o que já foi feito pela empresa, fica mais fácil não persistir em ações que “nunca deram certo”. Elas provavelmente continuariam dando errado.

O melhor, nesses casos, é buscar outras alternativas. Mas saber se elas não foram testadas depende exclusivamente da disponibilidade das informações.

Entendeu por que a gestão da informação é tão importante para o sucesso de uma companhia? Percebeu como ela é fator determinante na hora de tomar as decisões que trarão os melhores resultados? Trata-se de um processo capaz de melhorar o trabalho de todos na instituição e o papel que ela representa no mercado.

Se você gostou do post e quer descobrir como a gestão da informação pode melhorar a produtividade da sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas melhores soluções em gestão.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: